Exercícios aeróbicos para praticar no verão e manter a sua saúde em dia

Fazer exercícios físicos é uma ótima opção para manter a saúde. Porém muitas pessoas não conseguem colocar em sua rotina a tradicional ida na academia.

Praticar exercícios promove saúde e gastos calóricos, quando realizamos atividades aeróbicas temos um gasto intenso de calorias. Além disso a prática de exercícios aeróbicos regularmente pode trazer o aumento da expectativa de vida, entre vários outros benefícios.

Mas acredite quando digo que tem como se exercitar sem frequentar uma academia.

Vamos dar uma olhada nestes exercícios que separamos para vocês!  

CAMINHADA

Com a chegada do verão vemos muitas pessoas praticando caminhada! A caminhada é uma atividade física aeróbica, pode ser realizada por qualquer pessoa, indiferente da sua idade e do condicionamento físico da pessoa. Possui diversos benefícios para a saúde, melhorando o sistema cardiovascular, diminuição dos sintomas de estresse e ansiedade, diminui o inchaço conhecido pelo calor da estação e traz fortalecimento muscular.

Caminhada 30 minutos diários

A prática de exercícios regulares também promove melhora da memória, pois a atividade física estimula uma maior circulação sanguínea no cérebro.

Os especialistas explicam que uma caminhada diária com ritmo moderado, por cerca de 30 minutos diários, pode trazer estes e outros benefícios para quem quer começar a se movimentar e sair do sedentarismo.

Aproveite a dica e comece!

CORRIDA

A corrida pode ser a próxima etapa, para aqueles que fazem alguma atividade física e querem aproveitar mais tempo ao ar livre. Ela pode ser realizada tanto para iniciantes quanto para atletas de alta performance. Tendo como principais benefícios da corrida o emagrecimento e a diminuição do risco de doenças cardiovasculares. Uma grande vantagem desta modalidade é a vantagem de correr na rua, tendo a possibilidade de correr em qualquer momento do seu dia, fácil de colocar em sua programação, pode correr sozinho ou acompanhado.

Corrida 2 a 3 vezes por semana.

No entanto, para começar a praticar a corrida deve-se começar devagar, correndo pequenas distâncias primeiro em uma rota plana e ir aumentando o percurso gradualmente, pode ser 2x por semana no início. A corrida é um exercício aeróbico completo, porém é preciso correr de 2 a 3 vezes por semana para alcançar todos os seus benefícios, por um período de 20 a 60 minutos.

Para isso é preciso começar devagar, e conforme você for alcançando novos tempos e distâncias é aconselhável o acompanhamento de um profissional de educação física.

ANDAR DE BICICLETA

Andar de bicicleta nos traz muitos benefícios. É uma atividade que ajuda a perder aqueles quilinhos indesejáveis, manter a boa forma e também a prevenir diversos problemas de saúde como obesidade, doenças cardíacas, câncer, diabetes, artrite, osteoporose e muitas outras. Um dos benefícios que está no topo da lista de quem pedala é: diversão!

Pedalar na rua, no parque ou em academias.

Para muitas pessoas pedalar é uma atividade fácil e divertida, mesmo para quem não aprendeu a pedalar ainda, pois você pode fazer esta atividade em academias, usando uma bicicleta ergométrica. Mas o amor vem mesmo de quem pedala nas ruas e parques.

O ciclismo é uma atividade que permite o controle da sua velocidade, aumenta ou diminui a intensidade das pedaladas quando achar necessário, o que possibilita que você tenha uma performance cada vez melhor, dentro de seus próprios limites.

PULAR CORDA

Você deve ter pensado que pular corda é coisa de criança! Mas acredite quando digo que é um dos exercícios mais completos, e pode te ajudar a entrar em forma. Quase todas as pessoas adultas já pularam corda quando crianças, então é uma atividade fácil, barata e muito eficiente, principalmente quando falamos em gastar calorias. Pular corda queima cerca de 15 calorias por minuto, se realizar um treino de 30 minutos, estará queimando cerca de 450 calorias em meia hora.

Pular corda 3 a 5x por semana.

Os benefícios de pular corda, é um exercício aeróbico então emagrece, trabalha a musculatura dos glúteos, das pernas, melhora o condicionamento físico e coordenação motora. É um exercício que pode ser realizado por iniciantes e atletas de alta performance, pois novamente você estará no controle da intensidade dos treinos.

Para os iniciantes é importante respeitar o seu ritmo, até que se sinta seguro para progredir o exercício. Iniciantes podem começar pulando 1 minuto e descansando 1 minuto, em treinos de 15 minutos. Pode ser praticado de 3 a 5x por semana aproximadamente e gradativamente pode ir aumentando o tempo.

