Por que as gorduras boas são necessárias para nosso organismo?

Quando ouvimos falar em gorduras, já nos vem a mente alimentos como frituras e outros alimentos  gordurosos que podem ser prejudiciais a nossa saúde. Mas não é bem assim!

Existem gorduras que são boas e necessárias para o bom funcionamento do organismo, elas previnem doenças, melhoram a circulação do sangue, fornecem energia, auxiliam na temperatura corporal e na produção de hormônios entre outros, além de trazer sabor para os alimentos que consumimos.

Então hoje vamos falar um pouco sobre o que são estas gorduras boas!

O que são gorduras boas?

Gorduras boas são aquelas que trazem benefícios para nossa saúde, que podemos considerar uma gordura saudável. Neste caso estamos falando das GORDURAS INSATURADAS.

A gordura insaturada é subdividida em: poli-insaturados e monoinsaturados.

Esses tipos de gorduras boas, quando consumidas na medida correta trazem muitos benefícios.

Quais os benefícios das gorduras boas?

As GORDURAS INSATURADAS trazem muitos benefícios para nossa saúde!

  • Reduz os níveis de colesterol ruim o LDL;
  • Reduz os triglicérides;
  • Previnem doenças cardiovasculares;
  • Ajuda a regular o nível de insulina;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Ajuda a regular as funções hormonais;
  • Melhora a saúde do sistema nervoso;
  • Tem função anti-inflamatória.

Como podemos achar na alimentação fontes de gorduras boas?

Agora que você já tem uma boa ideia do quanto é importante consumir a chamada GORDURA BOA, vou te passar uma lista de alimentos que são fonte de gorduras boas!

  • ABACATE – o abacate é o primeiro da lista, um alimento rico em gordura boa mas altamente calórico, por esse motivo deve ser consumido em pequenas quantidades. É um alimento que possui muita fibra  alimentar, Vitamina A e B.
  • AZEITE DE OLIVA – o azeite de oliva é muito presente na cozinha, usado com vários pratos, ele traz aproximadamente 9,85gr de gordura boa por colher de sopa. Use a criatividade em saladas e pratos deliciosos.
  • AZEITE DE CAMELINA – o azeite de Camelina Virgem tem propriedades antioxidantes, emolientes e anti-inflamatória, ele pode ser usado em pratos quentes, ótima fonte de gorduras boas e ajuda na saúde do coração, entre outros benefícios.
  • MANTEIGA DE CASTANHA, AMENDOA e CAJU – todas estas manteigas potencializam a ingestão de proteínas e fibras, além de serem alimentos ricos em gorduras boas.
  • MANTEIGA GHEE – A manteiga natural é um dos alimentos mais notáveis da Natureza. Trata-se de uma substância complexa, com dezenas de elementos benéficos em sua composição. Dentre eles, o ilustre butirato ou ácido butírico, é um ácido graxo de cadeia curta de fácil assimilação, que a ciência demonstra ser um eficiente regulador do metabolismo, contribuindo para evitar ganho de peso. Ela pode ser usada na culinária em substituição à manteiga comum ou qualquer óleo culinário. Além de uma fonte de gordura boa, ela também é um óleo que carrega nutrientes e compostos ativos, facilitando muito sua absorção e uso pelo nosso organismo.

  • PEIXES – nos peixes chamamos a atenção para os conhecidos como PEIXES GORDOS, que são salmão, sardinha, cavala, truta e atum, estes são repletos de ácidos graxos ômega 3.
  • ÔMEGA 3 – como opção para consumir o ômega 3 temos um suplemento o Ultra Ômega 3 em cápsulas gelatinosas, ele contém doses fortes extras de EPA e DHA que são dois ácidos  graxos essenciais, uma forte fonte de gordura boa, de fácil acesso no seu dia-a-dia.
  • ÓLEOS VEGETAIS – os óleos vegetais são óleo de linhaça, óleo de milho, óleo de soja, óleo de girassol, óleo de semente de girassol, óleo de macadâmia, óleo de castanha do Pará, óleo de gergelim, etc.
  • ÓLEO DE FÍGADO DE BACALHAU – uma ótima opção de ingestão de gorduras boas é o óleo de fígado de bacalhau em cápsulas, rico em ácidos graxos ômega 3, ele previne depressão, ansiedade, síndrome de déficit de atenção, síndrome do pânico, entre outros benefícios.
  • PASTA DE SEMENTE DE ABÓBORA – além de ser uma fonte de gordura boa ela também é uma riquíssima fonte de Zinco, atuando especialmente no fortalecimento do sistema imunológico, saúde do coração, qualidade do sono e humor, cuidados com a saúde masculina, entre outros benefícios. Ela é uma boa opção para ser usada em refeições e lanches.
  • OLEOGINOSAS –  todas as oleaginosas são fonte de gordura boa, mas é preciso consumir pouca quantidade, pois elas tem alto valor calórico. São elas as amêndoas, castanha de caju, macadâmia, nozes e castanha do Pará.
  • MANTEIGA DE CACAU – Você já ouviu falar da manteiga de cacau? Uma ótima opção para substituir a manteiga comum da sua culinária, funciona bem em receitas diversas como bolos e mousse, além de ser uma fonte de gordura saudável.
  • ÓLEO DE PRÍMULA – um alimento rico em gordura boa, o óleo de Prímula possui o Ômega 6, um ácido graxo essencial para nosso organismo. Além dos benefícios ligados a gordura boa, ele ainda reduz os sintomas da TPM e da menopausa, muito prejudiciais nestas fases da vida.
  • TCM Triglicerídeos de Cadeia Média (MCT) – é uma fonte de gordura saudável que fornece uma energia que estimula o estado de cetose nutricional (condição em que o organismo utiliza a gordura como principal fonte de energia ao invés do carboidrato), tornando-se assim um queimador de gorduras. O TCM (Triglicerídeos de Cadeia Média) tem esse nome por conta de sua estrutura de carbono, menor e de muito mais fácil assimilação pelo organismo. Ele não deve ser confundido com o óleo de coco tradicional, uma vez que ele costuma ser 7 vezes mais concentrado.

Tenha sempre em mente que as GORDURAS BOAS fazem bem a sua saúde e ao bom funcionamento do seu organismo.

Faça uma reeducação alimentar junto a sua nutricionista e substitua as gorduras ruins pelas saudáveis e tenha uma vida mais plena!

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Até mais.

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