Como a alimentação Ayurveda pode influenciar sua saúde

A medicina Ayurveda acredita que o alcance da saúde está em conhecer a característica de cada indivíduo e trabalhar neste contexto corpo, alma e mente.

O que é a Ayurveda?

Ayurveda é uma ciência da vida, é um sistema medicinal natural, mais do que isso é um estilo de vida desenvolvido a mais de 8 mil anos pelos indianos, que procura trabalhar corpo e mente juntos para manutenção e tratamento da saúde.

De acordo com esta ciência o corpo e a mente trabalham juntas, influenciando um ao outro, tanto positiva quanto negativamente. Para um tratamento ayurvédico, não basta saber os sintomas, para haver a cura é necessário investigar áreas específicas, o médico ayurvédico tem uma abordagem holística, considerando o estivo de vida, atrelado a alimentação e o seu dia-a-dia.

A medicina ayurveda é baseada nos elementos terra, ar, água, fogo e espaço. Esses elementos são  chamados de Os Três Doshas.

O que são os Três Doshas

A medicina ayurveda é a ciência que desenvolve uma harmonia com nossos ambientes interno e externo. Considera que a saúde e a doença são resultados desta harmonia, como estamos interagindo com o mundo, nossas crenças, percepções, pensamentos e sentimentos, todas as ações influenciam em nosso equilíbrio entre o interno e o externo.

Esse equilíbrio se dá através dos Doshas PITTA, VATA E KAPHA, os doshas devem estar em harmonia, o que dificilmente acontece. Uma das maneiras de harmonizar os doshas é com uma alimentação adequada e acompanhamento de um médico ayurveda.

Um breve apontamento de como a alimentação pode auxiliar na harmonização dos doshas e suas características.

1 – Dosha Pitta composto pelos elementos fogo e água.

Este dosha Pitta na ciência ayurveda é considerado a energia responsável pela digestão seja dos  alimentos ou das ideias, isso pode acontecer no nível físico ou intelectual. Este dosha é o mais importante na dieta ayurvédica, ele é representado pelos elementos fogo e água.

As pessoas do tipo Pitta são geralmente atléticos, motivados, competitivos e intensos. Suas características físicas incluem ter a pele vermelha, quente e apresentar sardas, o cabelo pode ser loiro, ruivo e fino, geralmente as pessoas em Pitta adoram estações e ambientes frios.

Uma pessoa com o dosha Pitta em desequilíbrio pode apresentar maior probabilidade de irritação, raiva e impaciência, por outro lado quando em equilíbrio apresenta traços fortes de inteligência, liderança e coragem.

Os sabores indicados para harmonizar são doce, amargo e adstringente.

Os sabores que devem ser evitados são ácido, picante e salgado.

Isso significa que em desequilíbrio, a pessoa pode ter problemas intestinais, que muitas vezes são agravados com o consumo de alimentos apimentados.

2 – Dosha Vata composto pelos elementos ar e espaço.

Este dosha Vata na ciência ayurveda é considerado a energia responsável por movimento. Estamos falando tanto no movimento do corpo, quanto dos pensamentos e sensações, representando todos os sistemas principais do corpo, são eles circulatório, nervoso e respiratório.

As qualidades do dosha Vata são leves, frias, ásperas, secas e mutáveis. As pessoas predominantes em Vata são naturalmente magras, com ossos longos e finos, com olhos escuros e pequenos. São pessoas que adoram o clima quente e possuem uma facilidade em fazer amigos.

Uma pessoa com o dosha Vata em desequilíbrio pode apresentar maior propensão a ansiedade, insegurança e medo,  por outro lado quando em equilíbrio a pessoa é mais alegre, criativa e espontânea.

As pessoas com dosha predominante Vata levam a vida com rotinas e disciplinas para suas atividades, gostam de atividades relaxantes e acolhedoras.

É importante para as pessoas em Vata ter um horário de sono e alimentação regrados.

Quando estão em desequilíbrio, as pessoas predominantemente Vata são mais agitadas e ansiosas, conhecidas muitas vezes por falarem demasiadamente demais e serem incoerentes. Apresentam quadro de prisão de ventre e estresse, nestes casos deve-se prestar atenção ao sistema imunológico.

Os sabores indicados para harmonizar são doce, ácido e salgado.

Os sabores que devem ser evitados são amargo, picante e adstringente, sendo que os alimentos secos e leves devem ser deixados de lado, quando seu dosha Vata estiver em desequilíbrio.

