Quais alimentos são ricos em Ômega 3 e seus benefícios

Você conhece os benefícios do Ômega 3? Veja como ele é essencial a nossa saúde e quais alimentos são ricos neste nutriente.

Conhecido pelos inúmeros benefícios, principalmente para o coração, e chamado de gordura do bem, o ômega 3 é um ácido graxo essencial para nossa saúde.

Porém, ele não é produzido naturalmente pelo corpo, sendo necessário fazer o consumo de alimentos e suplementos ricos nesse nutriente.

Conheça quais os alimentos são ricos em ômega 3 e seus benefícios.

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Alimentos ricos em Ômega 3

A principal fonte desse nutriente na alimentação são os peixes como sardinha, atum, salmão, cação e bacalhau.

Outros alimentos são as nozes, castanhas, brócolis, espinafre, algas, grão de bico, feijão, ervilha, sementes de chia e linhaça.

Nos azeites de oliva e linhaça você também encontra ômega 3, mas se for buscar nos óleos a melhor é o azeite de chia. Pois a chia é uma das maiores fontes vegetais do nutriente.

Quais são os principais benefícios?

Ele protege as células do nosso corpo, pois tem ação anti-inflamatória e com isso, traz os seguintes benefícios a nossa saúde:

  • Melhora o funcionamento cerebral, bem como da memória, do raciocínio e da capacidade de aprendizagem;
  • Previne problemas cardiovasculares, controlando a pressão arterial, os níveis de colesterol no sangue e melhora a função cardíaca;
  • Ajuda a combater depressão;
  • Aumenta a coagulação sanguínea;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Reduz processos inflamatórios no intestino e artrite;
  • Melhora os níveis de testosterona;
  • Ajuda no tratamento de asma e alergias.

Nosso cérebro é composto por 60% dessa gordura, por isso, o consumo de ômega 3 é indicado, principalmente para idosos.

Durante a gestação ele previne a depressão pós parto, o parto prematuro, diminui o risco do bebê ter asma, alergias e melhora o desenvolvimento neurocognitivo.

Suplementos

Apesar da melhor forma de suprir a necessidade de ômega 3 ser através da alimentação, você pode usar suplementos em cápsulas.

Porém, a quantidade desse ácido graxo varia conforme o fabricante. Alguns produtos bastam um comprimido por dia, enquanto outros são necessários três ou quatro.

Então, verifique no rótulo os níveis e compre um que seja adequado a sua necessidade e estilo de vida.

Comece hoje mesmo a incluir esse nutriente em sua alimentação.

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