Os 5 pilares do envelhecimento saudável

Chegar na maturidade ativo e saudável depende muito mais dos cuidados que teremos hoje com nosso estilo de vida do que com o futuro.

Vamos falar um pouco sobre o envelhecimento e as mudanças que esta fase da vida nos traz, o que devemos esperar e como nos preparar para chegar bem e poder desfrutar mais da vida, com plenitude e muita alegria.

Antes de mais nada quero trazer uma reflexão:

Como você está tratando a sua vida hoje? Se fizer tudo como tem feito, acredita que terá uma velhice saudável ou vai andar com uma caixinha de remédios para cima e para baixo?

Construir uma vida saudável significa ter um conjunto de atitudes positivas que fazem a diferença em nossa saúde hoje e no futuro.

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Como chegar na maturidade com energia para poder aproveitar muito da vida, e colaborar para as novas gerações com uma mente lúcida e um corpo cheio de energia?

Confira comigo cinco pontos importantes para uma vida mais longa e saudável.

Quais os 5 pilares da longevidade?

Os pilares da longevidade nada mais é do que bons hábitos e bons costumes, que alinhados a conceitos e direcionamentos que cientificamente comprovam colaborar para uma vida longa e ativa, trazendo uma velhice mais saudável e feliz.

1 – ALIMENTAÇÃO ADEQUADA

Nesta vida moderna, corrida e agitada, a alimentação passou a ser lanches rápidos, almoço em 15min, comida de fast food ou ainda pular uma refeição ou outra.

A alimentação é um dos principais pilares, comer é um ato de nutrir o corpo e para isso é aconselhável fazer uma reeducação alimentar adequada, comer no horário e ter uma alimentação de maior qualidade. 

Cada alimento tem seu valor nutricional, importantíssimo para suprir a necessidade do nosso corpo, é preciso ter uma alimentação equilibrada em carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais para atender a cada organismo.

Falando em alimentação saudável, quero te trazer duas sugestões para incorporar em seu cardápio:

* ORA-PRO-NOBIS que é uma planta da biodiversidade brasileira, considerada um SUPERALIMENTO, que contém cálcio, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, vitaminas A, B1, B2, B3 e ácido fólico. É um alimento completo, fonte de proteínas, fibras, minerais e vitaminas.

* PROTEINA DE SEMENTE DE ABÓBORA – A Semente de Abóbora é reconhecida por ser uma riquíssima fonte de Zinco, um mineral muito importante para a manutenção da saúde do organismo, ele atua de diversas maneiras, especialmente no fortalecimento do sistema imunológico, manutenção da saúde do coração, regulação da insulina, qualidade do sono e humor, cuidados com a próstata e saúde masculina, dentre muitos outros benefícios.

2 – SAÚDE EMOCIONAL

O estresse pode afetar pessoas de todas as idades, mas conforme atingimos a maturidade esse fator se faz mais presente no dia-a-dia das pessoas.

A forma como pensar, o que sentir e como agir são regulados pela saúde mental. Quando se está em desequilíbrio, não é possível controlar o estresse e a ansiedade, o que afeta  as escolhas e maneira como tratar os outros.

Em momentos de estresse ache o seu equilíbrio entre mente e corpo. 

Faça uso de vitaminas que são eficazes na produção de serotonina e dopamina, os chamados hormônios da felicidade e do bem-estar, CALMARIA é um produto que atua bem na regulação do estresse.

O processo de estresse muitas vezes pode trazer insônia, ansiedade e outros desequilíbrios, nestes casos você pode fazer uso do ÓLEO ESSENCIAL PEACEFUL SLEEP, um blend de seis óleos essenciais que promove a sensação de calma e relaxamento.

Uma das formas de melhorar o estresse emocional é ter um convívio social saudável. Cultivar amizades e manter a vida social ativa é cuidar da sua saúde mental e emocional de hoje e do amanhã.

3 – ATIVIDADE FÍSICA

A atividade física é um ponto forte para manter o corpo em funcionamento.

Pratique atividades, seja academia, bicicleta, pilates ou caminhada, escolha aquela mais adequada a sua capacidade e idade, manter o corpo em movimento é sinônimo de saúde!

Conforme envelhecemos o corpo apresenta mudanças em força e disposição, isso muitas vezes leva a uma vida mais sedentária com o passar dos anos.

Para aqueles que já não praticam atividade física, que tal começar com uma caminhada?

O necessário para manter o corpo ativo e em funcionamento é uma caminhada diária de pelo menos 20 a 30 minutos, totalmente possível para qualquer idade, basta começar!

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Praticar uma caminhada diária reduz o risco de doenças, melhora o humor, além de estimular a independência e o convívio social, sobretudo dos idosos.

