O que é detox? Desintoxicação corporal

Você já pensou em fazer uma desintoxicação corporal, o chamado DETOX? Sabe como fazer e quais as vantagens para o seu organismo? 

Você sabia que fazer um detox é uma das principais maneiras de desintoxicar e manter-se saudável?

O objetivo do detox é fazer uma limpeza profunda no organismo, eliminar o excesso de toxinas que se acumulam no organismo acelerando o processo de envelhecimento, causando inchaços, inflamações  e vários desequilíbrios, essas toxinas são acumuladas ao longo dos anos.

Nosso organismo tem a autolimpeza e a manutenção de toxinas como um processo próprio, ele entende melhor que nós mesmos, quais as necessidades do nosso corpo. 

Então funciona assim, ao longo dos anos somos consumidores de alimentos como a carne vermelha, açúcares, laticínios, alimentos industrializados que contém aditivos químicos, refrigerantes e sucos artificiais, tudo isso desencadeiam em nosso organismo um processo inflamatório.

O corpo por sua vez, vai enviar mensagens de que não está dando conta de purificar isso tudo sozinho, então preste atenção nos sinais! 

Se você está com dor de cabeça constante, insônia, problemas digestivos, seu intestino não funciona como deveria, tem mal-estar, inchaço ou sente-se fadigado sem motivos, está na hora de aplicar um processo de DETOX em seu organismo.

A desintoxicação funciona como uma limpeza do organismo, um ponto muito importante para isso é o consumo de água, aumentar a ingestão de água pode ajudar a eliminar as toxinas e impurezas presentes no organismo, além de ser imprescindível para o bom funcionamento de órgãos importantes como o fígado e o intestino.

Nosso fígado é o órgão mais poderoso para realizar uma detox no organismo, ele pega algo que faz mal e transformar em algo não danoso, para seguir seu processo até que seja eliminado, o ato de eliminar é o desintoxicar.

De uma forma mais didática, essa eliminação ocorre pelo intestino, pela pele, pela urina, pelo suor e  também pela respiração. Quando  nosso corpo está se sentindo sobrecarregado ele não consegue fazer esse processo sozinho. Por isso consideramos realizar um detox. 

Muitas vezes o detox é associado ao emagrecimento, mas o objetivo do detox não é emagrecer, apesar de muitas das opções usadas em sucos detox terem a função de acelerar o metabolismo, consequentemente você pode perder uns quilinhos.

A base do detox é implementar uma dieta saudável, eliminando ao máximo alimentos processados, açúcares e gorduras trans. Substitua por alimentos ricos em nutrientes, vitaminas e minerais.

Alguns alimentos auxiliam nesse processo e cumprem bem o papel de detox para nosso organismo. 

– Probióticos

Os alimentos probióticos são considerados funcionais, além de terem vitaminas e minerais importantes para nutrir o organismo, ainda contém leveduras e bactérias boas que ajudam na manutenção da saúde, contribuindo para uma boa digestão.

– Chlorellas

A chlorella, é uma microalga rica em fibras, proteínas, ômega 3, vitaminas do complexo B, vitamina A e C, e minerais como fósforo e potássio, rica em clorofila, um pigmento verde das plantas com ação antioxidante, ajudando a prevenir doenças como câncer e diabetes.

Normalmente usada como suplemento a chlorella é uma ótima opção para ser usada em dietas detox, pois também é rica em proteínas e um potente antioxidante, muito utilizada por Veganos e Vegetarianos.

– Triphala

É uma erva indiana rica em consideráveis quantidades de ativos anti-inflamatórias, antioxidantes, calmantes e antissépticos. O principal benefício da triphala é ajudar a estimular o funcionamento do intestino, o chá de triphala é muito usado para tratar prisão de ventre.

Em uma dieta detox ir ao banheiro regularmente é a principal forma que o corpo tem de se livrar das toxinas. Sendo assim, melhor usar uma erva como a triphala em um programa detox, que elimina toxinas e ajuda a manter o intestino funcionando regularmente.

Grama de trigo

Derivada do grão de trigo comum, a grama de trigo é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos e enzimas, além de muita clorofila.

Por ser alcalina, consegue neutralizar ácidos fracos, rica em nutrientes, um excelente alimento para detox celular, especialmente associada a dieta com frutas, vegetais e água.

– Detox com Limão

O limão tem o poder de tirar as toxinas de cena. O suco de limão é um remédio caseiro para desintoxicar, rico em potássio e clorofila auxilia na alcalinização do sangue, eliminando as toxinas do organismo. Em uma boa dieta de detox não pode faltar o bom e velho limão!

Shots

Os shots são ótimas opções de detox, já falamos aqui no blog sobre eles, mas vale lembrar que o shot é uma única dose.

Shot é uma bebida concentrada que reúne superalimentos considerados funcionais, ervas e especiarias que visam desintoxicar o corpo, assim o corpo elimina as toxinas.

O que usar no shot de detox? Aí você terá uma infinidade de combinações.

Leia aqui a matéria sobre Shot Matinal

Apresentar que o suco detox faz maravilhas em um pós treino.
Um suco detox depois do treino, faz maravilhas!

Vale lembrar que apenas a alimentação não consegue realizar a desintoxicação, outros hábitos são tão importantes quanto.

A prática do JEJUM é uma técnica muito usada para desintoxicar.

Ao praticarmos o jejum, o processo de desintoxicação é acionado naturalmente.

Com o estômago vazio, o corpo direciona suas energias para a limpeza do organismo. Assim, as toxinas presentes nas células começam a ser jogadas na corrente sanguínea para serem expulsas.

Esse processo pode causar um tanto de mal-estar, com sintomas conhecidos como: fome, tontura, fadiga, dor de cabeça, nevoeiro mental e letargia. Tudo isso é o seu corpo fazendo a faxina.

Após superado o período inicial, o corpo adquire energia e bem-estar, clareza mental e emocional. Mas para um método como esse, sempre é bom o acompanhamento de seu médico.  

Realizar um DETOX é uma das principais maneiras de manter nosso corpo saudável de forma geral.

É uma estratégia de limpeza profunda, eliminando toxinas e xenobióticos que acumulam durante anos em nosso organismo.

Lembre-se: Quando realizar o DETOX ? Quando seu corpo pedir!

Fique atento aos sinais, mantenha seu corpo saudável e sua saúde em dia!

Seja vigilante, seu organismo agradece!

Até mais!

Um comentário sobre “O que é detox? Desintoxicação corporal

Conte-nos o que achou desta matéria.