Canela do Ceilão, saiba mais sobre essa especiaria.

A canela é um ótimo aliado para sua saúde cardíaca e controle do açúcar no sangue.

Você sabia que tudo que precisamos para nossa saúde encontramos na natureza?

Quando você prepara uma refeição, um café da manhã, um suco ou até mesmo um doce para saborear a tarde, pensa no que este alimento estará contribuindo para sua saúde e da sua família? 

Pois saiba que até o mais simples tempero, tem uma finalidade e uma ação sobre seu organismo. 

Hoje quero lhe contar sobre a canela, aquele pozinho que é muito usado na culinária em doces, tortas e chocolates.

E quem já não tomou aquele café cremoso com canela! Hummm! Uma delícia!

Saiba mais sobre a história da Canela.

canela é uma especiaria muito antiga, conhecida dos chineses desde 2.500 anos a.C. era tão importante que valia mais que o ouro. 

Para o povo egípcio era considerada mercadoria preciosa digna de ser usada para agradar aos deuses, com seu aroma marcante, a canela também era usada pelas rainhas do Egito em seus perfumes.  

Considerado símbolo da sabedoria, a Canela era usada na antiguidade pelos gregos, romanos e hebreus para aromatizar o vinho, enquanto na Índia e na China era utilizada para fins religiosos. 

Séculos mais tarde, os portugueses durante a descoberta do caminho das Índias, chegaram ao Ceilão (atual Sri Lanka), onde se depararam com a casca de uma caneleira, que chamaram de Canela do Ceilão, a partir daí essa especiaria foi ganhando territórios, sendo levada pelas embarcações e povos da época de um lugar ao outro. 

Com o tempo Portugal conseguiu desenvolver a técnica de plantação e cultivo da canela, ainda que jamais tenha sido tão bom quanto os nativos do Sri Lanka na arte de cultivar a caneleira.

Por causa disto, o Sri Lanka ainda detém o título de maior produtor da especiaria em todo o mundo, com muita qualidade em sua produção.

Mas afinal, por que a Canela do Ceilão foi tão cobiçada e quais propriedades curativas ela contém? 

Pé de Canela do Ceilão (Sri Lanka) 

A canela é obtida por meio do tronco da caneleira, uma árvore que tem seus galhos secos separados de suas “cascas” de cor marrom-avermelhadas, muito perfumadas.

A canela (Cinnamomum zeylanicum)
Canela do Ceilão, colhida e pronta para consumo.

Canela do Ceilão ou Canela Védica é uma especiaria de aroma inconfundível com um sabor picante e adocicado, possuí propriedades antibacteriana, antifúngica, antioxidante e hipoglicemiantes, promovendo grande bem estar ao organismo humano. 

Dentre as variadas espécies de canela existentes, a considerada “verdadeira” é a originária do Ceilão, hoje Sri Lanka.

É uma espécie mais difícil de ser encontrada comercialmente, por isso mais valiosa. 

Utilizada da culinária a produtos farmacêuticos, a Canela do Ceilão além de promover benefícios para a nossa saúde aguça o paladar com um sabor único. 

Aqui no Brasil, temos dois tipos de canela: 

  • Canela-da-China nome científico Cinnamomum Cássiapossui odor característico, seu sabor é mais amargo e não tão sutil. 
  • Canela-do-Ceilão nome científico Cinnamomum zeylanicum ou Verum, possui um aroma característico de aldeído sendo assim muito mais aromática, tem um sabor adocicado e picante muito sutil, possui uma casca mais macia e alto teor de polifenóis e flavonoides em sua composição. 

A canela que mais utilizamos no dia-a-dia é a Canela da China ou Cássia é a mais popular, encontrada em supermercados e lojas afins, se popularizou por ser uma árvore de fácil cultivo tornando-se assim mais barata, mas seus benefícios para a saúde são de menor impacto.   

canela do Ceilão requer um cultivo com solo apropriado e mais cuidados, destaca-se pelas suas propriedades e múltiplos benefícios a nossa saúde. É uma canela que ainda hoje é produzida no Sri Lanka e importada para todos os países, passando por um processo de cultivo consciente e sustentável. 

Principais benefícios do consumo da Canela do Ceilão 

  • Age como regulador dos níveis do açúcar no sangue; 

  • Atuante no controle e redução do colesterol no organismo; 

  • Tem grande propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e prevenindo o envelhecimento precoce; 

  • Contribui com a saúde cardíaca, eliminando os principais fatores de riscos cardiovasculares, colesterol, triglicérides e pressão arterial. 

  • Combate infecções e viroses, devido a ação antibacteriana e antifúngica naturais, fortalecendo o sistema imunológico. 

Depois de descobrir as propriedades da Canela do Ceilão, você deve ter ficado ansiosa para experimentar essa especiaria tão antiga e benéfica a sua saúde, não é? 

Canela do Ceilão pode agregar mais saúde e bem estar no seu dia-a-dia e de sua família. 

Pode ser utilizada na culinária em várias receitas, vai bem do doce ao salgado, dando um toque especial aos pratos.  

Quem sabe fazer um bolo para o final de semana, preparar aquele arroz-de-leite com um toque de canela, ou aproveitar este friozinho que vem chegando e fazer um chocolate quente com Canela do Ceilão, isso é degustar um sabor único agregando saúde ao seu momento especial! 

Então venha saber mais em nosso site NaturalmenteZen e levar para casa essa relíquia da natureza Canela do Ceilão

Compartilhe esta matéria com seus amigos e vamos distribuir esta informação por ai!!

Até mais!

2 comentários sobre “Canela do Ceilão, saiba mais sobre essa especiaria.

Conte-nos o que achou desta matéria.