Um olhar mais atento aos produtos usados no cuidado pessoal.

O uso dos produtos naturais tem crescido muito nos últimos anos, as empresas tem apostado cada vez mais nessa linha de produtos. Vamos entender melhor!

Existem tantas pessoas falando em ter uma vida mais saudável, estar mais perto da natureza, cuidar do futuro para as novas gerações! Mas como efetivamente podemos fazer isso em nosso dia-a-dia?

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, conforme a revista Forbes.

Dentro desse mercado, com o passar dos anos, vimos uma crescente procura por produtos naturais, caracterizados por não conterem aditivos químicos na sua composição.

As pessoas estão se cuidando mais, o importante não é só uma maquiagem bem feita, mas a preocupação com as melhores soluções para os cuidados diários com o corpo, o nosso templo sagrado.

Mas e os produtos que usamos? Eles nos prejudicam de alguma forma? São realmente produtos que podemos usar sem preocupação a curto e longo prazo?

Então chegamos em um ponto importante! Você conhece todos os ingredientes que aplica no seu corpo, aos passar um creme, ao usar um shampoo, um sabonete ou um creme dental?

Vamos pensar um pouquinho a respeito!
Pesquisando um pouco sobre o assunto, me deparei com uma lista imensa de produtos que estão no nosso dia-a-dia que contém substâncias tóxicas ao nosso organismo.

Vejamos o exemplo do shampoo, em sua maioria eles contém essas 5 substâncias abaixo:

1. SULFATOS

Os sulfatos são detergentes químicos que removem a sujeira e óleo do cabelo. Até aí, tudo bem, não fosse o fato de que ao realizar essa limpeza profunda ele leva embora também a hidratação natural, que dá brilho e suavidade as madeixas. O problema vai um pouco além: segundo a Sociedade Natural Americana, muitos sulfatos possuem resquícios de disruptores hormonais, incluindo dioxane, uma substância cancerígena.

2. PARABENOS

Parabeno é um conservante, um dos itens mais necessários em qualquer tipo de cosmético – de shampoo a batom, de creme de barbear à desodorantes, em praticamente todos os itens. Os parabenos são xenoestrógenos, que possuem composição parecida a dos hormônios do nosso corpo. Conhecido disruptor endócrino, o xenostrógeno imita os efeitos dos estrogênios naturais, causando mudanças hormonais em nosso corpo — inclusive com risco de desenvolver câncer.

3. FRAGRÂNCIA

Já estudamos aqui no blog sobre os óleos naturais, que podem ser usados para produção de fragrância. Mas, se na parte de ingredientes do seu shampoo ou condicionador só conter os dizeres “fragrância”, pode ser um pouco preocupante. Isso porque o termo não é regulamentado por nenhum órgão de controle. Ainda segundo a Sociedade Natural Americana, isso nos deixa suscetível a 3.100 diferentes químicos que são usados para compor o cheirinho gostoso do nosso produto.

4. TRICLOSAN

O Triclosan é um composto químico usado como bactericida, fungicida e conservante em cosméticos e produtos de higiene pessoal, como shampoo, sabonetes e cremes dentais. Ainda não há evidências de que o Triclosan é seguro para uso, muito pelo contrário: há alguns sinais de alerta. Além de ser também um disruptor endócrino e ser tão perigoso quanto o xenoestrógeno, ele já foi relacionado com problemas no sistema imunológico, perda de peso e reprodução celular incontrolável.

5. POLIETILENOGLICOL

Também conhecido como PEG, é perigoso pois interfere no desenvolvimento humano, segundo a Sociedade Natural Americana, e também contém dioxane, substância cancerígena.

Pense bem! Além destas substâncias fazerem mal a nossa saúde, ainda prejudicam o meio ambiente durante a produção e após o consumo ao se misturarem as águas.

Ainda temos uma outra substância bem prejudicial que está em nossos produtos de uso diário!


O ALUMÍNIO

O Alumínio está presente nos desodorantes, ele atua como uma barreira, obstruindo os dutos de suor para evitar a transpiração.

Estudos indicam que a toxina está relacionada ao câncer de mama e também ao Alzheimer.  

Na prática, os alumínios podem causar um tipo de instabilidade genômica no nível celular. Isso significa que nossas células terão uma tendência muito maior de sofrer mutações.