3 – Dosha Kapha é composto pelos elementos terra e água.

Este dosha Kapha na ciência ayurveda é considerado a energia responsável pela estrutura e coesão, mantem os fluídos corporais que lubrificam o corpo.  Kapha é representado pelos elementos terra e água, características principais frio, pesado, lento e úmido. 

As pessoas com dosha predominante Kapha tem o corpo mais firme, pele macia e lisa, olhos grandes, cabelo forte e brilhante.

Quando estão em desequilíbrio, as pessoas predominantemente Kapha apresentam tristeza, depressão e frequentemente sofrem de sobrepeso.

Quando estão em equilíbrio são mais amorosas, cuidadosas e pacientes.

As pessoas predominantemente Kapha levam a vida com mais ação, gostam de fazer coisas diferentes e preferem uma alimentação mais leve com temperos quentes. Além disso gostam de estar rodeados de boas companhias.

Os sabores indicados para harmonizar são picante, amargo e adstringente.

Os sabores que devem ser evitados são doce, salgado e ácido.  

As pessoas podem possuir mais de um ou os três doshas, o que geralmente acontece quando estão em desequilíbrio é que um se sobrepõe ao outro. Manter uma alimentação regrada é a maneira de manter o equilíbrio entre eles.

A medicina ayurvédica leva em conta o efeito que os alimentos têm sobre os doshas e a cura dos desequilíbrios.

Por exemplo, uma pessoa Pitta, ao comer pimenta malagueta agravará a natureza picante desse dosha e criará um desequilíbrio, sendo assim é essencial conhecer os doshas e observar o seu corpo.

A DIETA AYURVEDA

A dieta ayurvédica busca encontrar a paz interior e o equilíbrio perfeito entre os doshas, trazendo um equilíbrio necessário para cada indivíduo.

Esta dieta é personalizada para cada indivíduo e busca encontrar o estado de equilíbrio necessário para cada pessoa.

Na visão da medicina ayurvédica a cura de todas as doenças e problemas está na combinação de uma alimentação equilibrada e outras intervenções como o uso de ervas ayurvédicas.

Benefícios da Dieta Ayurvédica

1 – LONGEVIDADE

Na dieta ayurvédica a pessoa encontrará o equilíbrio entre os três doshas, fazendo com que corpo e mente funcionem em perfeita harmonia. A dieta ayurveda também vai ajudar na geração de novas células e aumentar a sobrevivência das células já existentes, tendo assim, uma vida mais longa e saudável.

2 – MELHORA O FUNCIONAMENTO DO CORPO

A dienta nutri seu corpo com o que ele precisa, permitindo um melhor desempenho. Tudo que é ingerido é aproveitado pelo organismo, não havendo armazenamento ou acúmulo de gorduras. Com isso é possível melhorar o funcionamento do sistema nervoso, imunológico e circulatório.

3 – É PERSONALIZADA A CADA INDIVÍDUO

A dieta ayurveda é baseada em seis sabores, azedo, amargo, adstringente, picante, doce e saldado. Também nos aspectos dos alimentos, seco, gorduroso, leve, pesado, frio e quente. Estes sabores e aspectos estão diretamente ligados aos doshas, alguns aumentam suas características enquanto outros as diminuem. Cada dieta é voltada para que o indivíduo alcance o equilíbrio entre os doshas, deixando a dieta rica em combinações variadas.

4 – O AGNI E O AMA

O termo AGNI significa o fogo digestivo. É quando o corpo pode digerir todos os alimentos e usá-los de forma saudável.

O termo AMA significa toxina. Uma alta concentração de AMA provoca intoxicação do corpo.

Quando o ANGI está baixo, o corpo perde a capacidade de digerir os alimentos, o que leva a alta produção de AMA, que leva o corpo ao um estado doentio.

A medicina Ayurveda busca um novo caminho para a saúde, equilibrando os cinco elementos do corpo e da mente através do uso de ervas, dieta, cores, aromaterapia, mudanças no estilo de vida, yoga e meditação.  Ao seguirmos hábitos que vão de encontro ao nosso dosha, encontramos uma vida mais saudável. 

A Ayurveda acredita que a alimentação adequada pode trazer vários benefícios para a sua saúde!

CHAI MASALA na medicina Ayurveda

Conheça o CHAI MASALA, feito a partir do chá preto com especiarias de propriedades medicinais e leite, uma bebida originária da Índia com grande popularidade entre os adeptos da Ayurveda, por suas qualidades calmantes e quentes, pode ser usado para digestão, é revitalizante para o corpo e mente e transmite sensação de bem-estar.