NATAÇÃO e HIDROGINÁSTICA

Entre os exercícios aeróbicos temos a natação, pode ser realizada na piscina de casa ou do clube. É um esporte considerado adequado para todas as idades, pois é de baixo impacto por ser realizado dentro da água. 

Hidroginástica gasta em média 250 calorias em 30 minutos.

A hidroginástica consiste em realizar vários exercícios aeróbicos dentro da água, como a corrida, chutes, saltos, agachamentos, entre outros todos dentro da água, onde o desgaste muscular e a tensão dos impactos são reduzidos, porém ele ainda é uma atividade aeróbica. Com gastos calóricos a cerca de 250 calorias em 30 minutos de atividades.

BENEFÍCIOS DAS ATIVIDADES AERÓBICOS PARA A SAÚDE

  • Combinada com uma dieta saudável, ajuda a emagrecer ou manter as medidas corporais.
  • Embora inicialmente a atividade aeróbica possa causar cansaço, a médio prazo é possível conquistar maior resistência corporal e perceber redução da fadiga.
  • Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, deixando o corpo menos suscetível a doenças virais, como gripes e resfriados.
  • Reduz o risco de algumas doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, doenças cardíacas, pressão alta, diabetes tipo 2, derrame, etc
  • Ajuda a baixar a pressão arterial e controlar o açúcar no sangue. 
  • Aumenta o fluxo sanguíneo para todas as partes do corpo.
  • Fortalece os músculos, ajudando a manter a mobilidade à medida que os anos vão passando
  • Pelo menos 30 minutos de exercício aeróbico três vezes por semana ajuda a reduzir o declínio cognitivo. 
  • Reduz a tensão, a ansiedade e promove o relaxamento.

Além dos exercícios físicos, você pode criar estratégias com o auxílio de uma boa suplementação, que pode ajudar a melhorar a performance dos seus objetivos.

Esteja você procurando sair do sedentarismo ou obter melhor condicionamento físico, seja alcançar ou manter uma boa forma os suplementos podem te ajudar.

Veja estas dicas naturais que contribuirão para um excelente resultado.

  • TCM – O TCM ENERGY é uma ótima escolha para começar o dia com bastante disposição. Ele melhora o desempenho físico e mental pois aumenta os níveis de energia no organismo imediatamente após seu consumo, e é também uma excelente fonte de boas gorduras para as células cerebrais. Além disso, induz o corpo à cetogenia, condição na qual o organismo utiliza gordura como principal fonte de energia. Por isso, o TCM ENERGY é altamente recomendado tanto para quem treina quanto para quem quer emagrecer.
  • GUARANÁ CIPÓ ORGÂNICO – O Guaraná Cipó em pó é emagrecedor, termogênico, eleva a temperatura do corpo e queima as gorduras acumuladas devido ao efeito lipolítico. Substitua o café pelo Guaraná, você obtêm os mesmos benefícios do café, mas de uma forma natural e sem agitação, ainda aumenta a sua concentração mental.
  • SHOT MATINAL em pó – O Shot matinal é uma combinação de especiarias que auxiliam na limpeza do organismo, associado à dietas saudáveis e a bons hábitos diários, pode auxiliar no processo de emagrecimento, melhorar a imunidade e trazer diversos benefícios a saúde.
  • MATCHÁ JUICED UP – Matchá antioxidante é uma bebida naturalmente energética, de baixo valor calórico, que ajuda você a realizar suas atividades diárias com mais vitalidade e foco. Uma combinação perfeita entre guaraná, matcha orgânico, café verde, cúrcuma, gengibre e pimenta vermelha em pó que resulta num produto rico em polifenóis de ação antioxidante.
  • PROTEÍNAS WHEY – O True Whey é um whey hidrolisado e isolado, um suplemento alimentar de proteína em pó. Melhora a composição corporal, auxilia na recuperação muscular e melhora a qualidade de vida. Experimente os sabores de maracujá e abacate.
  • MAGNÉSIO – Um dos benefícios do Bio-magnesio é tranquilizar o sistema nervoso o que traz uma melhora na qualidade do sono, entre outros benefícios. O magnésio é indispensável para saúde óssea, para o equilíbrio de cálcio, sódio, cloretos e potássio, absorção de vitamina D, funcionamento muscular, dos intestinos e do sistema nervoso. Ótimo para relaxamento após os treinos.

Toda atividade física é aconselhável que seja acompanha por um profissional da saúde.


Para quem irá começar, é importante criar uma rotina para realizar seus exercícios.

Sabemos que sempre surgi aquela preguiça, mas se você persistir  terá muitos benefícios pela frente.

Com estas sugestões em mente, defina seu exercício preferido, crie sua rotina e principalmente, respeite o limite que seu corpo impõe.

Faça exercícios com regularidade e cuide da sua alimentação!

Seu corpo agradece!

Aproveite estas dicas e coloque seu corpo em movimento!
Até mais!

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