Você conhece o KEFIR e suas propriedades “mágicas”?

O Kefir é um dos produtos lácteos fermentados mais antigos de que se tem conhecimento, conhecido pelos antigos por suas propriedades “mágicas” para a saúde.

De nome estranho e sabor meio azedinho, o Kefir tem virado o queridinho das pessoas que gostam e procuram se alimentar de forma mais saudável.

Qual a origem do Kefir?

O Kefir tem origem remota, os tártaros dizem ter recebido os grãos de KEFIR do profeta Maomé, que segundo a tradição o recebeu de Alá, por essa razão este fermento é passado de geração em geração, mas era conhecido como “o milho do profeta”.

Foram os médicos Russos, estabelecidos na região do Cáucaso, que perceberam as qualidades dietéticas e terapêuticas desta bebida e começaram a usá-la em tratamentos de diversas doenças do aparelho digestivo, difundido entre os países vizinhos. 

Para fazer esta bebida espumosa os tártaros semeavam os grãos de KEFIR no leite de cabra, embora também usassem o leite de vaca ou de ovelha, colocavam em bolsas de pele que logo amarravam e transportavam de camelos, cuidadosamente de um lugar ao outro, zelando o segredo por acreditarem que se os infiéis tivessem conhecimento o produto perderia sua eficácia mesmo para os crentes. 

A principal virtude do Kefir é restabelecer a flora intestinal normal, tão importante para uma boa digestão e assimilação dos nutrientes ingeridos.

Mas o que são os grãos de Kefir?

Os grãos de Kefir são massas gelatinosas brancas ou amareladas com estrutura semelhante a uma couve-flor, medindo entre 3 e 35 mm. Essa massa gelatinosa é constituída principalmente de água, polissacarídeos, proteínas, entre outros compostos, além de uma microbiota diversa.

A composição da microbiota depende de onde o Kefir é produzido e qual substrato é utilizado em sua produção. Podem ser encontrados na microbiota do grão de Kefir Lactobacillus, Lactococcus, Leuconostoc, além de bactérias acéticas e leveduras.

A presença de micro-organismos probióticos conferem o seu efeito benéfico à saúde.

O Kefir é um alimento, uma bebida que melhora a flora intestinal, auxiliando a imunidade e melhorando o trânsito intestinal, isso porque é constituído por bactérias e leveduras probióticas, que promovem a saúde geral do organismo.

A Naturalmente Zen conversou com o Dr. Djalma Marques, conhecido por todos carinhosamente como Doutor Kefir, foi um momento incrível, de grande aprendizado, vamos expor alguns pontos.  

Conceito de probióticos: São micro-organismos vivos que quando administrados em uma concentração adequada, produzem benefícios a saúde do consumidor.  

Quando se consome um probiótico, ele passa pelo estômago onde grande parte destes micro-organismos morrem afetados pelo ácido estomacal, e apenas uma pequena parte chega viva ao intestino, local onde o probiótico age de fato.  

Porém o KEFIR tem uma grande vantagem sobre os probióticos tradicionais, ele chega de forma íntegra e preservada ao intestino, passando pelo estômago sem perdas!

Mas por que isso ocorre?

Porque no KEFIR não são probióticos isolados, ele é composto por várias espécies juntas que produzem uma proteção para a colônia, que é o fator predominante para que os probióticos cheguem integralmente ao intestino, não ocorrendo perdas durante percurso estomacal.  

O Dr. Djalma Marque ainda ressaltou que: “Depois de tantos estudos, o Kefir pode ser utilizado com micro-organismos vivos ou mortos, pois até mesmo os seus metabólitos produzidos pelos probióticos, já possuem a sua função probiótica.”

“O KEFIR tem os metabólicos que agem mais rápido do que o próprio mecanismo vivo”

Dr. Djalma Marques

Você sabe o que é a microbiota?

Microbiota intestinal é, o conjunto de microrganismos (não só bactérias) que povoam o trato gastrointestinal humano e que, em condições normais, não nos causam doenças.

O Kefir é mais que um probiótico, ele equilibra o nosso micro-bioma, com organismos que nosso corpo precisa, agregando ainda os elementos produzidos pelos micro-organismos, com o único objetivo de equilíbrio ao micro-bioma.

O Kefir age na microbiota, para garantir a estabilidade na região.

Quais os benefícios do kefir?

São muitos os benefícios do kefir, é um antioxidante natural, combate os radicais livres entre outros benefícios como:

1 – Diminui problemas estomacais

O Kefir auxilia na redução da acidez do estômago, sendo um excelente alimento para pessoas com problema de refluxo, gastrite e úlcera.  

2 – Probiótico mais forte que o iogurte

O Kefir é uma fonte ainda mais potente de probiótico que o iogurte, as sementes de Kefir contam com diversidades maiores de leveduras e bactérias, isso o torna uma fonte bastante rica e diversa de probióticos para o organismo.

3 – Previne problemas hepáticos

O Kefir auxilia no controle da produção da bílis pelo fígado, também é recomendado para casos relacionados a hepatite.

