O poder da natureza ao seu alcance, conheça os benefícios do gengibre.

Uma planta milenar usada da culinária a medicina alternativa, com grandes benefícios a saúde, age como anti-inflamatório, antioxidante e acelera o metabolismo.

Uma raiz versátil, fácil de usar e pode tornar-se mais uma fonte de alimentação saudável para você e sua família. Com uma extensa lista de benefícios o gengibre é tão delicioso quanto nutritivo. Incluir esta planta em seus pratos no dia a dia lhe trará mais energia e vitalidade!  

O gengibre é uma planta, também chamada Ginger, Zingiber Officinale da família Zingiberaceae, que cresce lentamente, suas raízes são tuberosas, isso significa que crescem debaixo da terra e armazenam substâncias benéficas que servem de alimento, no caso do gengibre é uma planta utilizada como condimento para vários alimentos e bebidas. 

É bastante utilizado na medicina alternativa, seja in natura, em pó, óleos essenciais, ou em chás, puro ou complementando outros sabores.

Suas raízes, também chamadas de rizomas, contêm diversos componentes ativos como óleos essenciais e carboidratos. Entre seus componentes ativos encontra-se o gingerol, que é o responsável pelo seu aroma picante da raiz.

O gengibre é considerado uma das plantas medicinais mais popular e antiga, sendo um dos condimentos mais consumidos no mundo. É um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal!

ONDE SURGIU O GENGIBRE

Originário da Ásia, das regiões da Índia, China e Ilha de Java, ele somente chegou ao Brasil um século depois do descobrimento. 

O gengibre de nome científico Zingiber Officinale, foi produzido há mais de 5.000 anos pelos indianos e chineses como raiz tônica para tratar muitas doenças, hoje o gengibre é cultivado em todos os tópicos úmidos, sendo a Índia a maior produtora deste condimento.  

O gengibre (Zingiber Officinale) era um artigo comercial extremamente importante, foi exportado da Índia para o Império Romano há mais de 2.000 anos, onde foi valorizado por suas propriedades medicinais. Após a queda do Império Romano, o gengibre continuou sendo muito procurado na Europa, comercializado pelos mercadores Árabes que controlavam o comércio do gengibre e de outras especiarias por séculos. Já falamos aqui no blog que eles também foram os responsáveis pelo comércio e disseminação da Cúrcuma ( Click e leia o artigo “Os principais benefícios da Cúrcuma para a saúde.”)  

Nos séculos XIII e XIV, o gengibre tinha o valor equivalente ao custo de uma ovelha.

Na época medieval, era importado na forma preservada para ser usado em doces.    

A história credita a rainha Elisabeth I a invenção do biscoito de gengibre, que virou uma lembrança de natal na época e é usada até hoje. 

Biscoitos de gengibre, tradição Natalina da rainha Elisabeth I.

QUAIS AS PROPRIEDADES DO GENGIBRE

O gengibre (Zingiber Officinale) é apimentado e ligeiramente adocicado, com um aroma forte e picante. A concentração de óleos essenciais aumenta com o envelhecimento do gengibre, sua colheita se dá entre 5 a 9 meses. O gengibre colhido com 8 ou 9 meses tem uma casca dura e a raiz é mais picante.  Dentre os componentes ativos do gengibre encontramos carboidratos e os óleos essenciais: gingeróis, zingibereno, falandreno, canfeno, cineol, broneol e citral, sendo o gingerol encontrado em maior abundância entre seus componentes. 

É uma planta muito utilizada pela medicina alternativa, pois contém antioxidantes, anti-inflamatórios, anticâncer e ação termogênica, bem como seu efeito protetor do gengibre contra outras doenças. 

Gengibre em pó. (Ginger, Zingiber Officinale)

QUAIS SEUS BENEFÍCIOS PARA NOSSA SAÚDE?

O gengibre é o condimento mais utilizado no mundo e usado na culinária ele ressalta o teor dos alimentos, trazendo um sabor único e complementando com mais saúde e energia para sua alimentação.

Pode ser utilizado em molhos, massas, pratos quentes e onde mais sua imaginação permitir.

Na medicina ayurvédica o gengibre conquistou o seu espaço, parente da cúrcuma, é uma especiaria bastante utilizada, ele estimula o organismo, desinflama e acalma a dor.

