Cúrcuma, um anti-inflamatório natural.

Cúrcuma longa um anti-inflamatório natural

Cúrcuma longa possui diversos benefícios, é grande aliado para fortalecer o sistema imunológico e um potente anti-inflamatório natural que protege o seu organismo.

A cúrcuma longa é uma planta herbácea, seu nome científico é Cúrcuma Longa, conhecida por diversos nomes como açafrão-da-terra, açafrão-da-índia, gengibre amarelo, raíz-de-sol ou ainda Turmérico. São pertencete à família Zingiberaceae.

Com sabor picante, a Cúrcuma possui um aroma agradável, sua raiz é um alimento altamente energético. Possui um pigmento chamado curcumina, o responsável pela cor alaranjada da raiz. Por isso, a raiz é muito utilizada como corante alimentício, em mostardas, macarrões, entre outros.

O QUE É A CÚRCUMA LONGA?

A cúrcuma é uma das especiarias mais poderosas que conhecemos, com atividades antioxidante, anti-inflamatória, antisséptica e termogênica, dessa forma, auxilia a retardar o envelhecimento das células, previne doenças, fortalece o organismo, a saúde cardíaca e auxilia o processo de emagrecimento.

Assim, a sua principal função, é estimular os sistemas digestivo, circulatório e respiratório, normalizando o fluxo de energia com um efeito antibiótico.

Além disso, o consumo regular da cúrcuma pode melhorar a qualidade do sono, reduzir a ansiedade e aumentar a sensação de bem-estar.

Fortalece o sistema imunológico

A Cúrcuma Longa, por ser fonte natural da curcumina, fortalece o sistema imunológico e ajuda a estabilizar a microbiota do corpo, inibindo o desenvolvimento excessivo de bactérias. Por isso, na medicina popular, é usada em forma de cataplasma para tratar pé-de-atleta, contusões, psoríase, inchaços e feridas.

A Cúrcuma tem sido difundida como um potente anti-inflamatório e antioxidante, o qual pode ser útil em doenças reumáticas (artrite reumatoide). Enquanto isso, na medicina Ayurvédica (medicina tradicional indiana), o rizoma de cúrcuma tem sido usado por séculos como tônico para problemas gastrointestinais.

A utilidade desta especiaria na culinária é bem abrangente, usada para molhos, carnes, peixes, sopas, massas ou simplesmente para dar cor e sabor ao arroz do dia-a-dia.

A cúrcuma é um potente anti-inflamatório natural.
Cúrcuma anti-inflamatório natural

INDICAÇÕES DA CÚRCUMA como ANTI-INFLAMATÓRIO NATURAL

Devido a sua ação anti-inflamatória, a cúrcuma pode auxiliar no tratamento das dores em doenças como a artrose, osteoartrite, artrite reumatoide e inflamações em geral, ao passo que atingem as articulações do corpo provocando dores e desconfortos.

Conheça a nossa Cúrcuma com Gengibre, clicando aqui –> Cúrcumas Orgânicas com Gengibre Orgânico em Pó 100% puro – Raízes Ayurvédicas. Um jeito prático de usar esta especiaria a favor da sua saúde!

BENEFÍCIOS DA CÚRCUMA LONGA

1. Possui ação anti-inflamatória:

A cúrcuma consegue inibir algumas enzimas responsáveis por inflamações crônicas, bem como melhorar a oxidação, auxiliando no tratamento e prevenção destas doenças.

Após o consumo de curcumina seus metabólitos se encontram em altas concentrações na circulação. Assim são responsáveis pelas ações anti-inflamatória e antioxidantes que diminuem os sintomas das doenças metabólicas, como a osteoartrite. Dessa maneira, entende-se que a curcumina é um possível agente terapêutico para artrite (DAILY et al., 2016).

2. Aliviar a dor da artrite:

A artrite é uma condição dolorosa que pode afetar a capacidade funcional e causar fadiga muscular. Ela pode ser agravada, sobretudo, por fatores como estresse oxidativo, inflamação local e sistêmica.

Então, se torna importante adotar medidas que ajudem a reduzir esses fatores para controlar a doença.

