O que a Ayurveda nos ensina sobre cuidados com a pele

O método criado na Índia, há cerca de 7 mil anos e vem crescendo no Brasil, nos ensina que a beleza vem de dentro para fora.

A medicina alternativa da Ayurveda, vem ganhando adeptos ao redor do mundo, e não seria diferente aqui no Brasil, a cada dia este sistema tem se tornado mais difundido e nos beneficiados com seu conhecimento milenar sobre o poder da natureza.

Para a Ayurveda todos os ingredientes encontrados na natureza são utilizados como medicamentos – reino vegetal, animal e mineral. Dentro deste conhecimento, observemos o que a Ayurveda nos ensina sobre como devemos cuidar do nosso corpo, em especial sobre os cuidados para deixar nossa pele linda, hidratada e saudável.

Em nosso corpo tudo está interligado, para se ter uma pele bonita e saudável, devemos manter uma alimentação adequada para o equilíbrio dos DOSHAS, que reflete no bem-estar e vitalidade nas funções do organismo e no estado da saúde da pele.

Para a Ayurveda a pele é um reflexo do DOSHA e deve ser tratada de acordo.

Vejamos:

* VATA – tem a pele seca, rugosa, fria, fina e com poros finos.

* PITTA – é uma pele delicada, clara ou vermelha, com sardas, verrugas, acnes e queima-se muito facilmente.

* KAPHA – a pele é oleosa, macia, úmida e com tendências a poros abertos, com grande propensão a manchas se não cuidada adequadamente.

Cuidados para cada tipo de pele

Pessoas com a pele tipo VATA devem manter a pele bem hidratada, usar substâncias mais emolientes e evitar a exposição exagerada ao frio e ao vento.

Se a pele for tipo PITTA preocupe-se em manter a pele mais refrescada e hidratada, evitar exposição exagerada ao sol e a fontes de calor, é adequado o uso de substâncias menos oleosas.

Para pessoas com a pele do tipo KAPHA o recomendado é evitar o uso de cremes densos e oleosos, manter exposição moderada ao sol e vento, recorrer a uma limpeza de pele com maior frequência, utilizando-se de substâncias naturais mais adstringentes.

Receitas caseiras que auxiliam no processo de cuidados da pele, conforme os cuidados da medicina Ayurvédica.

1. Hidrate a pele diariamente com Óleo de coco

O óleo de coco é ótimo para hidratar o rosto, trazendo uma sensação refrescante para a pele e hidratando sem excessos.

Espalhe uma pequena quantidade sobre toda a face, deixe agir por alguns minutos e lave o rosto. Prontinho!

2. Para esfoliação – Açúcar

Esta esfoliação ajuda na renovação celular e retenção da umidade natural da pele. Prepare um pouquinho do seu creme favorito e acrescente o açúcar, misture bem e aplique. Lave em seguida e pronto! Uma pele renovada!

3. Para acalmar e limpar o rosto – Leite integral

O leite ajuda a remover as impurezas e garante um brilho natural a sua pele. Com o auxílio de um algodão, aplique o leite integral por todo o rosto, deixe agir por alguns minutos e retire com água.

4. Pele irritada ou inflamada – Óleo de NEEM para aliviar

O óleo Neem tem poder secativo, que age diretamente nas espinhas e inflamações da mesma. Com o auxílio de um algodão, aplicar o óleo na região irritada durante a noite, lavando-a na manhã seguinte.

5. Tonifique a pele diariamente com Aloe Vera

A Aloe Vera já é muito utilizada para queimaduras do sol, mas seu poder é de tonificar a pele, deixando-a macia e jovial.

6. Contra acnes – Açafrão-da-terra + sândalo

Para se livrar das espinhas, prepare uma “pastinha” com 1 colher de açafrão-da-terra e 1 colher de sândalo, adicionando água. Aplicar em todo a face e deixar agir por alguns minutos. Em seguida lave o rosto com água morna e repita o procedimento diariamente.

7. Para diminuir manchas do rosto – Batatas

A batata é considerada um ótimo clareador natural, além de repor na pele seu brilho natural. Para isso, basta uma fatia de batata, esfregue com delicadeza nos locais com manchas e hiperpigmentação.

8. Evitar rugas e hidratar a pele – Mel

O mel ajuda a conquistar uma pele macia e hidratada, pois é um umectante natural. Basta aplicar na região ressecada, deixe agir por alguns minutos e lave com água morna e um sabonete natural.

Todos os ingredientes usados na medicina ayurvédica são oriundos da natureza, sendo em sua maioria de fácil acesso em lojas de produtos naturais ou mesmo no supermercado próximo a você. Então aproveite e mantenha sua pele hidratada e bem cuidada!

Veja em nossa loja alguns itens que podem te interessar clicando aqui!

Até mais!

Conte-nos o que achou desta matéria.