Essas mutações, inclusive, aumentam a chance de crescimento de tumores.   

Sei o que deve estar pensando. Mas e agora? A informação sempre é a chave! 

Com essa crescente  de produtos naturais, muitas empresas estão apostando em novos produtos, sem o uso de aditivos químicos ou substâncias tóxicas.

Uma das características de produtos naturais, é que eles precisam ter 95% da sua matéria-prima natural, e outros 5% com substâncias sintéticas e autorizadas pelos órgãos competentes.

Os produtos naturais contam com ingredientes tirados da natureza, como óleos essenciais, corantes naturais, manteigas vegetais, óleos vegetais e pigmentação natural.

Pesquise sobre os produtos que você usa e aos poucos pode ir substituindo por produtos mais nocivos ao organismo humano.

Existem vários produtos no mercado, como shampoo, condicionadores, desodorantes, cremepastas de dente, máscaras e hidratantes, vários produtos que podem ser substituídos por produtos mais naturais. Talvez você ache estranho, quando começar a usar os produtos naturais, porque eles agem de forma diferente.

Como no caso do shampoo que faz menos espuma, pode embaraçar mais os fios e até pode parecer que seu cabelo ficou pior! Mas tenha calma, pode levar tempo para que você se acostume com os resultados, isso não quer dizer que eles não serão satisfatórios!!

Os produtos naturais são desenvolvidos para oferecer resultados a curto e longo prazo sem prejudicar a saúde.

Vamos conhecer alguns produtos que você já pode colocar na sua lista de novos queridinhos!

* Creme dental Vegano

Como a indústria tem pensado mais em produtos menos agressivos, hoje temos algumas marcas e tipos de creme dental disponíveis dentro da linha vegana, sem flúor, sem parabenos, sem sulfatos, sem corantes e sem conservantes artificiais.

Já ouviu falar em creme dental com carvão ativado?

É um creme perfeito para quem procura fazer clareamento dos dentes de forma mais natural, sem causar sensibilidade ou dores. Ele possui partículas de carvão ativado, que remove as impurezas que amarelam os dentes.

* Desodorante sem alumínio e sintéticos

Os desodorantes naturais não tem recursos antitranspirantes, pois para isso usa-se o alumínio, uma substância prejudicial à saúde, além disso eles não contém parabenos e petroquímicos sintéticos adicionados as fórmulas dos desodorantes comuns.

Os desodorantes naturais usam ingredientes naturais como a tapioca, o óleo de coco e os óleos essenciais, em uma fórmula que em nada agride a saúde, funcionando com um hidratante suave.

* Manteiga de Cupuaçu

A manteiga de cupuaçu é um super hidratante facial, sem nenhum aditivo, é um produto natural de origem vegetal, tem função antioxidante, com textura similar a uma pasta, de cor esbranquiçada, e utilizado principalmente para combater o ressecamento da pele e dos cabelos, pois mantém a sua hidratação, entre outras diversas propriedades.

Seu pode ser bem abrangente, massagear contusões, massagens localizadas, eliminar as manchas causadas por queimaduras e cicatrizes.


 * Óleo andiroba

O óleo de andiroba é um óleo vegetal puríssimo, extraído da Amazônia. Esse óleo contém propriedades medicinais importantes, sendo rico em vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais, entre eles, ácido mirístico, palmitico, esteárico, oleico, linoleico e linolênico. Ele é um excelente auxiliar para os processo de recuperação da pele, atuando com um poderoso agente regenerador, que promove a hidratação e a saúde dos tecidos. Também pode ser utilizado para alívio de dores relacionadas à artrite, reumatismo, lesões musculares, inchaços e contusões.  


Trocar os produtos do nosso dia-a-dia de repente, por produtos mais naturais, não é uma tarefa fácil.

Os produtos naturais são desenvolvidos pensando na saúde, no bem estar da vida humana e na extração consciente dos produtos da terra, mas eles agem de forma mais lenta, o que exigirá de você um pouquinho de paciência e boa vontade.

Mas acredite, se você seguir por esse caminho, sua saúde agradece!

Venha conhecer alguns de nossos produtos da linha natural, que você pode adquirir em nossa loja!

E espero que tenham gostado dessas dicas!

Até mais!

Conte-nos o que achou desta matéria.