O que é levedura nutricional?

A levedura nutricional ou Nutritional Yeast é rica em vitaminas do complexo B, contendo B1, B2, B3 e B9, contém naturalmente minerais como cálcio, magnésio, potássio e fósforo, zinco, cobre, molibdênio, ferro, selênio e manganês.

Além de acrescentar valor nutricional, ela é indicada para pessoas com dieta vegana ou vegetariana que procuram mais opções de fontes proteicas de origem vegetal.

Saiba mais sobre a levedura nutricional no texto a seguir

Veja também quando consumir barrinhas de proteína.

Afinal, o que é levedura nutricional?

De nome científico Saccharomyces cerevisiae leveduras são microrganismos unicelulares, mais conhecidos como fungos, que possuem propriedades nutricionais e medicinais naturais. Parentes dos cogumelos, os fungos costumam ser enquadrados no reino vegetal, apesar de suas células serem observadas somente por um microscópio.

Diferentemente da levedura de cerveja, a Levedura Nutricional usa como “base” o melaço de cana e beterraba, esse processo garante um valor nutricional mais elevado, além de garantir a ausência de Glúten. 

A levedura nutricional é uma ótima fonte de proteína não animal, com alto valor biológico pela presença de BCAA. Contém fibras prebióticas que auxilia no equilíbrio da flora intestinal, relacionado com a melhora do sistema imunológico. Por conter glutationa, participa do sistema antioxidante, em que neutraliza os radicais livres, apoia a desintoxicação e fortalece a imunidade.

Para que serve?

  • Por conter vitaminas do complexo B, selênio e zinco fortalece o sistema imunológico devido à proliferação de bactérias boas no organismo;
  • Pode prevenir anemia.
  • As proteínas presentes nesse suplemento, auxilia na saúde da pele, dos cabelos e melhora dos músculos.
  • Suas fibras ajudam a melhorar o trânsito intestinal e manter a saúde do mesmo.
  • Melhora a memória;
  • Combate o cansaço (físico e mental);
  • Apoio contra os sintomas da TPM
  • Contribui para a saúde do coração
  • Muito eficaz no equilíbrio e função da insulina sobre o organismo, preservando os níveis de açúcar na corrente sanguínea, de forma saudável e reduzindo a probabilidade de ocorrência de Diabete.

Como e onde usar?

Como tem capacidade fermentativa, sem alterar os alimentos, pode ser usada para fazer bolos, pães e massas no geral.

A Levedura Nutricional possui sabor parecido com o queijo parmesão, por isso pode ser adicionada em bebidas, no preparo de arroz, sopas, patês, saladas e recheios. Ajuda deixar mais nutritivo e engrossar molhos e o caldo de feijão também.

Porém, o uso deve ser orientado por um médico ou nutricionista, principalmente para mulheres grávidas ou lactantes.

A levedura não tem nenhum ingrediente de origem animal, não contém glúten nem lactose e possui uma textura crocante, dando mais sabor aos seus pratos preferidos.

E você pode encontrar a levedura nutricional em nossa loja virtual (clicando aqui).

Você conhecia a levedura nutricional? Deixe seu comentário em nossas redes sociais.

Compartilhe também com seus amigos.

Até mais!

Um comentário sobre “O que é levedura nutricional?

Conte-nos o que achou desta matéria.