Conheça as PANCs, plantas que alimentam e curam.

Você já ouviu falar com PANCs? São plantas nutritivas que servem de alimento, mas não são os tradicionais vegetais que conhecemos, são Plantas Alimentícias Não Convencionais.

Estas plantas geralmente não são cultivadas em hortas, elas crescem espontaneamente na natureza, pode ser que você tenha até no jardim de casa. Conheça um pouco mais sobre estas plantas que podem agregar muito em sua dieta alimentar, trazendo saúde a sua mesa.

O que são as PANCs?

PANC é a sigla para Plantas Alimentícias Não Convencionais, é como são chamadas as milhares de espécies de vegetais que já conhecemos, porém, que não fazem parte da nossa alimentação diária, são plantas que possuem partes comestíveis, podem ser plantas nativas ou exóticas.

As PANCs não fazem parte do cotidiano alimentar da população, elas não têm comercialização em grande escala, não são produzidas para este fim em grandes lavouras mundo a fora, por este motivo podem cair no esquecimento.

Uma coisa curiosa sobre estas plantas é que estão em quase todos os jardins, enfeitando os espaços, usadas como cerca viva, admiradas por suas lindas flores ou folhas de aspectos únicos. 

Nosso país é muito rico em PANCs, em alguns estados encontramos estas plantas sendo usadas na culinária local a muitos anos, algumas já fazem parte da identidade e do folclore daquele lugar sendo cultivadas em pequenas comunidades, é o caso do Jambu, um ingrediente indispensável em pratos típicos dos paraenses, também o Tucupi, o Tacacá e a Maniçoba.

O Tacacá é um prato típico feito com a folha de JAMBU, uma Planta Alimentícia Não Convencional, sua origem está provavelmente na cozinha indígena.

O Tacacá é vendido em barraquinhas nas ruas de várias cidades do Amazonas e do Pará.

O Tucupi é muito utilizado na culinária do Norte. 

Essencial em diversos pratos do Norte, esse caldo amarelo tem um preparo longo e trabalhoso, ele é extraído da raiz da mandioca-brava, após separado do amido decantado, o suco é cozido com temperos e vira o Tucupi. 

Já ouviu falar em Tapioca?

Para quem consome a Tapioca, já é consumidor de uma PANC!!

A Tapioca é feita com o amido que sai na extração do Tucupi, é uma alimentação típica do Norte que está agora em todas as partes do país. 

É necessário saber identificar corretamente os vegetais, conhecer suas partes comestíveis e as formas de preparo indicadas, como o exemplo do Tucupi, algumas PANCs precisam de preparos especiais, passados de geração em geração.

A EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) estuda estas PANCs, suas utilidades e modo de preparo, já possuem um catálogo de mais de 300 espécies de PANCs e pelo menos 50 dessas plantas já possuem informações técnicas do seu cultivo.

PANCs como o Amaranto, Capuchinha, Chuchu-de-vento, Fisális, Mangarito, Vinagreira, Taioba, Caruru, Jambu, Ora-pro-Nobis, Peixinho, Almeirão-de-árvore, Azedinha, Beldroega e Bertalha, entre outras.

Introduza as PANCs na sua rotina

Para começar a consumir uma PANC deve-se conhecer as plantas e saber sobre o seu modo de preparo, algumas podem ser usadas como saladas, molhos, em sopas ou cozidos, outras devem ser cozidas e nunca consumidas cruas. Então vale conhecer a espécie e saber como prepará-la.

Como já dito, as PANCs não são comercializadas em escala, dificilmente verá uma Planta Alimentícia Não Convencional sendo vendida com as bananas e alfaces do mercado, tornando a tarefa de introduzir estes alimentos na rotina da casa um pouco mais complicado.

Porém, algumas PANCs estão chegando as grandes cidades em formas de chás, em cápsulas ou em pó o que torna mais prático este processo.

Queremos falar em especial da Ora-pro-Nobis, uma das PANCs que ganhou o apelido de CARNE VEGETAL. Vamos entender o porquê?

ORA-PRO-NOBIS

Também conhecida como “CARNE VEGETAL”, a Ora-por-Nobis é uma PANC considerada um SUPER ALIMENTO, pois possui proteínas nutricionais como da carne bovina.

A Ora-por-Nobis é muito utilizada pelos veganos, como um dos substitutos para a carne, suas folhas são ricas em fibras, ferro, ácido fólico, cálcio, fósforo, retinol, vitaminas B1, B2 e C, niacina e aminoácidos essenciais. 

A Ora-pro-Nobis pode ser encontrada em jardins em quase todas as regiões do Brasil, muitas pessoas usam esta PANC como cerca viva, sem saber o bem que ela traz a saúde.

