Ícone do site Blog- Naturalmente Zen

Alimentos probióticos e prebióticos: quais seus benefícios

Os alimentos probióticos e prebióticos devem fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada, são alimentos que ajudam a manter a saúde em dia e a prevenir doenças.

Vamos entender o que são alimentos probióticos e prebióticos neste texto que preparamos para vocês!

Os probióticos, são microrganismos vivos (bactérias), podem melhorar o equilíbrio da microbiota intestinal, trazendo efeitos benéficos à saúde. Além disso, existem diversos alimentos probióticos, tais como o leite, queijos, Kefir, iogurte, kambuchá, shoyu, leites fermentados entre outros.

Os prebióticos, por sua vez, são componentes que servem para as bactérias se reproduzirem no intestino. Eles são compostos de fibras solúveis, não digeríveis que afetam beneficamente a nossa microbiota. Esses nutrientes são encontrados em alguns alimentos, tais como chicória, alho, cebola, chuchu, biomassa de banana-verde, alcachofra, cereais integrais e em alguns leites e fórmulas lácteas, entre outras, como farinhas orgânicas. Ademais, os prebióticos também são comercializados em suplementos.

Alimentos funcionais são aqueles que além de nutrir o corpo, proporcionam benefícios extras. Entre estes alimentos estão aqueles que contém probióticos e prebióticos, ou seja, substâncias que se complementam e são essenciais em nossa dieta.

Quando consumimos os prebióticos, eles fermentam e estimulam o crescimento das bactérias probióticas em nosso intestino, em suma, auxiliam no seu funcionamento e trazem inúmeros benefícios ao organismo.

Portanto, a combinação de alimentos com probióticos e prebióticos é fundamental para manter a saúde do corpo em dia. Além disso, existem no mercado suplementos, bebidas e saches que auxiliam na ingestão adequada destas substâncias.

Dica: Quando necessário, e se indicado por um profissional, a ingestão também pode ser feita por suplementação! 

Dicas de suplementação

Leia também: Cúrcuma e Gengibre na alimentação diária, quais os benefícios?

Benefícios dos probióticos e dos prebióticos a nossa saúde

Podemos citar entre os benefícios, o controle da microbiota intestinal, o que certamente implica na diminuição da população de bactérias maléficas em nosso organismo.

Os benefícios dos probióticos são:

Os prebióticos, por sua vez contribuem para:

Alimentos probióticos e prebióticos para a saúde do seu intestino!

Qual é a importância do consumo de alimentos probióticos e prebióticos?

O consumo regular de probióticos e prebióticos ajuda na prevenção de doenças e na manutenção de um intestino saudável. 

Uma ótima opção é incluir estes alimentos funcionais no seu café da manhã, trazendo mais saúde para a sua flora intestinal logo cedo!

Médicos podem utilizar os probióticos e prebióticos não só no dia a dia, mas também para reduzir sintomas de diarreia em pacientes que estão em tratamento de quimioterapia e radioterapia, em pacientes que fizeram cirurgia intestinal, entre outros casos.

As empresas do mercado disponibilizam saches, suplementos e bebidas lácteas contendo probióticos e prebióticos para auxiliar na ingestão adequada ou suplementação de ambos.

Dica: Busque sempre a ajuda de um médico para verificar sua condição para o consumo. 

Bem agora que já sabe a importância dos alimentos funcionais para a saúde do seu intestino, bora repensar e quem sabe começar por um café da manhã mais nutritivo!

Até mais!

Fonte:
Probióticos e prebióticos: o estado da arte – por: Susana Marta Isay Saad (publicação 07/07/2006

Sair da versão mobile