5 dicas para alcançar uma vida Naturalmente Zen

São tantos afazeres e tanta correria no dia a dia que damos espaço para o estresse. Veja algumas dicas para ficar com naturalmente zen.

Despertador toca e já levantamos para cumprir todos os compromissos do dia. O trabalho, casa, trânsito, ocupam tanto tempo e ainda sim, temos que encontrar espaço para cuidarmos da nossa saúde e bem estar.

Esse ritmo frenético pode causar estresse, ansiedade e deixar qualquer um a beira da loucura. Por isso, confira algumas dicas para relaxar e ficar naturalmente zen.

Exercícios

Manter uma rotina de exercícios físicos ao ar livre como ioga, pedalada, corrida ou caminhada ajudam muito. Você pode achar que não tempo suficiente para isso.

Mas, a boa noticia é que 20 ou 30 minutos por dia já são suficientes. Leve um tênis confortável, desça alguns pontos de ônibus antes e vá para casa andando, por exemplo.

Assim, você vai notar como queimar essa energia ruim irá te ajudar a ficar mais centrada.

Cuide da alimentação

Alguns alimentos podem reduzir ou potencializar sintomas de estresse. Por isso, quando passar por momentos estressantes inclua alimentos que podem acalmar seu corpo e mente.
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Alimentos que acalmam e promovem o bem estar são: maracujá, castanha de caju, mirtilo, abacate, chocolate amargo, alho, aspargo, chá de camomila, iogurte grego, ovo, espinafre, farinha de aveia entre outros.

Um chá de camomila e mel será excelente para aliviar o estresse também.

E evite energéticos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, batata frita, doces, alimentos picantes e fast food potencializam o estresse. Muitos deles aumentam o cortisol, aumentam a irritabilidade e sobrecarregam o organismo.

Tire um tempo para você

Arrume um tempinho para fazer algo por você. Desligue-se dos problemas, dos afazeres, dos e-mails que precisa responder e se conecte com você.

Ouça sua música preferida, assista aquele filme ou faça trabalhos manuais como pintura, vá ao spa, medite, faça uma automassagem, leia um livro, enfim, faça algo que você gosta e aproveite sua companhia.

Organização é a palavre chave

Ambientes desorganizados contribuem para o estresse. Por isso, arrume sua casa e seu ambiente de trabalho para que as coisas fluam melhor.

A organização também vale para suas tarefas diárias. Tenha uma agenda de papel ou no celular e coloque as prioridades daquele dia. Pode ser feita semanal também. Assim, você não perde tempo com coisas menos importantes.

E depois de executar as prioridades, você tem a sensação de dever cumprido e ainda sobra um tempinho para outras atividades.

Cantar ou cantarolar

Todo mundo já ouviu o ditado “quem canta seus males espanta” e ele é bem eficaz para aliviar estresse e ansiedade.

Se puder comece a cantar uma música que te deixa alegre, que traga boas lembranças e sinto os níveis de irritabilidade diminuir.

Caso você esteja em um local que não permita aquecer as cordas vocais, cantarolar também serve.

Coloque em prática essas dicas e seja uma pessoa mais zen, afinal estresse demais faz mal a saúde,

E você tem alguma dica que não foi citada para aliviar estresse e a ansiedade do dia a dia? Compartilhe com a gente deixando seu comentário.

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