O que são os antioxidantes? Eles previnem mesmo o envelhecimento precoce?

Os antioxidantes são muito importantes para o nosso organismo, eles ajudam a manter nossas células saudáveis, evitando que elas oxidem e adoeçam.

Você sabe como os antioxidantes funcionam em nosso corpo? Você sabia que nosso corpo produz naturalmente esse composto, porém podemos ter baixa produção de antioxidantes devido à alimentação inadequada, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e exposição ao sol!

O que são antioxidantes

O que são os antioxidantes?

Sempre que falamos em prevenir o envelhecimento precoce, os antioxidantes são mencionados! 
Mas afinal o que são? Como eles atuam em nosso sistema?
Os antioxidantes retardam o envelhecimento precoce SIM! Porque eles conseguem inibir a oxidação das células, eles têm o papel de proteger as células sadias do organismo contra ação oxidante dos radicais livres e a oxidação causa o envelhecimento das células.
Os radicais livres são moléculas altamente instáveis, buscam atingir a estabilidade travando uma reação química de transferência de elétrons com as células vizinhas. Mesmo sendo fundamentais para nosso organismo, quando em excesso, os radicais livres passam a oxidar as células saudáveis, como as proteínas, lipídios e o DNA.
O aumento destas células está diretamente associado ao surgimento de doenças crônicas, como aterosclerose, a obesidade, o diabetes, a hipertensão e doenças degenerativas como o Alzheimer e o Parkinson.
Sendo assim, os antioxidantes são substâncias que consegue proteger as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo.

Onde encontrar?

Estas substâncias são tão importantes que nosso corpo pode produzir naturalmente um tipo de antioxidante chamado ENDÓGENO.

Os endógenos são enzimas produzidas naturalmente pelo organismo que desempenham funções antioxidantes, porém sua produção é influenciada pela alimentação, estresse e o sono. Conforme a idade vai avançando, essa produção de enzimas endógenas também diminui naturalmente.
Mas não fique tão preocupado! Existe um tipo antioxidante chamado EXÓGENO, que podemos adquirir por boas práticas alimentares. 

Os exógenos são vitaminas e sais minerais extraídos da alimentação, atuam como antioxidantes no organismo, tendo como principais as vitaminas A, C, E, os Flavonoides, os Carotenoides, o Licopeno, o Cobre, o Zinco e o Selênio.

Ao termos uma alimentação variada e rica em frutas, vegetais, alimentos integrais e de qualidade é possível ingerirmos boas quantidades de antioxidantes exógenos, ajudando a manter a saúde e prevenir o envelhecimento precoce.  

E qual a função dos antioxidantes?

Quando nosso corpo está em desequilíbrio ele demonstra em sintomas, que muitas vezes nos levará ao aparecimento de alguma doença. No caso dos antioxidantes o princípio é o mesmo, a vantagem de uma alimentação rica em antioxidantes, ou até uma complementação destas vitaminas e sais minerais auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de doenças como artrite reumatoide, alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares e neuro-degenerativas, como o mal de Alzheimer.

Mas pontualmente os antioxidantes:

  • neutralizam a ação dos radicais livres e previnem o estresse oxidativo;
  • tem efeitos anti-inflamatórios;
  • mantém a saúde da pele e o rejuvenescimento das células;
  • auxiliam na proteção da pele contra os raios solares;
  • ajudam na prevenção de doenças cardíacas.

Onde encontramos os antioxidantes na alimentação?

Existem uma variedade muito grande de alimentos ricos em antioxidantes, como frutas, verduras, legumes, sementes e grãos que formam as principais fontes naturais dos antioxidantes, por conter alto teor de fibras e baixo teor de colesterol, são os alimentos mais consumidos.

Onde encontrar alimentos antioxidantes


Mas também encontramos nas ervas, nas especiarias, no cacau e no café essas substâncias que fazem bem ao nosso organismo, sendo possível consumir mesmo em refeições secundárias do dia-a-dia.

