OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA CÚRCUMA PARA A SAÚDE

Com poderosas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antibacterianas, a cúrcuma é um importante complemento natural para a saúde.

Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais ocupadas, esquecem que a saúde do corpo começa pela ingestão de alimentos saudáveis. Conheça os principais benefícios da Cúrcuma para sua saúde.

Entender dos alimentos, suas propriedades e seus benefícios pode trazer mais saúde e longevidade para nossas vidas!

Conheça a cúrcuma e a piperina, uma especiaria usada na culinária do mundo inteiro, agregando sabor e saúde aos pratos!

A CÚRCUMA é uma planta herbácea, seu nome científico é Curcuma Longa, conhecida por diversos nomes como açafrão-da-terra, açafrão-da-índia, gengibre amarelo, raíz-de-sol ou ainda Turmérico.

Esta planta tem seu uso registrado a mais de 4 mil anos, usada pelos indianos e indonésios, é uma planta nativa da Índia e do sudeste da Ásia. A cúrcuma ficou conhecida como especiaria e espalhou-se, com a ajuda dos mercadores árabes. Porém só chegou no Brasil na década de 1980 e hoje é cultivada em diversas regiões brasileiras.

A Cúrcuma é da família dos Zingiberaceae, sua planta mede entre 120cm a 150cm, possuí lindas flores brancas, similares a uma bromélia, porém a parte utilizada para extrair a cúrcuma ou açafrão-da-terra é a raiz, que é limpa, seca e moída; forma como geralmente a encontramos em lojas especializadas. A cúrcuma é prima de outra raiz muito conhecida o Gengibre, mas com sabores distintos.

Uma variedade de flor de açafrão encontrada em Maharashtra, Índia.

Assim como o gengibre, a cúrcuma tem um sabor picante e possui um aroma agradável, sua raiz é um alimento altamente energético. A cúrcuma possui um pigmento chamado curcumina, que é o responsável pela cor alaranjada da raiz. Por este fator, a raiz é muito utilizada como corante alimentício, em mostardas, macarrões, entre outros.

A utilidade desta especiaria na culinária é bem abrangente, usada para molhos, carnes, peixes, sopas, massas ou simplesmente para dar cor e sabor ao arroz do dia-a-dia.

Seja como for, solte a imaginação e aproveite seus benefícios!

Qual a diferença entre Açafrão Verdadeiro e o Açafrãodaterra?

O açafrão verdadeiro é muitas vezes confundido com a cúrcuma, que por sua vez se chama açafrão-da-terra, ambos bastante utilizados na culinária e na medicina popular, porém são diferentes.

Veja abaixo:

CúrcumaAçafrão Verdadeiro
EspécieCurcuma LongaCrocus Sativus
FamíliaZingiberaceaeIridaceae
OrigemÁsiaÁsia
Dimensões da plantaEntre 120 cm a 150 cmEntre 10 cm a 25 cm
Constituição da especiariaRizomas desidratados e moídosEstigmas desidratados das flores, inteiros ou moídos.

Açafrão Verdadeiro (Crocus Sativus)
Estigmas desidratados das flores inteiros.

A PIPERINA é um alcaloide natural extraído da pimenta-do-reino ou pimenta-preta, e contribui com suas qualidades benéficas à saúde e seu sabor picante.

A piperina (Piper Nigrum) é extraída da Pimenta-do-reino

A piperina ou Piper Nigrum como é conhecida cientificamente, é considerada um antioxidante que ajuda a diminuir o risco de doenças crônicas como aterosclerose, doenças cardiovasculares e condições neurológicas. Outro benefício é aumentar os nutrientes absorvidos pela corrente sanguínea.

Um exemplo de sua eficácia é a ingestão da cúrcuma com piperina intensificar a absorção da curcumina em 2.000% em nosso organismo.

A cúrcuma é muito tradicional na culinária indiana e asiática, mas seus benefícios não se aplicam apenas na culinária.

A curcumina tem sido muito estudada por suas ações bioativas, seu uso medicinal tem sido muito comum na medicina ayurvédica (Sistema medicinal característico da Índia Antiga).