Os estudos realizados com a Cúrcuma Longa revelaram que essa especiaria proporciona um alívio significativo da dor e da rigidez associadas à artrite. Além disso, é importante destacar que esse alívio é ainda mais eficaz quando comparado aos analgésicos convencionais. Portanto, isso significa que a utilização da Cúrcuma Longa pode ser uma alternativa promissora no tratamento dessa condição debilitante.

3. Reduz o risco de doenças cardíacas:

As doenças cardíacas são atualmente a maior causa de mortes no mundo. Nesse sentido, é importante adotar medidas preventivas para proteger a saúde do coração. Estudos sugerem que a Cúrcuma Longa pode ajudar a prevenir o acúmulo de placas que podem obstruir as artérias e que sobretudo, levam a ataques cardíacos e derrames.

Felizmente, a cúrcuma pode ser uma aliada nesse processo, já que seu princípio ativo consegue impedir a oxidação do colesterol no organismo.

Como resultado, o colesterol oxidado é o que danifica os vasos sanguíneos, que se acumula levando a ataques cardíacos e acidentes vasculares no cérebro.

4. Diminui os níveis de colesterol:

A cúrcuma auxilia na diminuição do colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim, que se acumula nas paredes dos vasos sanguíneos. Dessa forma, a diminuição do colesterol LDL protege o coração de um ataque cardíaco ou derrame.

Pesquisas revelam que as moléculas da Cúrcuma Longa funcionam como mensageiras que se comunicam com genes das células do fígado, dessa maneira, direcionando-as para aumentar a produção de proteínas que criam receptores para o LDL (mau colesterol). Por isso, com mais receptores de LDL, as células do fígado conseguem eliminar uma maior quantidade de colesterol do organismo do que naturalmente faria.

Surpreendentemente os benefícios desta planta são bem abrangentes, sendo assim vamos apenas citar mais alguns.

Mais alguns benefícios da Cúrcuma longa

  • Potente ação anti-inflamatória e antioxidante;
  • Atua na redução de dores articulares causadas pela inflamação nas articulações;
  • Atua na redução de doenças cardiovasculares;
  • Atua no controle da Diabete;
  • Auxilia na diminuição dos sintomas da TPM;
  • Forte aliada a saúde cerebral;
  • Auxilia na digestão e pode contribuir para fortalecer a imunidade e melhorar o metabolismo.
  • Melhorar a digestão;
  • Ajudar na perda de peso;
  • Combater resfriados e gripes;
  • Evitar crises de asma;
  • Desintoxicar o fígado;
  • Regular a flora intestinal;
  • Tratar problemas no fígado;
  • Estimular o sistema imune;
  • Aliviar inflamações da pele, como eczema, acne ou psoríase.
  • Enfim, a Cúrcuma Longa pode ser utilizada para diminuir os níveis de colesterol no sangue e aliviar os sintomas de tensão pré-menstrual.

Por isso, vimos que a Cúrcuma Longa apresenta um grande potencial de utilização, suas propriedades a tornam uma boa opção para contribuir com a saúde do nosso organismo.

Esta especiaria pode estar presente na alimentação diária, seja como tempero no preparo das refeições ou na sua rotina de shot matinal, assim, o importante é fazer escolhas saudáveis para você e sua família!

Leia também: Cúrcuma e Gengibre na alimentação diária

Até mais!

.

.

.

Fonte

1- Ministério da Saúde: Informações Sistematizadas da Relação Nacional de PLANTAS MEDICINAIS CURCUMA LONGA L., ZINGIBERACEAE – AÇAFRÃO-DA-TERRA DE INTERESSE AO SUS

2- SANTOS, Vanessa Sardinha dos. “Cúrcuma”; Brasil Escola.

3- DAILY JW, Yang M, Park S. Efficacy of Turmeric Extracts and Curcumin for Alleviating the Symptoms of Joint Arthritis: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Clinical Trials.

4 – Revista Saúde em Foco – Edição nº 11 – Ano: 2019 – Artrite reumatoide e o uso da Cúrcuma longa L. no tratamento

5- Coreia Pina, Soraia Filipa: Curcumina – A sua aplicabilidade na terapêutica da Diabetes Mellitus

Um comentário sobre “Cúrcuma longa um anti-inflamatório natural

Conte-nos o que achou desta matéria.