Masala Indiana

O que é Masala Indiana

Masala, o corpo e a alma da cozinha indiana, traduzida em benefícios à saúde e sabores incríveis, uma herança indiana compartilhada com o mundo!

A Masala é o nome dado para a mistura de dois ou mais aromatizantes, especiarias ou ervas da cultura indiana, essa mistura confere aceleração acentuada aos processos do metabolismo, auxiliam na absorção dos nutrientes, no processo digestivo, na queima de gordura e consequentemente levando a perda de peso.

Documentos escritos sobre especiarias indianas datam do século I DC. no livro sagrado da Índia. As especiarias são o corpo e a alma da cozinha indiana, sem elas é impossível criar o sabor, aroma, fragrância ou sabor da autêntica comida indiana.

Na Índia, as especiarias podem ser classificadas em três categorias diferentes, conhecidas como: especiarias básicas, complementares e aromáticas. Houve épocas em que especiarias aromáticas como açafrão, noz-moscada e cardamomo eram muito caras para todos, exceto as famílias mais ricas, enquanto especiarias básicas como pimenta, coentro e cominho eram mais baratas, portanto acessíveis para os pobres.

Especiarias indianas, podem ser usadas para dar sabor aos alimentos e bebidas.
Especiarias podem ser usadas para dar sabor aos alimentos e bebidas.

Muitas especiarias possuem propriedades medicinais, e são tradicionalmente usadas na medicina indiana, hoje conhecida como Ayurveda.

Um dos resultados da colonização britânica na Índia é o costume de consumir chá. Porém, os britânicos bebiam o chá-preto com leite, mas como a Índia já era um país rico em especiarias, logo elas foram acrescentadas a bebida, criando assim o Chai Masala, o chá com especiarias.

A base do Chai Masala tradicional é um chá preparado com folhas de chá-preto e especiarias como canela, cardamomo e cravo, servido com ou sem leite, proporcionando um sabor único e bem intenso.

Este chá agora possui algumas variações, podendo ser encontrado com chá-verde e até servido com uma pitada de sal.

Tanto o Chai (Chai Latte Masala), quanto as demais masalas compostas de ervas e especiarias, consegue propiciar equilíbrio ao corpo, bem-estar e longevidade ao promover uma alimentação saudável, altamente saborosa e aromática!

Veja 5 benefícios da Masala

A Ayurveda, uma ciência milenar nascida na Índia, nos explica como a vida funciona, nos convida a observar a natureza e equilibrar nossas forças vitais, através do que ela tem a nos oferecer.

Assim, cada erva ou especiaria utilizada na Masala, possuem benefícios à saúde. Veja algumas:

  • Auxiliar na queima de calorias

Algumas das especiarias usadas na composição da Masala indiana aceleram o metabolismo e consequentemente, ajudam no emagrecimento. Especiarias: gengibre, canela e pimenta-do-reino.

  • Aumentar a disposição e bem-estar

As mesmas especiarias que aceleram o metabolismo também possuem ação estimulante, ou seja, uma ótima opção para tomar logo pela manhã, fazendo seu organismo trabalhar melhor.

  • Prevenir resfriados

Como é composto por várias especiarias, a Masala também leva em sua composição, elementos que ajudam a reforçar o sistema imunológico. Além disso, também possui ingredientes que auxiliam no controle dos sintomas de quem já está resfriado.

  • Anti-inflamatória e antioxidante

As especiarias usadas na Masala, em sua maioria, serão anti-inflamatória e antioxidante, auxiliando em todos os processos inflamatórios do corpo, como dores de garganta e dores articulares. O gengibre, por exemplo, alivia as dores, sendo um potente anti-inflamatório natural.

Masala é usada para preparos de shots matinais, cafés e chás.

A Masala pode ser usada em vários preparos

  • Chás e Cafés
  • Leite, as especiarias combinam especialmente com as opções de origem vegetal.
  • Sucos, Shots matinais, Smoothies, ótimos para começar o dia com muita energia.
  • Bolos, Pães e Panquecas, usando a Masala para dar um sabor extraordinário em seus preparos.

Este início de outono, sempre pede uma bebida quente e aconchegante. Nestes casos quem sabe você pode prepara o seu próprio Chai Masala!

Ingredientes para preparar um Chai Masala delicioso!

  • 1 colher de chá de Canela do Ceilão
  • de 6 a 8 cardamomos
  • 1 colher de chá de pimenta-do-reino em grão
  • de 3 a 4 cravos da índia
  • 2 ½ xícaras de água
  • 2 colheres de sopa de gengibre ralado ou 1 colher de chá gengibre em pó
  • de 3 a 4 saches de chá-preto
  • Adoçante de sua preferência

No modo tradicional, você vai amassar todas as especiarias em um pilão, até ficar em pequenos pedaços. Coloque tudo para ferver, quando começar a fervura reduza para fogo médio e deixe reduzir o conteúdo para 1/3. Depois desligue e adicione o chá-preto, deixe por uns 5 minutos e estará pronto. Coe e adoce como preferir. Pode ser tomado com ou sem leite.

Após preparar o seu Chai Masala, passa aqui na página e nos conte o que achou!

Conheça as ervas e especiarias que podem te auxiliar no preparo do seu Masala, clicando aqui!

Agora você tem informações extras, para enfrentar o friozinho que está chegando, prepare o seu chá  e nos acompanhe nas próximas matérias!

Até mais!

FONTE de pesquisa:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Masala_chai

https://www.foodandwine.com/tea/chai-tea/what-is-chai-how-to-make-chai

Livro: De A a Z A enciclopédia das plantas medicinais (Jolivi)

Foto Pexels.com

Conte-nos o que achou desta matéria.