O que é suplementação alimentar e qual a importância para sua saúde?

Quando falamos em suplementação, tenho certeza que você pensa ser apenas para quem pratica exercícios, não estou certa? Mas calma aí!

Hoje vamos desmistificar esse assunto e te mostrar que a suplementação alimentar é importante para todas as pessoas e de todas as idades.

O que é suplementação alimentar?

Suplementação alimentar é uma complementação na alimentação diária de uma pessoa saudável, considerando que cada indivíduo apresenta determinadas necessidades em suas fases da vida, ou seja, não é necessário suplementar apenas porque se pratica atividade física.
Os suplementos servem para suprir deficiências de vitaminas e nutrientes do seu organismo, deficiência que pode ser agravada por uma alimentação inapropriada para a sua fase da vida.

Vamos verificar os principais nutrientes que podem haver necessidade de suplementação.

Fases da vida e a suplementação:

  • NA INFANCIA: Os nutrientes como cálcio, zinco, magnésio, ferro, vitaminas do complexo B, carboidratos e proteínas assumem papéis importantes para o crescimento.
  • NA ADOLESCÊNCIA : Os nutrientes como o ferro, cálcio, vitamina C, vitaminas do complexo B, vitamina A, selênio, iodo e proteínas  para hipertrofia e fortalecimento muscular.
  • NA FASE ADULTA: Os nutrientes mais importantes são a vitamina D, selênio, zinco, carboidratos e proteínas para mulheres e homens que querem retardar a perda óssea e de massa muscular magra.

A suplementação se dá necessária quando algum dos seus níveis estiverem abaixo do essencial.

Como saber se os níveis de vitaminas, sais minerais e proteínas  estão dentro da normalidade?

Para isso deverá procurar um médico ou nutricionista que irá lhe orientar a realizar os exames necessários para esses parâmetros.

Mas vamos aqui, abordar porque estas vitaminas, minerais e proteínas são tão importantes e quando a suplementação é mais indicada.

1 – CÁLCIO

O cálcio é um dos nutrientes mais conhecidos da nutrição humana, ele trabalha a contração muscular, coagulação do sangue produção de energia, manutenção dos batimentos cardíacos, a formação e manutenção de dentes e ossos. 

O cálcio depende de outros nutrientes para ser absorvido pelo organismo, por isso a vitamina D, Magnésio e Fósforo são importantes na hora da reposição dos cálcios.

Muitas pessoas não conseguem a ingestão correto do cálcio apenas na alimentação tradicional, sendo necessário a suplementação com algum medicamento.

A suplementação é indicada para os indivíduos com baixo consumo de leite e derivados, vegetarianos e intolerantes ou alérgicos a lactose.

Suplementação nutricional indicada CÁLCIO DE ALGAS

Benefícios: Sua composição conta com 40 minerais como magnésio, manganês, cromo, zinco, ferro, cobre entre outros, atuando diretamente na qualidade do sono, digestão e diminuição do estresse. Veja mais sobre o produto clicando aqui.

2 – ZINCO

O zinco é um mineral importante, essencial para que inúmeras reações químicas ocorram no organismo. 

As principais fontes de zinco são os alimentos de origem animal, carne de vaca, frango, fígado, peixe, ostras e camarão. Encontramos o zinco também no gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos.

Para saber quando entrar com uma suplementação é aconselhável consultar um médico ou nutricionista, já que o excesso da substância pode ser prejudicial da mesma forma.

A carência de zinco pode apresentar alguns sintoma como: 

  • Demora na cicatrização das feridas;
  • Unhas fracas, frágeis e esbranquiçadas;
  • Cabelos secos e quebradiços;
  • Queda de cabelo;
  • Alterações no paladar.

Já os benefícios do zinco para nossa saúde são: 

  • Facilita a cicatrização de feridas; 
  • Previne o aparecimento de câncer;
  • Ajuda no tratamento da acne; 
  • Previne o envelhecimento por sua ação antioxidante. 

Quando falamos em oxidantes que previnem o envelhecimento, vale lembrar, como já foi dito aqui no blog, que os antioxidantes trabalham nas células do nosso corpo, quanto mais células saudáveis mais nossa saúde agradece. 

Suplementação nutricional indicada ZINCO BISGLICINATO

Benefícios: É essencial para o funcionamento normal de muitos órgãos e sistemas em nosso corpo, reforçando as funções imunológica, óssea, neurológica e endócrina, além da saúde da próstata. Veja mais sobre o produto clicando aqui.

3 – MAGNÉSIO

Para que serve o magnésio?

Um dos principais papéis do magnésio é regular a contração dos músculos. Ele tem a função de transportar o potássio através das membranas celulares.

O magnésio é um potente antioxidante, com a função de anular os radicais livres em nosso organismo. Uma das funções do magnésio é direcionada para quem sofre de tensão pré-menstrual (TPM), seu efeito relaxante impacta diretamente no útero, auxiliando a diminuir as dores da cólica nesse período.

A suplementação de magnésio pode aliviar problemas musculares, aumentar a energia e auxiliar em problemas do sono. 

Suplementação nutricional indicada MAGNESIO INOSITOL

Benefícios:  Liberação de serotonina, que proporciona a sensação de bem-estar, prazer e felicidade.  Tende a ter menos vontade de doces, também ajudará a diminuir episódios de compulsões alimentares. Veja mais sobre o produto clicando aqui.

4 –  FERRO

O ferro é um componente vital da hemoglobina, ele transporta oxigênio para as células e retira delas o dióxido de carbono, participando assim da produção e liberação de energia no corpo.

A suplementação é indicada quando existe deficiência do ferro em nosso organismo, que pode causar queda de cabelo, fios fracos e quebradiços, pele pálida, pálpebras sem cor, falta de apetite, alterações no paladar e infecções frequentes, devido à baixa da imunidade.

