Cúrcuma e gengibre na alimentação diária, quais os benefícios?

Uma dupla milenar que contribui para o funcionamento do sistema imunológico, com propriedades altamente eficazes para a saúde auxiliando na perda de peso.

Essa combinação tem muito a te oferecer, pois, contribuem em muito para o bom funcionamento do sistema imunológico, aceleram o metabolismo auxiliando no emagrecimento saudável e são muito eficazes contra o estresse.

Mas muitas pessoas ainda têm dúvidas se essas especiarias são a mesma.

Cúrcuma e gengibre são a mesma coisa?

Se você comparar, vai descobrir que embora tenham uma semelhança elas não são a mesma coisa. 

Ambas pertencem à família das Zingiberaceae, originárias da Ásia, são usadas como especiarias na culinária, mas sua coloração e aroma são distintos, cada uma tem seu sabor único. 

Suas propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e antioxidantes, contribuíram para a popularização destas plantas na culinária ao redor do mundo. 

Cúrcuma e Gengibre por Pexels.com

Então vamos dar uma olhada mais de perto nestes alimentos?

O gengibre (Zingiber Officinale) tem um sabor quase apimentado e ligeiramente adocicado, possui um aroma forte e picante. No gengibre encontramos carboidratos e os óleos essenciais: gingeróis, zingibereno, falandreno, canfeno, cineol, broneol e citral, o gingerol encontrado em maior abundância entre seus componentes. Por este motivo o gengibre é bastante utilizado em sopas, saldadas e massas, sem esquecer dos pratos orientais, chás e sucos detox.

A cúrcuma também conhecido como Açafrão-da-terra, tem um sabor picante e um aroma agradável, sendo um alimento altamente energético. Na cúrcuma encontramos a curcumina, responsável pela cor alaranjada da raiz. Por este fator, é muito utilizada como corante alimentício, em mostardas, macarrões, entre outros.

A curcumina, é considerada um poderoso termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal!

A curcumina tem sido estudada por suas ações bioativas e a mais de 2.000 anos seu uso medicinal tem sido muito comum na medicina ayurvédica, por suas propriedades de cura e prevenção de doenças.

Quais as propriedades da Cúrcuma?

A cúrcuma possui várias propriedades, em destaque as propriedades digestivas, propriedades inibidoras de gases intestinais, propriedades cardiovasculares, ação anti-inflamatória, cicatrizante, antialérgico, antimicrobiano e antioxidante.

Temos alguns produtos maravilhosos de cúrcuma, veja baixo:

1 – Curcumax (cúrcuma + pimenta preta) – É a cúrcuma em pó que pode ser usada na culinária, para preparar deliciosos pratos para sua família, com uma pitadinha de saúde!

2 – True Curcuma (cúrcuma + piperina) – Para quem prefere praticidade, pode tomar a cúrcuma em cápsulas, terá o mesmo benefício com a praticidade de levar onde quiser, lembrando que este produto contém a pimenta.

3 – Curcumagic (extrato de cúrcuma concentrado) – Assim como o produto anterior, este também é em cápsulas, mas não contém a pimenta, o que é uma boa opção para os intolerantes a essa especiaria.

Quais as propriedades do gengibre?

Por sua vez o gengibre possui propriedades que estimulam o organismo, desinflam e acalma a dor; tem ação carminativa, anti-inflamatória, anti-náuseas e possui efeito analgésico e antipirético.

Descobrimos aqui dois alimentos poderosíssimos, que agem em benefício a saúde do nosso organismo, não usar estes benefícios seriam um desperdício da riqueza que a natureza nos dá.

Como te apresentei produtos de cúrcuma, agora vou te apresentar algumas jóias do gengibre.

1 – Gengibre Védico em pó – Experimente usar o gengibre em pó em chás ou shots matinais, pode ser usado para potencializar sucos, smoothies ou até mesmo shakes para pré-treino, de modo a contar com sua poderosa ação termogênica.

2 – Galanga em Pó (Gengibre Tailandês) – Também pode ser usada para chás ou shots matinais, a galanda é muito usada culinária para dar aquele sabor especial aos pratos.

3 – Shot Matinal – O Shot matinal é uma combinação de especiarias para deixar seu café da manhã turbinado, ele tem um misto de especiarias como cúrcuma, gengibre, manjericão, canela do ceilão, estévia, cravo e pimenta preta.

Quais os benefícios da Cúrcuma com Gengibre?

  • Ameniza quadros de artrite reumatoide e fibromialgia;
  • Inibe células cancerígenas;
  • Desintoxica o organismo;
  • Reduz risco de doenças cardiovasculares;
  • Ameniza quadros de stress;
  • Diminui o colesterol;
  • Auxilia no tratamento do mal de Alzheimer;
  • Descongestiona vias aéreas, auxiliando em dores de garganta, gripes e resfriados;
  • Alivia as dores menstruais;
  • Auxilia no tratamento de infecção urinária;
  • Combate o envelhecimento precoce das células e da pele;
  • Ajuda nos problemas digestivos e falta de apetite;
  • Acelera o metabolismo, agindo na queima de gordura corporal;
  • Combate flatulência, impedindo formação de gases;
  • Melhora as dores musculares e articulares;
  • Previne quadros de caspa, micose e candidíase;

A cúrcuma e o gengibre possuem características termogênicas e são muito usadas em dietas e detox para perda de peso.

Estudos mostram que a curcumina pode ser uma aliada na sua dieta, pois, ela favorece a produção da gordura escura, considerada saudável, enquanto auxilia o processo de queima da gordura branca que se acumula no tecido adiposo.

Porém, a cúrcuma possui mais curcumina que o gengibre, fazendo com que a combinação de ambas as especiarias turbinam sua dieta para perda de peso.

Ao fazer a comparação entre cúrcuma e gengibre descobrimos serem alimentos diferentes, com sabores e coloração semelhantes, mas que possuem benefícios distintos para sua saúde.

Seja como for, usar a cúrcuma e o gengibre em sua alimentação ajuda a melhorar a saúde, dentre todos os benefícios aproveitem o ganho de sabor e nutrientes em sua dieta!

Até mais!

Um comentário sobre “Cúrcuma e gengibre na alimentação diária, quais os benefícios?

Conte-nos o que achou desta matéria.