A Ora-pro-Nobis é uma das PANCs mais ricas em proteína e muito nutritiva.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA ORA-PRO-NOBIS

A ora-pro-nobis é uma planta riquíssima e pode ser usada nas três refeições diárias, desde o seu café da manhã, fazendo parte dos Shots matinais, almoço, lanche e jantar.

  • Auxilia no emagrecimento, pois promove a saciedade e refaz a flora intestinal;
  • Combate a anemia tanto em adultos quanto em crianças, sem contra-indicação;
  • Diminui o colesterol ruim e auxilia no controle da diabetes;
  • Fortalece o Sistema Imunológico;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Auxilia no combate a osteoporose;
  • Melhora a saúde dos olhos, cabelo e pele;
  • Ação Anti-inflamatória;
  • Alto teor proteico.

Por último, mas não menos importante, a ora-pro-nobis é uma fonte de proteína riquíssima, tornando-a um ótimo complemento alimentar para dietas pobres em proteinas.

As suas folhas possuem proteínas de alta digestibilidade e valor biológico, ela contém cerca de 25% até 35% de proteína, incluindo aminoácidos essenciais (aqueles que precisamos consumir, pois, nosso organismo não produz).

Também possui abundância de vitaminas A, B e C, além de potássio, cálcio, ferro, lisina, magnésio, zinco, fósforo, fibras e substâncias mucilaginosas.

A ora-pro-nobis também é usada como corante verde para massas. Os níveis de proteína, lisina, cálcio, fósforo e magnésio são mais elevados do que no repolho, alface e espinafre.

Cem gramas de frutos atendem cerca de 13% das fibras totais recomendadas diariamente. Os frutos maduros contêm vitamina A e quando imaturos são fonte de vitamina C.

COMO USAR A ORA-PRO-NOBIS

Partes comestíveis da Ora-pro-Nobis: folhas, frutos, flores e brotos.

A Ora-pro-Nobis podemos consumir suas folhas, sejam as jovens ou as mais velhas, todas são aptas para consumo, deve-se ter cuidado com os espinhos, esta planta possui grandes espinhos no seu caule e pequenos espinhos próximos às folhas.

Podem ser usadas em saladas cruas ou refogadas, podemos usar as folhas em sopas, tortas, no arroz, no feijão, em várias outras receitas, a ora-pro-nobis é muito versátil na cozinha.

Uma boa alternativa é triturar as folhas com água no liquidificador e juntar à massa do pão ou outras massas, conferindo ao produto final uma melhor composição nutricional e uma atraente cor verde.

Você sabia que a Ora-pro-Nobis é uma planta muito consumida em Minas Gerais? 

Em Minas Gerais a Ora-por-Nobis é muito usada em angus, feijão, mexidos e omeletes.

Suas folhas secas são utilizadas para fazer pães e farinha múltipla, como complemento nutricional no combate à desnutrição.

Leia também: Descubra os benefícios da ora-pro-nobis

Veja esta receitinha que preparamos para você!

BOLINHO DE ORA-PRO-NOBIS

Bater no liquidificador:

  • 2 ovos
  • 50gr de folhas de ora-pro-nobis (pode substituir por duas colheres de farinha de ora-pro-nobis)

Após batido, coloque em uma vasilha e misture com os ingredientes abaixo:

  • 1 tomate picado
  • ½ cebola picada
  • ½ xícara de arroz cozido
  • 1 xícara de farinha de aveia (acrescentar lentamente para dar liga)
  • ½ colher de chá de Fermento em Pó (de preferência sem alumínio)
  • Sal rosa integral e pimenta do Reino a gosto.

Misturar tudo e formar bolinhos, fritar preferencialmente em óleo de coco ou óleo de palma e pronto!

Agora é só apreciar esta iguaria maravilhosa com sua família!

ONDE COMPRAR A ORA-PRO-NOBIS

Apesar de ser muito nutritiva, assim como várias plantas caracterizadas como PANCs, a Ora-pro-Nobis não é comercializada in natura em todos os estados.

Então para quem quer incluir seus benefícios na alimentação de forma mais prática, a Ora-por-Nobis também é comercializada na forma de chás, farinha e em cápsulas, uma forma de chegar a todos esta maravilha da natureza.

  • Tomar o chá de Ora-por-Nobis depois das refeições auxilia no bom funcionamento do intestino;
  • Toma duas cápsulas de Ora-por-Nobis por refeição é uma forma rápida de aproveitar seus benefícios;
  • A farinha de Ora-por-Nobis é usada para aumentar o valor nutricional de outras receitas como pães, bolos, pode ser usada nos refogados, entre outras receitas.

Para você que deseja incluir esta maravilha em sua alimentação pode comprar em nosso site NaturalmenteZen e aproveitar todas as vantagens da Ora-por-Nobis, deixando a sua saúde ainda mais Zen!

Clica aqui e veja todas as formas que temos disponíveis para você conhecer e se maravilhar com os benefícios desta super planta!

Até mais!  

Conte-nos o que achou desta matéria.