Tenha uma vida mais saudável, cuidando do seu corpo, mente e espírito!

Você sabe como ter uma vida saudável e mais plena? Para ter uma vida mais saudável, com mais energia e disposição devemos cuidar da nossa alimentação!

Mas esta alimentação não está relacionada apenas ao que comemos, mas também como pensamos! Alimentar corpo, mente e espírito é a chave para uma vida saudável!

Para termos uma vida mais saudável, devemos buscar o equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

Pequenos cuidados no seu dia-a-dia trazem grandes benefícios, comece com pequenas mudanças na alimentação, coloque o corpo em movimento seja com exercícios físicos ou com algo mais divertido como dançar, gerencie melhor o seu horário de descanso e tenha uma boa noite de sono, estes cuidados ajudam a controlar as emoções e o estresse do dia-a-dia.

Corpo, mente e espírito são chamados de Tríade da Saúde! Porque estão interligados e quando um adoece o outro também sofre.

São nas pequenas atitudes que alcançamos o equilíbrio!

Meditar, fazer atividades físicas, dançar, fazer atividades manuais, artísticas, ler um bom livro, toda e qualquer atividade que desacelere a mente, solta o corpo e faz bem, lhe ajuda a encontrar o equilíbrio.

Corpo

Nosso corpo foi feito para estar em movimento, ter uma vida sedentária pode desenvolver uma série de problemas, como obesidade, colesterol, hipertensão e transtornos psicoemocionais como a ansiedade.

Assim como uma alimentação ruim ou inadequada pode fazer mal para a saúde física, não só a física como também a emocional, acarretando problemas como ansiedade e depressão.

Mente

Atualmente existe uma grande dificuldade em acalmar a mente, vivemos em um mundo muito corrido, muito tecnológico, muito barulhento onde as pessoas estão sobrecarregadas, até mesmo intelectualmente, não conseguem eliminar o que não é útil. Isso adoece o corpo, a mente e o espírito. Tudo isso são fortes fatores para acabar com uma mente cansada e desestabilizada.

Sendo assim, é necessário acalmar a mente, se autoconhecer, compreender suas emoções, pensamentos e sonhos. É preciso desacelerar a mente e fazer uma limpeza, tirando tudo aquilo que se torna desnecessário, para ter uma qualidade de vida melhor.

Espírito

Alimentar o espírito é extremamente importante. O espírito tem haver com uma série de atividades inerentes à vida em sua mais pura essência e plenitude, como pensamento, sensibilidade, afetividade, intuição, crenças,  além das faculdades psíquicas, morais e intelectuais que caracterizam um ser humano.


Como buscar o equilíbrio entre corpo, mente e espírito

Para alcançar o equilíbrio entre corpo, mente e espírito é preciso buscar em um conjunto de valores, como cultivar bons hábitos, conectar-se as pessoas ao seu redor, conectar-se à natureza e cultivar bons sentimentos, emoções e vibrações.

Ter uma alimentação mais saudável

Para alcançar o bem-estar do corpo, buscamos uma alimentação mais saudável.

Comer alimentos processados, com alto índice de sódio e gorduras hidrogenadas pode provocar doenças graves no coração, fígado e rins.

Procure fazer a troca gradativa entre os alimentos processados por alimentos orgânicos, tenha uma dieta mais equilibrada, dando preferência aos alimentos naturais e principalmente sempre faça suas refeições com calma, aproveite esse momento para se conectar com você.

Fazer atividades físicas 

Através da prática de atividades buscamos alcançar o bem-estar entre o corpo e a mente.

Encontre algum exercício que você goste e pratique regularmente, pois durante a prática de exercícios o corpo libera endorfina, a substância responsável pela sensação de prazer, e nada mais prazeroso que fazer algo que goste.

Acalmar a mente-corpo

Existem alguma atividades terapêuticas que pode acalmar a mente, proporcionando autoconhecimento, equilíbrio emocional e bem-estar, como a prática de meditação ou a yoga; psicoterapias, essências e florais, ou ainda atividades artísticas.

Uma atividade que auxilia no dia-a-dia para trazer calma e serenidade, é ler um bom livro, com aquelas histórias que nos transportam para dentro de suas páginas. Esta é uma prática sugerida para se fazer antes de dormir, pois a leitura acalma e nos proporciona um sono mais reparador.

Ter uma boa noite de sono

Ter uma boa noite de sono significa ter um sono reparador, não necessariamente dormir 8h a 9h por noite lhe trará um sono reparador.

Quem não dorme bem tem mais dificuldade para manter o peso, tem ansiedade, estresse, compulsões e desequilíbrio do eixo hormonal.

O que se busca é ter horas de sono de qualidade! Para se preparar para dormir, o ideal é desligar dos problemas, relaxar e equilibrar a mente. Alguns profissionais sugerem que a melhor hora para ir deitar é entre as 22h e 22h30, pois quando dormimos nosso cérebro produz a melatonina, que é produzida e liberada principalmente pela glândula pineal, quando a quantidade de luz no ambiente é reduzida, sendo um forte indutor do sono.

Ter o hábito de meditar

Meditar é uma forma de silenciar a mente, buscar a conexão com as boas vibrações, sintonizando-se à energia do universo, da natureza, é  entrar em contato consigo mesma e perceber o que não está bom em sua rotina.

Você pode meditar em qualquer hora do dia, basta preparar o ambiente e separar uns 5 a 10 minutos para exercitar essa prática.

Para auxiliar na hora da meditação, procure um local silencioso, se preferir ouça frequências musicais próprias para meditação e faça uso de produtos aromáticos, como incensos ou difusores onde pode-se colocar óleos essenciais específicos para o que deseja alcançar,  e deixe o seu ambiente aconchegante para que você possa usufruir desse tempo com mais qualidade e sintonia.


Como meditar?

Para quem nunca meditou, o primeiro passo é sentar, com a coluna reta, descruzar as pernas, ficar tranquila e focar na sua respiração pelo nariz, o nariz tem uma conexão direta no sistema nervoso. 

Quando respiramos pela boca, trabalhamos o aparelho digestivo. Para quem pensa em equilíbrio da mente a respiração deve ser nasal.

Silencie tudo e preste atenção na respiração. 

Com os olhos abertos ou fechados, foque na respiração por uns 5 a 10 minutos e observe que tipo de pensamentos e qual a qualidade dos pensamentos que chegam até você.

Não se apegue aos pensamentos, deixe o pensamento passar, tente não fixar no pensamento que chegar. A técnica é tentar aumentar o espaço vazio entre um pensamento e o outro, para conseguir acalmar a mente. 

Tente priorizar estes minutinhos em sua rotina, buscar a saúde mental é uma forma de alcançar a saúde física.


Tudo que se faz é uma questão de treino e aprendizado. 

Introduza hábitos saudáveis em sua rotina, cultive os cuidados com o corpo, mente e espírito, assim você conseguirá o equilíbrio entre eles, garantindo o seu bem-estar e uma vida mais saudável!

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Espero que tenham gostado de nossas dicas!

Até mais!

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