Melhore a sua saúde com EQUINÁCEA! Conheça seus benefícios!

A equinácea destaca-se por sua beleza e ainda mais por sua capacidade de aumentar a defesa do sistema imunológico, ajudando a combater gripes e resfriados.

Você sabia que a equinácea é uma planta de jardim muito comum? E tem o poder de aumentar a imunidade do nosso corpo, entre outros benefícios para o ser humano!

Alguns alimentos e chás naturais são grandes aliados para aumentar a nossa imunidade.

Hoje vamos conhecer o extrato de equinácea, feito de uma flor que tem o poder de promover o bom funcionamento das defesas imunológicas do organismo, ajudando no alívio de gripes e resfriados!

A equinácea é uma planta medicinal, conhecida como Flor-de-cone, Purpúrea ou Rudbéquia, é uma flor muito utilizada no tratamento de gripes e resfriados, por seu poder de fortalecer a imunidade.  

Seu nome científico é Echinacea purpurea e Echinacea angustifolia, pode ser usada em extrato, folhas secas e até em cápsulas. 

A flor equinácea é originaria da América do Norte, ela floresce do verão ao outono e pode alcançar até meio metro de altura. Suas flores são duráveis por isso são utilizadas em arranjos florais e buquês, trazendo um ar campestre a decoração. 

Seu nome vem do grego “echinos” e significa “ouriço do mar”, pois o centro de sua flor lembra este animal. 

A equinácea é usada pelos índios nativos da América do Norte e Europeus desde o século XVII, contra infecções, muito eficaz em picadas de cobras e insetos peçonhentos. 

Ainda na cultura indígena a equinácea era fumada e assoprada nas narinas dos cavalos, para acalmá-los, e nos humanos a fumaça era usada para dores de cabeça. 

Sabemos que as plantas são usadas na medicina alternativa desde os nossos ancestrais, e a Flor-de-cone, como também é conhecida, era usada para tratamento de infecções e tumores.  

Sua raiz quando mastigada, agia como calmante de dores de dente, inflamações na garganta e caxumba.  

O suco dessa raiz era usado para fazer uma espécie de “pomada” para aliviar queimaduras e feridas. 

Ela foi introduzida na civilização pelos ingleses e, até os dias de hoje é lembrada em diversos tratamentos alternativos.

Nome da Equinácea em grego ECHINOS o ouriço do mar

É uma das plantas mais estudadas no mundo, por estimular e fortalecer o sistema imunológico com uma proteção natural do organismo contra doenças infecciosas em geral. 

A equinácea ou Purpúrea apresenta diversos compostos ativos que trazem muitos benefícios à saúde como o ácido cafeico, ácidos fenólicos, ácido rosmarínico, alcamidas e poliacetilenos.    

Seus compostos antioxidantes, ajudam evitar o estresse oxidativo das células, ajudando a prevenir doenças crônicas.    

PROPRIEDADES DA EQUINÁCEA

  • Imunoestimulante
  • Antioxidante
  • Antimicrobiana
  • Anti-inflamatória
  • Laxativa
  • Antialérgica
  • Desintoxicante

Algumas situações do dia-a-dia enfraquecem nosso sistema imunológico sem que percebamos, a má alimentação, ou alimentação desregrada, mau hábito de higiene e o hábito de fumar. 

Estes casos afetam a saúde sem que se perceba, aumentar o sistema imunológico pode ser uma ação diária e de fácil acesso a todos, a equinácea é uma planta medicinal que aumenta as defesas do sistema imunológico e auxilia no tratamento de várias doenças.

A equinácea é usada para aliviar sintomas de gripes e resfriados, enxaquecas, algumas dores e inflamações como infecção urinária, candidíase, dor de dente e gengiva e doenças virais e bacterianas.

Esta planta medicinal tem várias indicações, veja abaixo:

INDICAÇÕES da EQUINÁCEA

Fortalecer o sistema imunológico – O extrato de equinácea fortalece o sistema imunológico, combatendo vírus e ajudando o corpo a recuperar-se rapidamente.   

Ajuda amenizar sintomas de ansiedade – Os compostos da equinácea ajudam a diminuir a sensação de ansiedade.   

Aliviar dores e inflamações – A equinácea já era usada pelos indígenas como analgésico a muitos anos, seja como chá ou macerado, que aplicavam na região machucada. 

Agora podemos usar o extrato de equinácea que reduz significativamente a inflamação, dor crônica e o inchaço das articulações. 

Tratar gripes e resfriados – Ao estimular o sistema imunológico a equinácea é usada como preventivo e curativo de gripes e resfriados, fazendo com que a pessoa recupere-se mais rapidamente.

Laxante – A equinácea atua como laxante natural, se consumido duas doses diárias do seu chá, limpando o organismo de possíveis infecções.

A equinácea ainda pode ser usada como cicatrizante de lesões, desinfetante de abcessos, feridas superficiais e queimaduras.

COMO USAR A EQUINÁCEA?

Por se tratar de uma planta medicinal a equinácea pode ser usada como chá, macerada como os índios faziam ou em cápsulas e extrato. Como usar?

1 – Chá de equinácea

No chá as partes usadas podem ser da raiz as flores.
Ótimo contra gripes e resfriados, tomar o chá alivia os sintomas e a coriza.
Utilize uma colher do chá em uma xícara de água fervente, deixe repousar por 15 minutos, coe e beba duas vezes por dia.

2 – Compressas 

A equinácea pode ser usada como aplicação de uma pasta à base de raiz e folhas, sobre a pele em picadas de insetos e animais peçonhentos.
Utilize as folhas e raiz, macerando com um pilão até formar uma pasta.
Aplique sobre a ferida com o auxílio de um pano úmido e aquecido, isso auxilia a puxar a infecção para fora da pele.

3 –  Cápsulas e extrato de equinácea

Usada para aumentar a imunidade e fortalecer as proteções naturais do organismo.
Você encontra a equinácea em chá extrato nas lojas especializadas, pronta para uso.
Cada um com sua forma de uso e indicações diárias conforme o laboratório responsável.

A equinácea é uma planta medicinal usada desde o século XVII, que ainda hoje continua sendo estudada.

Sua capacidade de aumentar e fortalecer o sistema imunológico no dia-a-dia, auxilia na redução de gripes e resfriados que são tão comuns nos meses de inverno. 

Acompanhe nosso blog, traremos mais dicas de como usar a medicina alternativa a favor de uma vida mais saudável. 

Cuidar da nossa saúde preventivamente é uma estratégia inteligente!

Até mais!

Conte-nos o que achou desta matéria.