O cacau e suas propriedades

Você sabia que o Cacau tem propriedades benéficas para à saúde?

Para muitos o cacau é melhor das descobertas, o cacau é a matéria-prima para fazer o doce mais saboroso do mundo, o chocolate!

Mas de onde vem esse sabor que conquista multidões?

O cacau nasce de uma árvore chamada Theobroma Cacao, mas é mais conhecida como Cacaueiro, a semente do fruto desta árvore é o saboroso cacau.  

O cacau é originário da América Central, foi encontrado a primeira no México há mais de 3000 anos.

Quem habitava o local eram os Olmecas, os primeiros responsáveis pelo plantio do cacau, porém forma os Maias, que chegaram alguns séculos depois na área após o desaparecimento dos Olmecas, que passaram a utilizar os grãos para o preparo de uma bebida usada com regularidade em rituais, era uma bebida forte e amarga, usada em cerimônias religiosas e casamentos.  

Conquistadores espanhóis, que estiveram nas Américas, por volta de 1502, encontraram um navio na costa da atual Honduras uma canoa nativa contendo amêndoas de cacau, levaram a semente para a Europa, foi aí que o cacau iniciou um longo caminho até se tornar a matéria-prima do chocolate.

O cacau antes era usado para produzir bebidas, depois foi processado e passou a ter formato de tabletes. Neste momento o cacau conquistou as cortes europeias e se tornou uma iguaria apreciada pelas elites.  

Com o tempo a fabricação de chocolate foi crescendo, nos dias de hoje a produção chega a utilizar 3 milhões de toneladas de sementes de cacau.

Nos últimos anos tem tido uma crescente procura por cacau in natura e do pó de cacau, por causa dos benefícios a nossa saúde.  

Mas quais as substâncias contidas no cacau?

A semente do cacau é rica em substâncias chamadas polifenóis e flavonóis, um potente antioxidante na prevenção de reações oxidativas e de formação de radicais livres, bem como na proteção contra danos ao DNA das células.

OS BENEFICIOS DO CACAU

1 – Melhora o humor – Rico em teobromina, cafeína, feniletilamina e a tiramina, que é um precursor da serotonina que é um regulador do humor, do ritmo cardíaco, sono e apetite.  

2 – Previne a anemia – O cacau é rico em ferro, seu consumo regular auxilia na prevenção da anemia.

3 – Ajuda a regular o colesterol – O cacau é rico em substâncias antioxidantes,  regula os níveis de colesterol e de doenças cardiovasculares.

4 – Previne a trombose – O cacau ajuda na melhora da circulação do sangue, o que auxilia na prevenção da trombose.   

5 – Regula o intestino – O cacau é rico em flavonoides e catequinas, que se juntam com outras bactérias boas e  exercem efeito probiótico, ajudando a melhorar o funcionamento do intestino.  

6 – Ajuda a diminuir a inflamação – Por ser rico em antioxidantes, o cacau é capaz de diminuir o dano celular causado pelos radicais livres e a inflamação.    

7 – Ajuda no controle do peso – O cacau ajuda no controle do peso porque ajuda a diminuir a absorção e a síntese de gorduras. Além disso, ao ingerir o cacau é possível ter maior sensação de saciedade,  no entanto esse benefício está principalmente ao cacau mais puro.  

8 –  Reduz a pressão arterial – O cacau também pode ajudar a diminuir a pressão arterial, pois melhora os vasos sanguíneos ao influenciar a produção de óxido nítrico, que está relacionado com o relaxamento desses vasos.  

O cacau e suas utilidades

  O cacau é mais conhecido por ser a matéria-prima do chocolate. Porém o cacau não é usado apenas no chocolate, é possível produzir outros produtos como:

O cacau pode ser usado no seu dia-a-dia em receitas, bolos, bebidas entre outros.

Veja estas duas receitinhas de bebidas ritualísticas de cacau que  separamos para você!

MASALA CHAI com CACAU

O que você vai usar: Canela do Ceilão em Pó, Gengibre em Pó, Cardamomo moído, Noz-moscada, Cravinho em pó, Pimenta Preta, Chá preto, Cacau e Mel  

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de Canela do Ceilão em Pó
  • 2 colheres de sopa de Gengibre em Pó
  • 2 colheres de sopa de Cardamomo moído
  • 1 colher de chá de Noz-moscada
  • 1 1/2 colher de chá de Cravinho em pó
  • 1 colher de chá de Pimenta Preta
  • 1/2 xícara de Chá preto
  • 2 colheres de sopa de Cacau
  • 1 colher de sopa de Mel

Modo de fazer:

  • Coloque em uma panela todos os ingredientes;
  • Mexa bem e leve ao fogo para que ferva e engrosse ligeiramente;
  • Coar antes de servir, adoçar com mel.

TÔNICO DE CACAU MATINAL

Ingredientes:

  • 50–60g de cacau picado (cerca de 5 colheres de sopa empilhadas)
  • 1/2 colher de chá de canela do Ceilão em pó
  • 2 tâmaras medjool / pitada de pimenta caiena
  • pitada de sal integral fino
  • 50ml de água quente (não fervendo)
  • 250ml de  coco cream ou outro leite vegetal.

Modo de fazer:

Adicione 1/2 colher de chá de um adaptógeno, podendo ser shatavari ou cogumelos medicinais (pode ser o reish) ou ashwagandha ou maca peruana dourada.

Escolha o adaptógeno mais adequado ao seu corpo e estilo de vida antes de incorporar.

Bata por 30 segundos até ficar espumoso e sirva. 

Veja mais produtos de cacau em nosso site NaturalmenteZen!

Aproveite as dicas e crie novas receitas!

Até mais!

Conte-nos o que achou desta matéria.