Vejamos alguns benefícios do gengibre para nossa saúde. 

  • Anti-inflamatório

Auxilia no tratamento de dores de garganta, gripes e resfriados, tosses e ressacas;

Forte aliado também no tratamento de infecção urinária; 

Sua ação anti-inflamatória auxilia no combate a celulite. 

  • Ação Termogênica

Acelera o metabolismo, age na queima de gordura corporal, auxiliando na redução de peso, sendo um ótimo aliado no emagrecimento; 

  • Ação Digestiva

Sua ação digestiva auxilia em casos de falta de apetite e digestões difíceis; 

  • Ação Anti náuseas;

Atua contra náuseas e vômitos; combate também a náusea associada à quimioterapia e náuseas dos primeiros meses de gravidez. 

  • Ação Carminativa

Combate a flatulência ajudando a impedir a formação de gases; 

  • Efeito Analgésico e Antipirético

Atua nas dores menstruais, dores de garganta e dores no corpo, causadas por exercícios físicos. Apresentando diversos benefícios ao organismo, o gengibre ainda possui ação antioxidante, antifúngico e bactericida, atua também na prevenção de doenças cardiovasculares e na prevenção do câncer. 

Também pertencente a família Zingiberaceae, temos o gengibre Tailândes, também chamado de Galanga.

GENGIBRE TAILANDÊS, GALANGA OU GENGIBRE DO LAOS, nome científico (Alpinia galanga)

O gengibre Tailandês é mais utilizado na culinária tailandesa, indonésia e malaia, com seu sabor forte, picante e levemente ácido, é mais usado na composição do sabor de curries e pastas de temperos para preparações diversas.

A Galanga embora não tenha a mesma composição, possui muitas propriedades parecidas e é semelhante ao gengibre. No entanto, um paladar mais atento vai revelar a diferença, pois o sabor da galanga é mais apimentado do que o do gengibre.

QUAIS AS PROPRIEDADES DA GALANGA

A Galanga tem propriedades terapêuticas tais como espasmolítica, anti-inflamatória, estimulante, tônica, laxante, antibacteriana, digestiva, antioxidante e afrodisíaca; além de ser rica em beta-caroteno, cálcio, ácido fólico, magnésio, fósforo, potássio, vitamina A,B3 e C.

COMO APROVEITAR ESTES BENEFÍCIOS

O gengibre pode ser consumido em pó ou em chás.   

Pode ser utilizado na alimentação, dando sabor ao seu prato do dia-a-dia, ou ainda em sua bebida predileta, agregando aquele frescor e mais saúde, seja frio ou quente o gengibre é sempre bem-vindo! 

Veja algumas dicas de consumo.

Sabe aquela dor de cabeça?  Quem sabe combater ela com um medicamento natural!

Basta 1 colher de gengibre em pó, dissolvido em 1 copo (200ml) de água de coco, acaba com a dor em poucos minutos. 

Nas saladas pode utilizar o gengibre em pó, polvilhar na salda verde ou incluir no seu molho preferido.

Como chás, pode ser tomado quente ou frio, com sua ação termogênica e digestiva, ele auxilia na digestão dos alimentos, sendo bem-vindo como aquele chazinho após o almoço.

O gengibre não é apenas um condimento alimentar extremamente popular usado para dar sabor aos alimentos, mas também uma erva que tem sido usada há milhares de anos na medicina alternativa para tratar uma variedade de doenças. 

ONDE COMPRAR?

Nós da Naturalmente Zen, trabalhamos com produtos de alta qualidade e alto teor nutricional, produtos naturais que agregam qualidade e sabor aos seus alimentos. 

Aproveite o que a natureza tem a oferecer, busque uma alimentação mais saudável, aprenda sobre os condimentos e ervas, faça a inclusão destes benefícios seja in natura ou o condimento industrializado e veja sua saúde melhorar a cada refeição. 

É possível encontrar o gengibre em pó, com todas as suas propriedades de uma maneira mais prática para ser consumida no dia a dia.

Clique aqui e veja nossos produtos, aproveite e inclua em suas receitas.


Tenha uma vida mais saudável!

Até mais!

Um comentário sobre “O poder da natureza ao seu alcance, conheça os benefícios do gengibre.

Conte-nos o que achou desta matéria.