4 – Possuí propriedades antibacterianas

O Kefir possui probióticos que combatem infecções, entre eles o Lactobacillus kefiri, um probiótico exclusivo do kefir. O Lactobacillus Kefiri pode inibir o crescimento de diversas bactérias como a Helicobacter, Salmonellae E.coli. Ainda podemos contar com o Kefiran, um carboidrato que tem a propriedade de inibir o crescimento de bactérias.  

5 – Auxilia na prevenção de problemas intestinais

O Kefir auxilia no combate a diarreias, inflamações e outras constipações intestinais. Ainda contém várias bactérias e leveduras que atuam no enfrentamento de patologias relacionadas ao cólon como a colite.  

6 – Proteção contra o Câncer

Os probióticos ajudam a inibir o crescimento de células anormal, as causadoras de tumores, quando crescem de forma descontrolada, levando a redução de elementos carcinogênicos.

7 – Auxilia na prevenção de doenças articulares

O Kefir é excelente para combater osteopenia (perda gradual de massa óssea que pode levar a osteoporose), osteoporose e reumatismo. Essas doenças são caracterizadas pela deterioração do tecido ósseo. Por conter cálcio e vitamina K2, ele desempenha um papel central no metabolismo do cálcio, chegando a diminuir em 80% o risco de fraturas, quando usado como suplementação. 

8 – Combate problemas respiratórios

O Kefir auxilia na redução de crises de bronquite, asma e previne contra a tuberculose, por fortalecer o sistema imunológico da pessoa, deixando menos suscetível a essas doenças.  

9 – Ajuda a emagrecer

O Kefir é um alimento que possui baixo teor calórico, é um regenerador da microbiota, auxiliando na digestão, ajudando a metabolizar as gorduras e retirar as toxinas do nosso corpo. Ainda é rico em proteínas, mantendo nosso metabolismo acelerado, ajudando na queima de gorduras.

Ele também aumenta os fluidos corporais, auxiliando a retirar gorduras e toxinas do organismo. Inclua o Kefir em sua alimentação, mas não deixe de fazer suas atividades físicas e ter uma alimentação balanceada e rica em todos os nutrientes que o nosso corpo precisa.

As bactérias do Kefir podem ser cultivadas em casa com segurança e a produção da bebida é fácil e se assemelha à produção de iogurte natural. Existem dois tipos de kefir, o de leite e o de água, que contém as mesmas bactérias e leveduras, porém adaptadas a ambientes distintos. Além disso, esses dois tipos de kefir podem ser diferenciados conforme as enzimas presentes em sua composição.

Como preparar o KEFIR DE LEITE

  • Primeiro, tenha em mãos um recipiente de vidro com boca larga e ponha nele 1 colher (sopa) de grãos Kefir de leite.
  • Adicione junto 1 litro de leite fresco, que pode ser desnatado, semidesnatado, integral, de vaca ou cabra.
  • Cubra o recipiente com um pano branco com pequenas aberturas (como uma telinha protetora feita em tule) e prenda-o.
  • O período de fermentação pode levar de 24 a 48h, conforme desejo do produtor.
  • Por fim, coe o líquido fermentado, reservando o que foi coado em outro recipiente (guardando na geladeira por 1-2 dias), e guarde os grãos.
  • Dessa forma, pode ser reiniciado o processo.


Ainda pode ser adicionado alguns elementos como frutas, mel, graviola, aveia, entre outros de sua preferência. É indicado tomar de manhã ou à noite. Dessa forma, você pode notar mais profundamente a ação e os benefícios do kefir.

Para as pessoas que são alérgicas ao leite e seus derivados, ou querem mais praticidade e também garantir que os micro-organismos do KEFIR cheguem no intestino de forma íntegra e preservada para que lá possam atuar potencialmente, temos a linha de KEFIR DA BIOLOGICUS, um Kefir que não é fermentado no leite, mas sim por um composto de arroz.

Conforme o Dr. Djalma, desde a década de 80 que a BIOLOGICUS desenvolveu o KEFIR de farinha de ARROZ, um produto desenvolvido para que a produção dos bios ativos sejam os mesmos que no KEFIR de LEITE, porém sem os ácidos lácteos que causam alergias. Conhecido também como  KEFIR VEGANO.

“Os benefícios dos probióticos se mantêm durante toda a vida do produto.”

Dr. Djalma Marques

O Kefir Real de ARROZ, ainda tem o benefício de alguns nutrientes como MAGNÉSIO, CÁLCIO, ZINCO entre outros, disponibilizado em cápsulas, facilitando a absorção dos nutrientes pelo organismo.

Venha conhecer ainda o Kefir de Magnésio, Kefir de Cálcio e D3 e ainda o Kefir de Zinco, Selêncio e Vitamina C.

A ingestão desse poderoso probiótico em cápsulas é muito mais prática e saudável. Um produto sem glúten, sem lactose e sem açúcar! É simplesmente perfeito!

Venha conhecer o KEFIR DA BIOLOGICUS em nossa loja Naturalmente Zen.

Até mais!

2 comentários sobre “Você conhece o KEFIR e suas propriedades “mágicas”?

Conte-nos o que achou desta matéria.