Os benefícios do Chai Masala estão diretamente ligados as especiarias usadas no seu preparo (gengibre, canela, noz noscada entre outras) ajudam a fortalecer a imunidade por serem anti-inflamatórias, previnem os radicais livres e o estresse oxidativo.

Como usar o Chai Masala?

Pode misturar o pó do Chai no pó do café, antes de prepará-lo, ou se preferir misture depois do café pronto, isso difere no sabor final das misturas.

Também vai bem com sucos e shots matinais, basta usar a medida de 1 colher de chá em sua mistura favorita.

Para um preparo mais elaborado, podemos utilizar o Chai Masala em receitas como pães ou bolos, deixando seu preparo com mais sabor e saúde!

CÚRCUMA na medicina Ayurveda

A CÚRCUMA também é conhecida com HARIDRA/GAURI na medicina ayurvédica.  Ela é uma das plantas que reduzem os doshas Kapha e Vata e ainda equilibra o dosha Pitta.

A Haridra/gauri atua no sistema circulatório, digestivo, respiratório e urinário, sendo um dos mais importantes medicamentos ayurvédicos, sendo indicada para tratar distúrbios do fígado, doenças de pele, reumatismo, gastrite, asma, bronquite, anemia entre outros.

Promove a prosperidade e a conexão com a energia da Mão Divina.

Para os praticantes de Yoga, vale lembrar que ela purifica os chakras, intensificando a eficácia dos asanas durante a prática da Yoga.

Como usar a Cúrcuma?

A Cúrcuma é uma especiaria que pode ser usada como tempero em vários pratos, deixando um sabor marcante aos seus preparos.

Mas se preferir pode tomar em chás e shots matinais, veja como prepara um chá.

Como preparar um chá de Cúrcuma?

O chá pode auxiliar diretamente o seu sistema imunológico.

Podemos misturar outras especiarias que irão potencializar seus efeitos e melhorar o sabor como mel, limão, cravo, canela, gengibre entre outros.

  • Vamos usar a proporção de 2 colheres de chá de cúrcuma em pó, para 1 litro de água.
  • Ferva a água e em seguida coloque a cúrcuma, se quiser inserir outras ervas ou especiarias coloque-as agora.
  • Pode fazer uso do gengibre ralado, mel ou limão espremido, dará um sabor especial. Mas observe que o limão deverá ser colocado apenas na hora de beber.
  • Deixar no fogo por uns 5 minutos, deixar em infusão por aproximadamente mais 5 minutos, coar e beber.

Saiba mais sobre seus benefícios e suas origens, nesta matéria incrível em nosso blog, clicando aqui -> Os principais benefícios da Cúrcuma para saúde

SHATAVARI – Fertilidade e Vitalidade do Sagrado Feminino na medicina Ayurveda

A Shatavari é uma planta importante dentro da medicina ayurvédica, pois mantém a saúde e o equilíbrio dos processos hormonais femininos. Shatavari melhora os sintomas menstruais aliviando as cólicas e regularizando o fluxo menstrual. Ela também é indicada para uso no período anterior a gestação, pois constrói um útero saudável para o futuro embrião, também pode ser usada durante fase da menopausa, amenizando seus sintomas.

Para pessoas de dosha Pitta, a Shatavari atua diretamente no sangue, ajudando nas membranas secas e inflamadas dos pulmões, estômago, rins e órgãos sexuais.

Sua atuação direta nos doshas: Equilibra Vata e Pitta

Como usar o Shatavari?

Pode tomar em forma de chá ou suco, quente ou frio, como preferir.

Uso recomendado de 1 colher de chá rasa, misturadas em 1 xícara de água quente 2x ao dia, se preferir deixe esfriar.

O Ayurveda é uma medicina milenar e completa que utiliza diversas ferramentas terapêuticas para trabalhar os doshas buscando sempre o equilíbrio entre corpo, alma e mente.

Tenha escolhas conscientes, inclua na sua rotina diária hábitos saudáveis que pode trazer grande impacto na sua saúde e no seu estado de espírito, inclua atividades físicas, pratique yoga ou meditação, alguns minutos de meditação por dia podem ter muitos efeitos positivos na sua rotina.

Venha conhecer em nosso site estes e outros produtos da Ayurveda que podem colaborar com a sua rotina e levar mais saúde para sua vida!

Clique aqui e veja toda a linha Ayurvédica que te espera!

Até mais!

Conte-nos o que achou desta matéria.