Você já ouviu falar em aminoácidos e seus benefícios para a saúde

A alimentação tem um papel fundamental na suplementação dos aminoácidos, uma dieta saudável e diversificada é fundamental para o funcionamento ideal do organismo.

O que são aminoácidos

Para te contar a importância dos aminoácidos, vamos primeiro falar da importância das proteínas! As proteínas são nutrientes cruciais para todas as células do corpo, elas participam da construção dos tecidos, ossos e músculos, certo! A proteína é necessária até para a construção dos cabelos e unhas!

Você sabia que o corpo precisa dos aminoácidos para produzir proteína? Produzimos cerca de 250 mil proteínas diferentes, formadas por apenas 20 tipos de aminoácidos. Destes o corpo consegue fabricar 11 tipos, chamados aminoácidos não essenciais, os outros 9 são chamados aminoácidos essenciais e não podem ser sintetizados pelo organismo.

Então onde o corpo busca os aminoácidos essenciais que precisa e não produz? Nos alimentos, eles são a fonte que o corpo necessita para a produção das proteínas! Por isso a alimentação tem um papel fundamental nesta suplementação dos aminoácidos, uma dieta saudável e diversificada consegue repor a quantidade necessária para o funcionamento ideal do organismo.

Nosso organismo precisa dos aminoácidos essenciais para a formação das proteínas. As funções das proteínas no organismo são: formação de enzimas responsáveis por reações químicas; produção das células vermelhas do sangue e anticorpos; transformação de triglicerídeos e colesterol, produção de hormônios como a serotonina, regeneração celular (como a pele) e promoção da sensação de saciedade no cérebro após a alimentação.

Vejamos quais são e qual função específica de cada um.

Quais as funções dos aminoácidos essenciais

  • Valina —  suporta a função cerebral, ajuda a estimular o crescimento e regeneração muscular, necessária para a produção de energia. (01)
  • Lisina — desempenha o papel de sintetizar proteínas, hormônios, enzimas e ajudar na absorção do cálcio, atua na produção de colágeno e elastina, além de fortalecer a imunidade e produzir energia. (02)
  • Triptofano — mantém o equilíbrio do nitrogênio e aumenta os níveis de serotonina, um neurotransmissor que regula o apetite, humor e o sono. (03)
  • Leucina — usada na síntese proteica para o reparo muscular, estimula a cicatrização de feridas, ajuda a regular o açúcar no sangue e produz hormônios do crescimento. (04)
  • Isoleucina — ele trabalha no tecido muscular, importantíssimo para as funções imunológicas, ajuda na produção de hemoglobina e regula a energia do corpo. (05)
  • Fenilalanina — ela é precursora dos neurotransmissores tirosina, dopamina, epinefrina e norepinefrina, além de dar estrutura para a geração de outros aminoácidos e para eles exercerem suas funções. (06)
  • Metionina — auxilia no metabolismo e na desintoxicação do organismo, necessária para o crescimento de tecidos e absorção de zinco e selênio, essenciais para a saúde. (07)
  • Treonina —  importante na formação do colágeno, elastina e tecido conjuntivo, ajuda também a metabolizar a gordura e contribui para a imunidade. (08)
  • Histidina —  é usada para produzir a histamina, um neurotransmissor vital para a resposta imune, a digestão, a função sexual e nos ciclos do sono. (09)

Benefícios dos aminoácidos essenciais para a saúde

Até aqui já entendemos que os aminoácidos são fundamentais na construção do corpo. Eles compõem as células, recuperam tecidos, formam anticorpos que combatem as bactérias e os vírus que poderiam nos infectar. Mas também participam de reações químicas que transportam oxigênio por todo nosso corpo, tendo grande influência nas atividades musculares.

Vejamos agora os benefícios dos aminoácidos para a saúde!

  • Contribui para absorção do cálcio;
  • Pode auxiliar no controle da glicemia (açúcar) no sangue;
  • Tem função antioxidante e anti-inflamatória;
  • Ajuda na cicatrização, elasticidade e rejuvenescimento da pele;
  • Promove o alívio do estresse;
  • Melhora o sono e o humor;
  • Previne a perda muscular;
  • Pode aumentar o desempenho nos exercícios físicos e atividades diárias;
  • Ajuda na perda de peso e na queima de gordura.

Como o nosso organismo não consegue sintetizar os aminoácidos essenciais, é preciso suprir esta necessidade de alguma forma, para não ocorrer uma desnutrição alimentar.

Imagem das proteínas, carne, ovos, castanhas e outras
Fontes de Aminoácidos Essenciais na alimentação

Quais as fontes de aminoácidos na alimentação

Listamos abaixo alimentos ricos em aminoácidos essenciais:

  • Carne bovina;
  • Carne suína;
  • Aves;
  • Peixes;
  • Ovos;
  • Arroz;
  • Trigo;
  • Milho;
  • Lentilha;
  • Castanhas (amêndoas, amendoim, do Brasil, de caju, etc.);
  • Leite e seus derivados (iogurte, queijos, etc.).

Na sua dieta é importante que estes alimentos sejam diversificados, pois, nenhum alimento reúne  todos os aminoácidos essenciais em quantidade necessária. Um fato curioso a respeito dos alimentos que ingerimos em nosso dia-a-dia, que está na mesa de todos os brasileiros, é o arroz com feijão.

Sim, o famoso arroz com feijão.

Entenda, o FEIJÃO é um alimento que possui todos os aminoácidos essenciais, porém apresenta uma quantidade limitada de metionina e cisteína, o ARROZ já é rico em metionina e cisteína, assim a combinação se torna perfeita!

Porque suplementar!

É possível encontrar os 9 aminoácidos essenciais na alimentação, porém é importante que seja de forma simultânea. Aqui começa a dificuldade, já que nenhum alimento reúne de uma só vez todos em quantidade suficiente.

Quando a alimentação é falha, deve fazer suplementação farmacológica.
Suplementar é a solução!

Como resolver isso?

Suplementando! É aí que entram os suplementos, eles reúnem em suas fórmulas as quantidades necessárias dos 9 aminoácidos essenciais, proporcionando ao seu corpo, a dose diária para o bom funcionamento do organismo.

Se você está cansado durante o dia, com dores e seguidamente estressado, pode ser interessante conversar a respeito desta matéria com seu médico, quem sabe uma suplementação pode te ajudar! Para aqueles que praticam atividades físicas, que buscam resultados cada vez melhores, os aminoácidos são grandes aliados. Eles aumentam a massa magra, auxiliando na recuperação e na definição dos músculos, e ainda reduzem aquele cansaço e dores do pós treino.

Resumindo: Os aminoácidos são substâncias orgânicas necessárias pelo nosso organismo, para produção de proteína. Porém, o organismo não consegue produzir os aminoácidos essenciais de que precisa. Através de uma alimentação saudável e diversificada, ingerimos os aminoácidos essenciais, auxiliando assim no processo para a formação das proteínas. Quando nossa alimentação é deficiente, podemos fazer a complementação destes aminoácidos com uma boa suplementação.

Para saber se você precisa complementar é necessário a consulta a um nutricionista, que poderá te orientar adequadamente.

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Aguardo vocês na semana que vem, com mais conteúdos interessantes!

Até mais!

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