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Saúde intestinal: qual a sua importância?

A saúde intestinal é importante para o bom funcionamento de todo nosso organismo, tanto que o intestino é considerado nosso segundo cérebro com funções importantes para nosso sistema imune.

Muito se fala que para ter uma vida saudável é importante cuidar da saúde e do bom funcionamento do corpo, com uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios. Neste sentido você sabia que a saúde intestinal influencia em tudo isso?

Nosso corpo é uma máquina que funciona perfeitamente bem, quando tudo está ajustado, contudo pequenos desajustes causam grandes problemas, principalmente se for no seu intestino.

O bom funcionamento do intestino garante o fortalecimento do sistema imunológico e a produção de aproximadamente 90% de toda a serotonina do corpo, o hormônio responsável pelo humor.

Estudos recentes (4), comprovam que a saúde intestinal tem relação com o diabetes tipo 2, existe uma relação entre o conteúdo da dieta, a saúde da microbiota intestinal e o controle de doenças crônicas como o diabetes.

Vamos ver isso mais de perto!

A microbiota e a saúde intestinal

A saúde do intestino está no que chamamos de microbiota ou flora intestinal, milhões de microorganismos vivos, que habitam o nosso trato digestivo, formada especialmente por bactérias.

Estas bactérias ajudam a absorver os nutrientes, combater a diarreia, regular a produção de insulina, melhorar a digestão e fortalecer o sistema imunológico, com inúmeros benefícios para o organismo.

Uma microbiota intestinal saudável é aquela que tem uma maior diversidade desses micro-organismos.

Modelo Gastrointestinal para entender a Saúde do intestino

Quando ela está em desequilíbrio, a absorção de nutrientes fica prejudicada, e o corpo todo se ressente. Isso pode aumentar o número de bactérias ruins, que se não tratadas podem gerar sintomas como dificuldade de ir ao banheiro, sensação de inchaço, gases, arrotos e desconfortos em geral.

Quando nossa microbiota está com deficiência destes aminoácidos, vitaminas e minerais a produção de colágeno diminui, o reparo e renovação dos tecidos ficam comprometidos, e o sistema imunológico enfraquecido.

Hábitos que afetam a saúde do seu intestino

O que pode mudar a nossa flora intestinal?

As escolhas feitas e o seu estilo de vida têm enorme impacto no intestino.

O consumo exagerado de alimentos processados, industrializados, carboidratos simples, gorduras saturadas, sal e açúcar alteram de forma significativa a composição da flora intestinal.

Ainda o fumo, estresse, depressão, uso excessivo de antibióticos e até mudança na localização geográfica podem causar a diminuição do número de bactérias boas no intestino, causando o aumento das bactérias patogênicas, aquelas que conseguem provocar doenças.

Sendo assim, a alimentação e os hábitos diários têm influência direta no bom e no mau funcionamento do nosso intestino.

Leia também: Cinco alimentos para acabar com a constipação intestinal

Como promover a saúde intestinal?

Procure manter uma alimentação saudável com baixo consumo de alimentos ultraprocessados.

Para manter a saúde do intestino é fundamental uma dieta saudável e equilibrada.

Invista nos vegetais, tais como alho, aveia, banana, cebola, tomate, entre outros. As frutas, verduras, legumes e grãos integrais ofertam componentes antioxidantes e anti-inflamatórios. 

  • Consuma alimentos ricos em fibras, como cereais integrais, feijões, frutas, verduras e legumes. Alimentos ricos em fibras prebióticas, como chicória, alho, cebola, tomate, chuchu, biomassa de banana-verde, entre outros, todos ajudam a nutrir as bactérias boas do intestino.
  • Alimentos Probióticos, são os alimentos fermentados como iogurtes, coalhada, KEFIR, kombuchá, entre outros, que possuem bactérias benéficas e ajudam no equilíbrio da microbiota intestinal.
  • Beba água e mantenha boa hidratação, pois a água facilita o trânsito das fezes até o intestino e ajuda a manter regulares os movimentos intestinais.
  • Prefira alimentos que sejam fontes de gorduras saudáveis, como azeite de oliva, castanhas, abacate, peixes e outros.
  • Evite o consumo abusivo de álcool;
  • Pratique exercícios regularmente, pois a atividade física também ajuda a estabelecer os movimentos intestinais regulares, visto que apresenta efeito benéfico sobre o equilíbrio do intestino.

Leia também: Você conhece o KEFIR e suas propriedades “mágicas”?

Outros fatores além da alimentação, como gerenciamento do estresse e higiene do sono também beneficiam a saúde intestinal.

Assim, manter o intestino saudável é manter o equilíbrio entre as bactérias ali existentes, favorecendo a absorção de nutrientes e promovendo benefícios à saúde.

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Até mais!

Fontes de Estudos:
Microbiota: implicações na imunidade e no metabolismo (https://bdigital.ufp.pt/handle/10284/4516)
Disbiosis intestinal; Enteropatias/microbiologia. Mucosa intestinal/ microbiologia. Nutrição.  (https://www.portaldenutricao.com/wp-content/uploads/2019/12/artigo-de-revisao-disbiose-intestinal.pdf)
A interação entre a microbiota intestinal e o sistema imunológico; Yuk Lei , Lekha Nair , Maria Luísa Alegre (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25481240)
(4) Uma dieta pobre em carboidratos…( https://www.mdpi.com/2072-6643/12/10/3036 )

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