Quais são os alimentos que ajudam na suplementação dos aminoácidos essenciais?

Os aminoácidos essenciais são vitais para a saúde do nosso organismo, encontrados em alimentos de origem animal e vegetal ricos em proteínas, essenciais em nossa alimentação diária.

Para conseguir suprir a necessidade do organismo, precisamos montar um cardápio variado, pois alguns alimentos são ricos em um tipo de aminoácido, mas contém uma concentração menor em outro. Estes complementos se dão quando, na montagem do cardápio, conseguimos diversificar o que se come. Podemos encontrar aminoácidos essenciais em alimentos de origem animal e também vegetal.

Cada aminoácido conta com um benefício específico, que vai desde anti-inflamatório, antiviral, antioxidante, produção do hormônio do bem-estar, entre outros.

Aminoácidos essenciais e proteínas
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Alimentos que são fonte de aminoácidos essenciais.

Listamos alguns alimentos que são as principais fontes desses nutrientes.

Histidina

A histidina atua na digestão, nas funções sexuais e nos ciclos do sono. Os alimentos indicados como fonte de Histidina são: carne, peixe, iogurte, queijo, ovo, nozes, castanhas, cacau, ervilha, feijão, cenoura, beterraba, berinjela, nabo, mandioca e batata.

Metionina

A metionina é importante para o fortalecimento e crescimento saudável de unhas e cabelos, também para quem está precisando cuidar da elasticidade da pele. Os alimentos indicados para se obter Metionina são: carne vermelha, cordeiro, peru, franco e peixes, clara de ovos, laticínios, castanha-do-pará, feijão-branco e vagem.

Valina

A valina tem uma função muito importante, ela é necessária para a função cerebral e coordenação muscular, ainda auxilia na produção de energia. Quem se sente cansado, seria bom inserir os seguintes alimentos no seu prato: carne, peixe, iogurte, queijo, ovos, feijão, ervilha, berinjela, beterraba, alho e cebola roxa.

Lisina

A lisina é necessária para o crescimento e reparação dos tecidos, produção de vários hormônios, proteínas e enzimas. Para obtermos a lisina é importante comer: gema de ovos, carne de galinha e ervilhas.

Isoleucina

A Isoleucina auxilia na desintoxicação, função imunológica e excreção hormonal. As principais fontes de alimentos são: ovos, abóbora, batata, castanhas, amêndoas, amendoim, gergelim, ervilha e feijão-preto.

Leucina

A leucina é tem uma função importantíssima, está envolvida na síntese de proteínas, cicatrização de feridas e controle de açúcar no sangue. As pessoas com altas taxas de açúcar, geralmente tem uma alimentação mais balanceada, veja se está consumindo estes alimentos: carne, peixe, ovo, leite, derivados, castanha-de-caju e castanha-do-pará.

Fenilalanina

Ajuda na produção de outros aminoácidos e neurotransmissores como dopamina e norepinefrina. A dopamina é importante porque influencia as nossas emoções, aprendizado, humor e atenção. Além disso, a dopamina atua controlando o sistema motor, e a sua deficiência pode afetar os movimentos. Veja as principais fontes de alimentos: carne vermelha e carne branca, vísceras de animais, ovos, grão-de-bico, feijão, ervilha e lentilha.

Treonina

Forma a base de tecidos conjuntivos como elastina e colágeno. A presença da elastina no organismo é essencial para a manutenção de uma pele jovem, ela confere a elasticidade aos tecidos, já o colágeno ajuda a dar firmeza e sustentação à pele, evitando o envelhecimento precoce. Principais fontes de alimentos: Peru, carne de porco, carne vermelha, fígado, salmão, feijão, lentilha, sementes de girassol, semente de abóbora, linhaça e chia.

Triptofano

O Triptofano aumenta os níveis de serotonina, sendo um neurotransmissor que regula o humor, a dor, o apetite e o sono. Ao consumirmos alimentos que contém esse aminoácido, nosso organismo sintetiza a serotonina, aumentando a sensação de conforto e bem-estar. Vejamos alguns alimentos que podem nos ajudar: carne, peixe, ovo, queijo, abacate, couve-flor, banana, castanha de caju.

O Triptofano é importante para o colágeno da pele.
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Leia mais sobre os aminoácidos e seus benefícios aqui.


Algumas dicas importantes!

Comece dividindo a prato em dois, metade para verduras e vegetais, a outra metade para proteínas e carboidratos.

É importante lembrar que a digestão das proteínas é mais lenta que dos carboidratos. Por esse motivo que temos a sensação de saciedade, quando consumimos proteínas. Esta combinação oferece ao organismo a energia necessária para desempenhar as suas funções.

A quinoa é uma proteína completa e contém todos os aminoácidos essenciais. É um alimento rico em proteínas e minerais, entre outros nutrientes importantes, e pode ser inserido em sua alimentação como proteína.

A melhor maneira de obtermos estes aminoácidos essenciais, é incluir uma ampla gama de alimentos ricos em aminoácidos na nossa dieta. Se seguirmos uma dieta bem equilibrada, podemos obter todos os aminoácidos essenciais que precisamos.

Para adquirir todos os aminoácidos essenciais, busque diversificar a sua alimentação.

Até mais!

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