Em contra ponto quando estamos com a vitamina de acordo em nosso organismo, podemos desfrutar de uma ótima saúde.

Quais os benefícios do Ferro para a saúde?

  • Sistema imunológico: o ferro é um componente essencial para manter as funções imunológicas saudáveis, pois participa da formação das células de defesa do organismo;
  • Formação neurológica: participa das primeiras formações do sistema nervoso central do bebê nas primeiras etapas da vida;
  • Sangue: está relacionado à produção de glóbulos brancos, promovendo efeito protetor para o sistema imunológico.

Suplementação nutricional indicada ORA-PRO-NÓBIS EM PÓ

Benefícios:  Previne e trata anemia, possui um alto índice de ferro, vitaminas e sais minerais, fortalecendo o sistema imunológico. Veja mais sobre o produto clicando aqui.

5 – SELÊNIO 

O selênio apresenta-se como um mineral muito importante para a saúde, pois ajuda a regular os hormônios e a prevenir alterações no colesterol e na tireoide, porque ele reduz a quantidade de substâncias inflamatórias no organismo e aumenta a quantidade de glutationa.

A glutationa é o antioxidante mais abundante no sistema de combate aos radicais livres, ela também tem papel ativo na recuperação celular e na eliminação de toxinas.

O selênio está presente em alimentos como a castanha-do-pará, arroz, trigo, semente de girassol, gema de ovo e frango.

O que leva a deficiência de selênio no organismo? 

Ter uma vida estressada, recorrer a tabaco, exercícios físicos intensos sem orientação, doenças inflamatórias e poluição são muitos dos fatores que aumentam o consumo deste mineral em nosso organismo.

Por que devemos realizar a suplementação do Selênio?

A suplementação é indicada porque o selênio tem um alto poder antioxidante, por isso ele ajuda a prevenir doenças como o câncer e a fortalecer o sistema imunológico, além de proteger contra problemas cardíacos e aterosclerose (aterosclerose é uma inflamação, com a formação de placas de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias do coração e de outras localidades do corpo humano).

Suplementação nutricional indicada SELENIUM

Benefícios:  Grande fonte de antioxidantes, protege contra radicais livres; ajuda na regeneração de células; na manutenção do sistema cardiovascular; no sistema imunológico; disfunções na tireoide e  alivia sintomas causados pela menopausa. Veja mais sobre o produto clicando aqui.

6 – PROTEÍNAS

As proteínas são nutrientes essenciais indispensáveis na alimentação, elas exercem diversas funções necessárias em nosso organismo.

Diversos tecidos humanos como ossos e músculos são feitos de proteína, são importantes para a imunidade e reações químicas do nosso organismo.

As proteínas são importantes para:

  1. Produzir massa muscular.
  2. Produzir anticorpos.
  3. Manter pele e cabelos saudáveis.
  4. Equilibrar os hormônios.
  5. Manter um bom sistema nervoso.
  6. Recuperação de feridas e cirurgias.
  7. Transportar oxigênio.
  8. Fornecer energia.

As proteínas são um nutriente encontrado em alimentos como ovos e derivados do leite, carnes, peixes e além de existir em alimentos de origem vegetal, como soja, feijão, amendoim, gergelim e lentilha.

A suplementação é indicada quando existe uma deficiência do nutriente no organismo ou quando a pessoa não consegue adequar sua alimentação pela correria do dia-a-dia, o que tornou-se bem comum nos últimos anos.

Suplementação nutricional indicada PROTEÍNA DE SEMENTE DE ABÓBORA CRUA

Benefícios:  A proteína de semente de abóbora é rica em vitaminas, minerais, tocoferóis e esteróis de plantas, além de fonte de ferro, zinco e magnésio. Veja mais sobre o produto clicando aqui.

Conheça mais alguns produtos que podem te auxiliar na suplementação alimentar no seu dia-a-dia.

* COMBO IMUNIDADE  SPIRULINA + CHLORELLA 

Benefícios: Ela fortalece o sistema imunológico aumentando o número de anticorpos, nutre e fortalece o sistema circulatório e intestinal, reduz os riscos de inflamações, reduz a retenção de líquidos no corpo e aumenta a quantidade de glóbulos vermelhos dentre outros benefícios.

* ALPHA WOMAN POLIVITAMÍNICO PREMIUM

Benefícios: É composto pelas principais vitaminas e minerais essenciais. É a primeira fórmula do Brasil que não oferece apenas o mínimo necessário de nutrientes, mas o IDEAL para que a sua saúde possa prosperar. A diferença você pode sentir e observar já nas primeiras semanas de uso.

* WHEY HIDROLISADO E ISOLADO

Benefícios: Aumento ou manutenção de massa magra; melhora na composição corporal; recuperação muscular; oferece rico aporte proteico e praticidade na ingestão de proteínas.

Entendemos então que para ter uma boa saúde precisamos estar sempre atentos a pequenas nuances de mudanças em nosso organismo, conforme a fase que estamos em nossa vida.

Agora que estás ciente que a suplementação não é apenas para quem faz atividades físicas, fique atento e cuide de sua saúde!

Uma suplementação às vezes se faz necessário, mesmo quando julgamos que tudo está bem.

Basta estar atento e sempre que possível consultar o seu médico, pois através de exames simples podemos descobrir se precisamos ou não começar a suplementação de algum vitamina em nosso organismo.

Sempre digo, que tudo que aprendemos para melhorar a nossa saúde, devemos colocar em prática!

Para conhecer esses e mais produtos que podem te ajudar nessa jornada, venha conhecer nossa página!


Até mais.

Conte-nos o que achou desta matéria.