OS ÓLEOS ESSENCIAIS MAIS USADOS NA AROMATERAPIA

Os óleos essenciais são muito usado na aromaterapia, uma forma natural para trazer calma a mente, corpo e alma.

Os óleos essenciais possuem atividades terapêuticas com a finalidade de relaxar, acalmar e aliviar os sintomas de dores e estresse.

Os óleos podem auxiliar em uma grande variedade de sintomas, melhorar o humor ou diminuir desconfortos que atingem nossa saúde no dia-a-dia, seja uma dor de cabeça ou uma dor de estômago, seja qual for o sintoma, o importante é saber qual aroma usar e de que forma.

É importante falar que os óleos essenciais são concentrados, foram extraídos de plantas cuidadosamente cultivadas, óleos puros, significa não foram processados, diluídos ou manipulados de qualquer forma com solventes, ou outros aditivos.

Mesmo os óleos essenciais puros, podem variar a sua composição conforme a manutenção e qualidade da planta da qual ele foi extraído. É um processo minucioso, que cada passo pode interferir na qualidade do produto, desde onde a planta foi cultivada, o método e a duração da destilação do óleo, tornando cada passo do processo de produção um determinante crítico da qualidade geral do produto.

Por esse motivo é vital que os óleos essenciais venham de uma fonte confiável, com compromisso não só de serem produzidos sem adulteração, mas de serem observados os mais restritos protocolos de produção.

Sabendo da importância sendo o processo de produção do início ao fim, para a qualidade dos óleos essenciais, a Naturalmente Zen, escolheu às duas marcas que oferecem segurança em seus processos, com certificação de nível de pureza e extração de seus aromas, são elas a Now e a Doterra.

Para você entender melhor sobre os óleos e quais aromas usar, vamos falar sobre algumas das principais essências usadas.

Quais as principais essências usadas na aromaterapia?

Lavada

O óleo essencial de LAVANDA é um dos mais usados, promove o relaxamento, o bem-estar e a calma. Muito usado para aliviar os sintomas ligados à depressão, ansiedade, insônia e estresse.

Usado para o tratamento de dores de cabeça, nervosismo, auxilia no tratamento de perturbações do sono e até irritação estomacal. Quando usando durante as massagens pode aliviar as tensões musculares.

O óleo essencial de lavanda tem propriedades antissépticas, bactericidas e cicatrizantes, pode ser usado para limpar e curar feridas, micoses e acne.

Ainda pode ser usado para o alívio de problemas respiratórios, como a gripe, asma, tosse e congestão nasal.   

Limão

O óleo essencial de LIMÃO é considerado um dos mais versáteis, indicado para manter a concentração e o foco, consegue elevar o humor e ser energizante.

As propriedades do óleo essencial de limão estão ligadas a sua ação bactericida, antifúngico, aumenta as defesas do organismo e é um grande antiviral.

Seus principais benefícios são: auxílio na perda de peso, desintoxicante, usado para drenagem linfática, alivia problemas digestivos e fortalece o sistema imunológico, é refrescante e calmante, ele acalma a mente por isso pode ser usado em casos de apatia ou confusão mental, muito usada para amenizar os sintomas pré-menstruais e o estresse.  

Melaleuca

O óleo essencial de MELALEUCA consegue tratar quase todo o tipo de infecções e fortalece o sistema imunológico. Pode ser usado para tratamento de infecções vaginais e até a candidíase, combate a acnes, herpes, aftas, dor de ouvido, dor de dente, psoríase e furúnculos, muito eficaz também no combate a gripes e resfriados.

Com um grande poder antisséptico, antibactericida e antifúngico o óleo essencial de melaleuca age em todas as infecções bacterianas, reduzindo a multiplicação de fungos e bactérias.

Podemos ainda usar o óleo no tratamento regenerativo de unhas deformadas e com problemas de fungos, suas propriedades garantem unhas lisas e sem manchas.  

Olíbano

O óleo essencial de OLIBANO possui uma ação calmante, aliviando a tensão corporal e proporcionando uma grande sensação de relaxamento, acolhimento e amparo.

Muito usado contra o estresse e problemas decorrentes do mesmo como insônia, fadiga, irritação e mal-estar.

Na aromaterapia também é usado para liberar a mente de pensamentos negativos, medos e pensamento que podem estar travando a pessoa de seguir.

O óleo essencial de olíbano também aumenta a imunidade, por ser um poderoso imunoestimulante, tem ação expectorante e aumenta a defesa do nosso organismo. Muito usado em casos de gripes, resfriados e doenças das vias respiratórias como bronquite, asma e pneumonia.  

Peppermint

O óleo essencial PEPPERMINT é um dos óleos mais usados na aromaterapia, no tratamento de problemas físicos e emocionais, ajudando a trazer clareza mental, energia e disposição.

No emocional o óleo de peppermint renova as energias mentais, indicado para pessoas irritadas, intolerantes e impacientes, pois atua a fundo no lado emocional.

Ajuda a trazer clareza, concentração no trabalho e nos estudos; é ótimo para trazer energia para iniciar o dia.

No físico ele atua nos problemas respiratórios, como asma, bronquite, sinusite, resfriados e dores de cabeça; trata problemas digestivos e intestinais, além de ajudar a diminuir os gases; também é usado em massagem para diminuir dores musculares e nas articulações, diminuindo tensões e contusões.  

Gerânio

O óleo essencial de GERÂNIO é conhecido como o óleo do feminino, pois esta substância atenua efeitos da Tensão Pré-menstrual e Menopausa, trazendo estabilidade emocional, combatendo as ondas de calor e a depressão que aparece muitas vezes durante esta fase.

O óleo de gerânio possui propriedades antisséptica, antidepressiva, diurética e bactericida.

No emocional ele estimula a encontrar seus objetivos, enfrentar os desafios e traz ânimo para desfrutar do dia-a-dia proporcionando bem-estar e relaxamento.  

A aromaterapia age no sistema límbico do cérebro, cada aroma passa pelo sistema respiratório que envia a mensagem ao nosso cérebro, que por meio desse mecanismo as essências conseguem manipular nosso humor e emoções, aliviando dores e desconfortos.

Nosso olfato é diretamente ligado à memória emocional, por isso os aromas agem diretamente no sistema nervoso promovendo equilíbrio e sensações agradáveis de acolhimento, tornando uma técnica infalível para tratamento contra a depressão e o estresse.

Existem diversos aromas, direcionados a cada tratamento específico, podem ser usados individualmente ou em misturas de aromas para ampliar sua área de atuação, trazendo assim mais benefícios para a saúde do indivíduo.

Após ver quais os principais óleos essenciais da aromaterapia, esperamos que tenha ficado mais fácil para você entender os grandes benefícios que esta técnica proporciona para a saúde principalmente no lado emocional.

Usando os óleos corretos você consegue evitar episódios de insônia, ansiedade e melhorar o humor de forma natural.

Visite nossa loja e veja estes e outros óleos essenciais que lhe ajudarão nesta jornada! 

Em nosso site você terá acesso à marca NOW e para adquirir óleos essenciais da marca
Doterra basta entrar em contato via WhatsApp da loja.


 Até mais

Conte-nos o que achou desta matéria.