Chá orgânico: o que é e quais seus benefícios.

Todos sabem que existem muitas categorias de chás. Mas sabe que existe uma categoria chamada chás orgânicos? E qual a diferença do chá orgânico para o chá convencional?

Assim, para compreender melhor as diferenças, vamos explicar primeiro que o chá orgânico e os chás convencionais possuem as mesmas propriedades. A diferença está na forma de cultivo e metodologias utilizadas desde o plantio até a colheita deste chá.

O que é um chá orgânico?

Um chá para ser orgânico, tem que ser cultivado sem contaminantes ou agrotóxicos, fazer uso saudável do solo, água e do ar para reduzir ao mínimo a contaminação e desperdícios desses elementos, fazendo ainda o uso de boas práticas de manuseio em todas as etapas de produção do chá, que vão do cultivo até chegar ao consumidor. Leia mais detalhes aqui no Site da Agricultura.

O mais importante é que para ser considerado chá orgânico um dos principais requisitos é: não usar agrotóxicos ou produtos que contenham fórmulas químicas.

Sendo assim, um chá orgânico não utiliza inseticidas ou herbicidas, durante o seu processo de produção.

Como reconhecer um chá orgânico?

Para isso olhamos a embalagem do produto! 

As embalagens de produtos orgânicos vendidos em estabelecimentos comerciais devem ser identificados pelo selo SisOrg. O uso do selo atesta que o produto atende a legislação brasileira para produção orgânica.

Selo para chá orgânico, conforme a legislação Brasileira.
Selo para produtos orgânicos do Brasil

Porque consumir orgânicos?

Uma das principais vantagens quando optamos por consumir um chá orgânico é que estamos colaborando com a responsabilidade de cuidar do nosso meio ambiente.

Quem conduz a complexa elaboração do chá orgânico têm como base, os princípios da agricultura ancestral, feita conforme o cultivo realizado há milhares de anos.

A agricultura orgânica é voltada para os cuidados com à terra, ficando restrita pelo crescimento natural das plantas, seguindo os princípios da biodiversidade e do equilíbrio dos recursos naturais disponíveis, usando de maneira racional e sustentável.

O consumo de chá é um dos costumes mais antigos, através dele podemos usar as ervas e suas propriedades para tratamento de doenças e sintomas diversos.

Saiba como incluir os chás orgânicos em sua rotina de saúde e os benefícios que podem trazer ao consumi-los.

Uma xícara de chá orgânico no final do dia.
Um bom chá no final do dia, nada melhor!

1. Precisando de calmaria

Uma rotina estressante pode afetar a sua saúde. Muitos chás auxiliam diretamente nos níveis de cortisol na corrente sanguínea, ajudando no relaxamento da mente. 

Chás recomendados: Camomila, Melissa, Maracujá, Capim-limão, Alecrim e Valeriana

2. Melhorar a qualidade do sono

A insônia é um problema que afeta muitas pessoas.

A perda da qualidade do sono influencia no seu humor, aumentando o estresse e outros problemas de saúde. Para quebrar este ciclo, existem alguns chás que podem auxiliar.

Chás recomendados: Camomila, erva-cidreira ou melissa, erva-doce e passiflora. 

3. Ajudar a desintoxicar o organismo

Os chás podem ser um grande aliado para desintoxicar nosso organismo, para tanto precisamos consumir chás antioxidantes e combe os radicais livres. 

Chás recomendados: Chá verde, Chá preto, canela, cravo, boldo, gengibre, hibiscos, gengibre com limão entre outros.

5. Uma ajudinha para controlar a pressão arterial

Os cuidados com a pressão arterial é um assunto delicado, mas alguns chás podem ajudar principalmente quando o problema é a hipertensão, um problema que causa prejuízos sérios ao organismo.

Chás recomendados: Hibisco, limão, mirtilo, mangaba, cavalinha e valeriana.

Uma xícara de chá orgânico de hibisco.
Chá orgânico de Hibisco

Benefícios do chá orgânico

Se você assim como eu, é adepto a uma xícara de chá, vem comigo que vou te mostrar os benefícios de alguns sabores orgânicos.

Limão: O limão aumenta a imunidade, melhora a digestão, ajuda a prevenir derrames, aumenta a absorção do ferro, da imunidade e faz bem para a pele.

Gengibre: É um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal!

O gengibre fortalece a imunidade, ação antioxidante, anti-inflamatório, ação detox, diurética e termogênica

Maracujá: O maracujá melhora a digestão, regula a pressão sanguínea, dá suporte ao sistema imunológico, ajuda a manter o bom humor.

Erva-doce: A erva-doce possui propriedades alcalizantes que ajudam a controlar resfriados, distúrbios da menopausa, inflamações, gases, problemas digestivos e diuréticos. 

Hibisco: O chá de hibisco diminui a pressão arterial, auxilia no controle do colesterol, melhora a saúde do fígado e auxilia para eliminar a retenção de líquidos.

Onde comprar o chá orgânico?

Se você gostou e quer comprar estes e outros sabores, veja em nossa loja virtual clicando aqui.

Então visite nossa loja virtual, temos muitos sabores maravilhosos de chás orgânicos para te mostrar.

Até mais

Conte-nos o que achou desta matéria.