QUAIS AS PROPRIEDADES DA CÚRCUMA

A cúrcuma (açafrão-da-terra) possui várias propriedades, vamos destacar algumas: as propriedades digestivas, propriedades inibidoras de gases intestinais, propriedades cardiovasculares, ação anti-inflamatória, cicatrizante, antialérgico, antimicrobiano e antioxidante.

A piperina possui propriedades semelhantes, tais como: anti-inflamatória, melhora do metabolismo, absorção de suplementos e nutrientes, saúde intestinal e fortalecimento do sistema imunológico, entre outros.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA CÚRCUMA com PIPERINA

A cúrcuma é um dos suplementos nutricionais mais completo, vários estudos demonstram os seus benefícios tanto para o corpo e quanto para o cérebro.

Ao consumir um produto de cúrcuma com piperina, teremos o melhor das plantas medicinais.

1 – Melhora a digestão e a saúde do intestino

Estimula o ácido clorídrico no estômago, melhorando a digestão e absorção dos alimentos. Suas propriedades ajudam a reduzir o desconforto e o acúmulo de gases no intestino.

Leia também: Kefir e suas propriedades na prevenção de problemas intestinais.

2 – Combate doenças inflamatórias como Artrite e doenças do coração

A inflamação é a forma que o corpo tem para combater invasores e reparar os tecidos, sendo de certa forma benéfica, porém quando se torna crônica são responsáveis por muitas doenças como artrite, doenças do coração, alzheimer, diabete e câncer. A cúrcuma consegue inibir algumas enzimas responsáveis por inflamações crônicas e melhorar a oxidação, auxiliando no tratamento e prevenção destas doenças.

3 – Promove a saúde do Cérebro

Estudos demonstram melhora na função cerebral, auxiliando nas doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e Parkinson. A doença de Alzheimer causa demência e não existe tratamento garantido e eficaz, prevenção é o melhor caminho. A curcumina consegue atravessar a barreira hematoencefálica permitindo melhorias no processo patológico da doença.

4 – Aumenta a capacidade antioxidante do corpo

Os antioxidantes da cúrcuma protegem o organismo dos radicais livres e dos danos oxidativos associados aos envelhecimento e a várias doenças.


Observe abaixo algumas doenças causadas por estresse oxidativo do corpo:

  • Câncer;
  • Doença de Alzheimer e Parkinson;
  • Diabetes;
  • Condições Cardiovasculares, como pressão alta e derrame;
  • Distúrbios inflamatórios; entre outros.

5 – Diminui o colesterol trazendo mais saúde ao coração

Auxilia na diminuição do colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim, pois se acumula nas paredes dos vasos sanguíneos. A diminuição do colesterol LDL protege o coração de um ataque cardíaco ou derrame.

A cúrcuma, uma especiaria utilizada a mais de 4 mil anos, agora disponível para nossa mesa, agregando sabor e saúde na alimentação de sua família.

A ideia é compartilhar estes conhecimentos, deixando suas escolhas mais conscientes e sua vida mais saudável!

Leia também: Cúrcuma e gengibre na alimentação diária, quais os benefícios?

ONDE COMPRAR?

A cúrcuma ou açafrão-da-terra, pode ser encontrado em lojas de produtos in natura como a Naturalmente Zen, em grandes cidades é possível encontrar nas feirinhas de produtos naturais.

Agora é soltar a imaginação e aproveitar!

E lembre-se, a saúde do nosso corpo começa pelas boas escolhas na hora de preparar um prato.

Quer uma ajudinha? Clica aqui e visite nosso site, temos várias dicas para você!

Venha experimentar o EXTRATO CONCENTRADO DE CÚRCUMA E PIPERINA e para aqueles que tem restrições as propriedades da pimenta, temos a CÚRCUMA (AÇAFRÃO-DA-TERRA) EM PÓ 100% PURA!


Até mais!

Compartilhe com seus amigos!

Um comentário sobre “OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA CÚRCUMA PARA A SAÚDE

Conte-nos o que achou desta matéria.