Alguns suplementos podem ajudar neste processo:

O TCM ENERGY é uma ótima escolha para começar o dia com bastante disposição. Ele melhora o desempenho físico e mental, pois aumenta os níveis de energia no organismo imediatamente após seu consumo, e é também uma excelente fonte de boas gorduras para as células cerebrais. Além disso, induz o corpo à cetogenia, condição na qual o organismo utiliza gordura como principal fonte de energia, auxiliando na perda de alguns quilinhos.

E para o amantes de café temos o BRAIN COFFEE POWER que é uma bebida altamente termogênica que queima gordura, acelera a recuperação muscular, aumentando a resistência e diminuindo as dores no corpo recorrentes de uma rotina intensa de vida.

4 – SUPLEMENTAÇÃO

Falar de suplementação é importantíssimo, porque nossas células também possuem  prazo de validade, com o passar dos anos elas precisam de um suplementação para repor a perda ocorrida.

É fundamental realizar exames periódicos para saber como estão seus níveis de vitaminas no corpo, muitas vezes se faz necessário uma suplementação.

A falta de algumas vitaminas e sais minerais em nosso organismo são responsáveis por quadros de dores, ansiedade e até depressão.

Alguns nutrientes que são grandes aliados na sua saúde:

* KEFIR REAL – o Kefir fortalece a microbiota do intestino e facilita a absorção de nutrientes como o magnésio, é um forte aliado para uma saúde equilibrada.

* A GLUTAMINA contribui para manter a integridade da mucosa intestinal, aumentar a síntese de proteínas da resposta inflamatória e atenuar o processo inflamatório,  potencializando as defesas antioxidantes do organismo. A mucosa intestinal é fundamental para uma boa saúde.

* O ÔMEGA 3 VEGANO (DHA) – tem efeito anti-inflamatório comprovado e pode ser eficaz no combate a infamações das articulações, lúpus, psoríase e infamação no intestino.

5 – SONO

Por último mas não menos importante é o sono.

É preciso dar atenção adequada para esse processo. Quando se dorme e acorda cansado, irritado ou com constante sonolência é porque não está dormindo a quantidade necessária para seu organismo.

Dormir com qualidade e em uma quantidade de horas favoráveis para o organismo é fundamental para se ter uma qualidade de vida.

Durante o SONO, o corpo humano trabalha para realizar funções importantes:

* apoia as funções cerebrais que influenciam os pensamentos, reações, aprendizados e relacionamentos;

* a qualidade do seu sono influencia na forma como o corpo processa à insulina, por isso, dormir mal pode aumentar o risco de diabetes;

* durante o sono os vasos sanguíneos são reparados, diminuindo o risco de desenvolve doenças cardíacas, hipertensão, diabetes e derrame;

* o sono é que traz o equilíbrio para a imunidade, assim quem dorme mal pode ficar doente mais seguido;

* durante o sono que o corpo produz o hormônio do crescimento, por isso é muito importante para as crianças e adolescentes terem horário regrado para dormir as horas necessárias.

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E quantas horas deve-se dormir?

Conforme estudos realizados por todo o mundo, a quantidade de sono depende da fase de vida de cada indivíduo. 

Sendo o sono fundamental para quem está em crescimento, pode-se observar que quanto mais novo, mais horas de sono são aconselháveis.

Veja:

  • de 12 a 16 horas por dia até os 12 meses de vida;
  • de 11 a 14 horas por dia até os 2 anos de vida;
  • de 10 a 13 horas por dia até os 6 anos de idade;
  • de 9 a 12 horas por dia até os 12 anos;
  • de 8 a 10 horas por dia durante a adolescência, até os 18 anos;
  • de 7 a 8 horas por dia a partir dos 18 anos de idade.

Sendo assim, programe-se e durma para ter uma vida saudável e uma velhice com saúde e muita disposição!

Para ajudar no seu processo de sono, temos alguns sugestões:

* MELATONINA – A melatonina está envolvida em funções biológicas do corpo, cérebro e glândulas. Ela tem potencial que pode contribuir para a regulação dos ciclos normais de sono, sistema imunológico e a manutenção para um revestimento gastrointestinal saudável.

* RAIZ DE VALERIANA – A Raiz da Valeriana tem como principal benefício auxiliar em sono mais tranquilo e reparador, também é conhecida pelo seu efeito relaxante. Promove relaxamento nos músculos lisos do sistema gastrointestinal e ajuda com a insônia ocasional.

Então, para conquistar uma vida saudável, é necessário manter a saúde física e mental em pleno equilíbrio.

Nosso corpo e mente estão ligados, sendo assim, cuidar de um ou de outro apenas não seria uma boa ideia. Manter um estilo de vida saudável envolve diversas variáveis,  deve-se considerar as predisposições genéticas de cada indivíduo e seus hábitos, os quais sempre haverá oportunidades para mudanças positivas.

Mantenha-se disposto, ativo, com uma boa educação alimentar e durma bem!

Assim ainda terá muitos anos pela frente para deixar a sua marca neste mundo!

Até mais!

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