Para lhe ajudar um pouco sobre esse assunto, separamos uma lista de alimentos que podem auxiliar na ingestão de ANTIOXIDANTES EXÓGENOS, veja abaixo:

  • VITAMINA A – Espinafre, manga, fígado e mamão.
  • VITAMINA E – azeite de oliva, abacate, nozes, cereais integrais, vegetais folhosos como espinafre, rúcula, agrião e outros.
  • VITAMINA C – laranja, limão, cajú e acerola, camu-camu.
  • SELÊNIO – castanha-do-pará, feijão e sementes de chia.
  • BETACAROTENO – abóbora, cenoura e damasco, pêssego.
  • LICOPENO – tomate, melancia e pitanga.
  • FLAVONOIDES – mirtilo, uva roxa, morango, romã, cebola, maçã, cereja, açaí, jabuticaba e berinjela, brócolis, espinafre, salsa e couve, linhaça e soja, em chás, chocolates (Cacau Souly), Canela do Ceilão e mel.
  • CURCUMINA – Cúrcuma, açafrão e curry são grandes fontes de curcumina. 

Muitas pessoas optam por buscar uma suplementação na sua alimentação, onde podem suprir as necessidades do organismo de forma controlada.

Suplemente a sua alimentação

Conheça alguns produtos que podem te ajudar nesta missão!

  1. Astaxantina Vegana – ela é considerada oxidante poderoso e 100% vegetal!
  2. Selênio em cápsulas, tomar 1cápsula antes das refeições, estará com a dose diária de selênio garantida.
  3. Zinco com Cobre – tomar 1 cápsula por dia.
  4. Spirulina em pó – é fonte de cálcio, ferro, magnésio, selênio, potássio, zinco.
  5. Camu Camu em pó – ótima fonte de vitamina C.
  6. Vitamina C em pó Now – ótimo complemento de vitamina C.
  7. Curcumax (Curcumina + Piperina) – uma boa opção para ingestão de Curcumina, contém 5% de piperina que potencializa a absorção da curcumina pelo organismo.
  8. Proteína de abóbora – fonte de ferro, zinco e magnésio contém proteína de abóbora crua, é perfeita para suplementar sopas, cremes, shakes ou smoothies veganos.
  9. Cacau em pó – chocolate cru, com enzimas preservadas.
  10. Canela do Ceilão – A chamada canela verdadeira, com grandes propriedades antioxidantes, vale muito a pena experimentar em bolos, doces e onde sua imaginação permitir.

Depois destas dicas, vou deixar dois sucos maravilhosos, grande fonte de antioxidante para nosso organismo! Provem! Tenho certeza que irão aprovar!

Leia também: Conheça os benefícios do gengibre, potente antioxidante natural


Sucos antioxidantes

Os sucos são uma ótima maneira de ingerir os antioxidantes diariamente, sem falar que são uma delícia!

Suco antioxidante: Cenoura e Salsa

Suco de cenoura e salsa

O suco de cenoura e salsa é um ótimo antioxidante, ele possui nutrientes como o zinco que é um ótimo colágeno para a pele, deixando-a mais elástica e jovem.
Ingredientes:

  • 3 cenouras;
  • 4 ramos de brócolis;
  • 1 punhado de salsa.

Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador ou na centrífuga, coar e beber.
Indicado a tomar 3x na semana.

Suco antioxidante: Couve

Suco de couve

A couve é um excelente antioxidante natural, suas folhas são ricas em carotenoides e flavonoides, que protegem as células contra os radicais livres.
A couve quando combinada com suco de laranja ou suco de limão aumenta a composição de Vitamina C do suco, que é um dos antioxidantes mais importantes.
Este suco pode fazer de laranja ou de limão!

Ingredientes:

  • 3 laranjas ou 2 limões;
  • 3 folhas de couve.

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, adoçar a gosto com um pouco de mel e beber sem coar.


Entendemos que uma alimentação saudável, auxilia na manutenção do corpo e da nossa saúde, para podermos viver com mais vitalidade!
A hora de preparar uma refeição é muito importante, serão as nossas escolhas que irão colocar saúde a mesa!
Semanalmente estamos aqui, trazendo dicas e informações valiosas de como conciliar uma boa alimentação com o nosso bem-estar!
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Até a próxima!

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