A canela é um ótimo aliado para sua saúde cardíaca e controle do açúcar no sangue.
Você sabia que tudo que precisamos para nossa saúde encontramos na natureza?
Quando você prepara uma refeição, um café da manhã, um suco ou até mesmo um doce para saborear a tarde, pensa no que este alimento estará contribuindo para sua saúde e da sua família?
Pois saiba que até o mais simples tempero, tem uma finalidade e uma ação sobre seu organismo.
Hoje, gostaria de falar sobre a canela, um pó amplamente utilizado na culinária em doces, tortas e chocolates. Além disso, quem nunca desfrutou de um café cremoso com canela? Hummm! Simplesmente delicioso!
Saiba mais sobre a história da Canela.
A canela é uma especiaria muito antiga, conhecida dos chineses desde 2.500 anos a.C. era tão importante que valia mais que o ouro.
O povo egípcio considerava a canela uma mercadoria preciosa e digna de ser utilizada para agradar aos deuses. Além disso, as rainhas do Egito usavam a canela em seus perfumes, aproveitando o seu aroma marcante.
Na antiguidade, os gregos, romanos e hebreus utilizavam a canela para aromatizar o vinho, considerando-a um símbolo de sabedoria. Além disso, na Índia e na China, empregava-se a canela para fins religiosos.
Séculos mais tarde, os portugueses durante a descoberta do caminho das Índias, chegaram ao Ceilão (atual Sri Lanka), onde se depararam com a casca de uma caneleira, que chamaram de Canela do Ceilão, a partir daí essa especiaria foi ganhando territórios, sendo levada pelas embarcações e povos da época de um lugar ao outro.
Com o tempo, Portugal desenvolveu a técnica de plantio e cultivo da canela, embora nunca tenha sido tão habilidoso quanto os nativos do Sri Lanka na arte de cultivar a caneleira.
Por causa disto, o Sri Lanka ainda detém o título de maior produtor da especiaria em todo o mundo, com muita qualidade em sua produção.
Mas afinal, por que a Canela do Ceilão foi tão cobiçada e quais propriedades curativas ela contém?
Propriedades curativas da Canela do Ceilão
Extraímos a canela do tronco da caneleira, formando as “cascas” de cor marrom-avermelhada, que possuem um aroma muito perfumado. Uma vez secas, as cascas estão prontas para o consumo.
A Canela do Ceilão ou Canela Védica é uma especiaria de aroma inconfundível com um sabor picante e adocicado, possuí propriedades antibacteriana, antifúngica, antioxidante e hipoglicemiantes, promovendo grande bem-estar ao organismo humano.
Dentre as variadas espécies de canela existentes, a considerada “verdadeira” é a originária do Ceilão, hoje Sri Lanka.
É a espécie comercialmente mais difícil de encontrar, o que a torna ainda mais valiosa.
Utilizada da culinária a produtos farmacêuticos, a Canela do Ceilão além de promover benefícios para a nossa saúde aguça o paladar com um sabor único.
Quais tipos de canela existem
Aqui no Brasil, temos dois tipos de canela:
- Canela-da-China nome científico Cinnamomum Cássia, possui odor característico, seu sabor é mais amargo e não tão sutil.
- Canela-do-Ceilão nome científico Cinnamomum zeylanicum ou Verum, possui um aroma característico de aldeído sendo assim muito mais aromática, tem um sabor adocicado e picante muito sutil, possui uma casca mais macia e alto teor de polifenóis e flavonoides em sua composição.
A canela que mais utilizamos no dia-a-dia é a Canela da China ou Cássia é a mais popular, encontrada em supermercados e lojas afins, se popularizou por ser uma árvore de fácil cultivo tornando-se assim mais barata, mas seus benefícios para a saúde são de menor impacto.
A canela do Ceilão destaca-se por suas propriedades e múltiplos benefícios à saúde. Sendo necessário cultivá-la em um solo apropriado e com cuidados especiais. É interessante notar que até hoje, o Sri Lanka continua produzindo essa variedade de canela e exportando para diversos países. O processo de cultivo é realizado de forma consciente e sustentável, o que garante a qualidade e preservação dessa especiaria tão valorizada. Em resumo, a canela do Ceilão se destaca não apenas pelo seu sabor e aroma únicos, mas também pela forma responsável como é cultivada e disponibilizada ao mundo.
Principais benefícios do consumo da Canela do Ceilão
- Age como regulador dos níveis do açúcar no sangue;
- Atuante no controle e redução do colesterol no organismo;
- Tem grande propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e prevenindo o envelhecimento precoce;
- Contribui com a saúde cardíaca, eliminando os principais fatores de riscos cardiovasculares, colesterol, triglicérides e pressão arterial.
- Combate infecções e viroses, devido à ação antibacteriana e antifúngica naturais, fortalecendo o sistema imunológico.
Leia também: Canela do Ceilão: Diminua os riscos da diabetes com um tratamento natural
Após descobrir as propriedades da Canela do Ceilão, você deve ter ficado ansiosa para experimentar essa especiaria tão antiga e benéfica a sua saúde, não é?
A Canela do Ceilão pode agregar mais saúde e bem-estar no seu dia-a-dia e de sua família.
Você pode utilizar essa canela na culinária em várias receitas, ela combina perfeitamente tanto com pratos doces quanto salgados, conferindo um toque especial aos pratos.
Quem sabe fazer um bolo para o final de semana, preparar aquele arroz-de-leite com um toque de canela, ou aproveitar este friozinho que vem chegando e fazer um chocolate quente com Canela do Ceilão, isso é degustar um sabor único agregando saúde ao seu momento especial!
Então venha saber mais em nosso site NaturalmenteZen e levar para casa essa relíquia da natureza Canela do Ceilão.
Compartilhe esta matéria com seus amigos e vamos distribuir esta informação por aí!!
Até mais!

