A importância da Rotina diária Ayurveda

A Ayurveda é uma ciência vindo do Oriente, é o sistema medicinal mais antigo da humanidade, que vem ganhando forças ao redor do mundo, a rotina diária ayurveda apresenta diversos benefícios para nossa saúde!

Além de um sistema medicinal, a Ayurveda também é um estilo de vida saudável, que propõem rotinas diárias que promovem a saúde do corpo, mente e espírito.

Podemos nos inspirar em práticas diárias bem simples, para começar a sentir os benefícios que a Ayurveda pode nos proporcionar em todos os níveis, físico, mental e emocional.

Sabia que mesmo sem planejar, todos temos uma rotina ao acordar? Muitas vezes fica em torno de tomar um café e correr para o trabalho, uma vida agitada e cheia de compromissos.

Quem sabe dar uma pausa, planejando uma rotina que lhe traga mais saúde, energia e bem-estar, para começar o seu dia!

A Ayurveda recomenda criar hábitos promotores da saúde, que melhorarão o seu estado físico e mental. Vamos conhecer?

  1. Manutenção de uma higiene adequada
  2. Promover clareza nos órgãos dos sentidos
  3. Aumentar força e vitalidade no corpo físico
  4. Otimizar a saúde física e mental
  5. Promover envelhecimento saudável e longevidade
  6. Manutenção de paz e harmonia na mente
  7. Auxiliar nos processos de introspecção e autoconhecimento

Vejamos como colocar em prática!

UMA ROTINA PARA A MANHÃ

1 – O ACORDAR:

Você já ouviu a expressão: “Deus ajuda quem cedo madruga.” Pois é, ela cabe bem neste ensinamento. Devemos acordar cedo, antes do nascer do sol. Em um organismo com uma rotina saudável, neste horário, acordará com fome.

2 – PURIFICAR O CORPO:

Tome um banho ou lave bem o rosto. A água limpa nossos corpos de tudo o que passamos durante a noite.

3 – O EVACUAR:

Devemos ir ao banheiro pela manhã, ao acordar. Sair de casa sem evacuar pode causar um processo de constipação. Uma dica importante para este processo é beber em jejum um copo de água, pode ser morno ou em temperatura ambiente, isso auxiliará o seu intestino para trabalhar adequadamente.

4 – ESCOVAR os DENTES:

A escovação deve acontecer principalmente pela manhã, em movimentos suaves sem causar abrasão nas gengivas.

5 – RASPAR A LÍNGUA:

Apesar de ser novidade para muitos, a raspagem da língua promove a limpeza e remoção da saburra. Esta camada branca que fica sobre a língua, chamada saburra, são toxinas que não foram digeridas pelo organismo, provocam mau hálito, nublam os sentidos e se não removidas serão ingeridas novamente ao fazer a sua refeição. Conheça um raspador de língua clicando aqui..

6 – LIMPE AS NARINAS:

Pode realizar a limpeza das narinas com água morna e sal (soro fisiológico), depois pingue 1 gota em cada narina de ghee ou óleo de gergelim. Este processo auxilia a pele, melhora a voz, clareiam os órgãos dos sentidos e, “pasmem” também beneficiam aos cabelos.

7 – ÓLEO NA BOCA:

Colocar óleo de coco ou gergelim em quantidade suficiente para preencher a cavidade oral, permanecer com o óleo na boca, até começar a lacrimejar. Isso fortalece a boca, alivia secura, promovendo saúde as gengivas e inibindo o mau hálito.

8 – ALONGUE-SE:

Alongar-se, praticar yoga ou outra atividade física simples, por cerca de 10 minutos são suficientes para ativar os canais energéticos e melhorar a circulação da energia vital, promovendo um dia muito mais produtivo.

9 – MEDITAÇÃO OU ORAÇÃO:

Fazer alguns instantes de silêncio, melhor momento para mediar ou orar. Este ato se torna a sua principal fonte de energia e vigor, sendo um grande instrumento para sua saúde física e mental.

10 – O CAFÉ DA MANHÃ

O café da manhã é uma refeição que vai dar o tom do nosso dia a dia, que tal investir em alimentos que vão nutrir nosso corpo, mente e espírito? Ou seja, que tal preparar um café com ingredientes naturais, frescos e integrais, preferencialmente orgânicos.

UMA ROTINA PARA A NOITE

1 – DESACELERE:

A noite desacelere, depois de um dia agitado melhor ir acalmando, evitar o uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir, pelo menos 1h antes de deitar.

2 – JANTAR LEVE:

Faça uma refeição leve, de preferência 1hora antes de deitar-se no mínimo. Nada em excesso!

3 – RELAXE

O processo para adormecer passa por um momento de relaxamento, ler um livro ou ouvir uma boa música, que acalme é o ideal.

4 – HIGIENE

Tomar um bom banho, escovar os dentes com raspagem da língua e usar roupas limpas para dormir. É um afago na alma.

5 – ÓLEO RELAXANTE

Esfregue algumas gotas de óleo de gergelim, óleo essencial de lavanda ou outro óleo relaxante de sua preferência na sola dos pés e na região do plexo/umbigo.

6 – DURMA NO ESCURO

Escureça seu quarto o máximo que puder, dormir no escuro total induz a um sono mais profundo e restaurador. Desligue todos os aparelhos e pequenas luzes do quarto.

7 – EXERCITE SUA MEMÓRIA

Faça uma retrospectiva do seu dia, lembrando-se do momento em que você se deitou até o momento que você acordou, na ordem inversa dos acontecimentos.

Iniciar novas práticas não é nada fácil, mas estas dicas podem ser implementadas de forma gradual, podendo iniciar pelas práticas da manhã e depois incluir as rotinas noturnas.

Mas algo é certo, estas práticas podem tornar a sua vida mais saudável, menos estressante e com muito mais energia!

Faça e depois nos conte como está sendo esta experiência para você!

Até mais!

Conte-nos o que achou desta matéria.