Colágeno e seus tipos: dúvidas frequentes e dicas de suplementação

Você sabia que a perda de colágeno no corpo começa por volta dos 25 anos de idade? E conforme vamos envelhecendo o colágeno diminui 1% ao ano! O que fazer?

A perda do colágeno começa por volta dos 25 anos de idade, e após os 40 anos o corpo humano pode perder cerca de 1% ao ano e, por volta dos 80 anos, a produção de colágeno no corpo em geral pode diminuir 75% em comparação com a de adultos jovens. 

O que é colágeno?

O colágeno é uma proteína encontrada no corpo humano, está presente na composição da pele, das cartilagens articulares e na matriz celular (espaço que fica entre as células do corpo), de outros tecidos, é  responsável por dar estrutura, firmeza e elasticidade à pele, sendo fundamental para a saúde e beleza da pele.
O corpo humano produz o colágeno até os 25 anos de idade, depois disso, nosso corpo começa a diminuir a sua produção, contribuindo para o aparecimento das tão temidas flacidez, rugas e linhas de expressão. 
Não só de beleza vive o corpo humano, o colágeno também é responsável por manter a integridade dos músculos, ligamentos, tendões e articulações, também é muito importante para os cabelos e unhas, com o passar dos anos é preciso dar atenção a essa substância para manter a saúde do nosso organismo em geral.
Existem três tipos de colágenos em nosso organismo: Tipo 1 – Tipo 2 e Tipo 3.

Colágeno TIPO 1 – para que servem?

O colágeno tipo 1, é um dos tipos mais conhecidos e também o mais abundante em nosso organismo. Ele é encontrado em nossos ossos, dentes, tendões e pele, se apresenta como fibras grossas, muito resistente a tensões de diferentes naturezas. Sendo o mais comum em nosso corpo.

O colágeno tipo 1 é indicado para:

  • Melhorar a firmeza da pele;
  • Fortalecer as articulações;
  • Fortalecer unhas e o cabelos;
  • Ajudar no processo de cicatrização

Colágeno TIPO 2 – para que serve?

O colágeno tipo 2, é encontrado principalmente nas cartilagens e se associa a outras células da matriz extracelular. O colágeno tipo 2 permite suportar pesos e gerar impulsos, como é no caso das articulações dos joelhos. Ele é uma substância hidrofílica, tem a capacidade de se ligar com a água, essa é uma informação importante na hora de repor o colágeno tipo 2. 

O colágeno tipo 2 é indicado para:

  • Doenças articulares;
  • Inflamação de articulações;
  • Lesão em cartilagens;
  • Artrite reumatoide.

O colágeno tipo 2, reduz a inflamação em casos de osteoartrite e reumatismo, melhorando a saúde das articulações. Os suplementos a base de colágeno tipo 2 auxiliam na proteção das cartilagens e articulações das pressões sofridas pelo corpo.

Colágeno TIPO 3 – para que serve?

O colágeno tipo 3 é essencial para a saúde, ele está presente nos vasos sanguíneos, na artéria aorta do coração, nos pulmões, nos músculos dos intestinos, no fígado e no útero, além dos tendões e ligamentos. Esse tipo de colágeno pode ser consumido tanto em seu formato hidrolisado quanto in natura.

Para quem tem uma rotina de cuidados com a pele, já conhece a combinação de colágeno com o ácido hialurônico. Mas o que essa dobradinha faz por você?

O que é colágeno Hidrolisado?

O colágeno hidrolisado nada mais é do que as moléculas do colágeno natural fracionadas em unidades menores.

Para que nosso corpo consiga absorver as propriedades do colágeno de forma natural, é necessário que ele seja fragmentado, esse processo é o chamado colágeno hidrolisado.

Ainda temos os peptídeos de colágeno, que são partes menores ou ainda totalmente decompostas na forma de aminoácidos, para serem facilmente absorvidas pelo intestino delgado e distribuídos por todo o corpo através da corrente sanguínea, neste processo os peptídeos de colágenos podem permanecer por até 14 dias no organismo.

O que é colágeno Verisol?

Verisol é um tipo de colágeno hidrolisado, composto por peptídeos bioativos obtidos por meio da hidrólise enzimática da proteína de colágeno.

Esse processo permite que o nosso organismo absorva e utilize de maneira mais eficiente esses aminoácidos para produzir colágeno, elastina e ácido hialurônico na nossa pele, além de estimular a queratinização do cabelo e das unhas.

Seus efeitos principais são: suavização das linhas de expressão e rugas, melhora na flacidez de pele, melhora no quadro da celulite, crescimento é fortalecimento de unhas e cabelo, além de ser uma perfeita estratégia nutricional em procedimentos pós cirúrgicos.

O que é Ácido Hialurônico?

O colágeno já vimos que é uma proteína formada por aminoácidos sintetizados pelo organismo, fornecendo resistência, elasticidade e flexibilidade para a pele. 

Já o ácido hialurônico também é produzido pelo nosso organismo e sua função principal é o preenchimento dos espaços entre as células, ainda tem uma alta capacidade de reter água, auxiliando na hidratação da pele.

O alto poder de hidratação do Ácido Hialurônico

A maior característica do ácido hialurônico é o seu poder de hidratação. Ele possui uma alta capacidade de reter água, mantendo a pele hidratada, ela fica saudável, com viço e radiante.

Com o passar dos anos, a produção do ácido hialurônico pelo nosso organismo chega a diminuir cerca de 1/3, deixando a pele desidratada e sem densidade.

A reposição da substância  devolve a elasticidade, a hidratação e restaura a aparência saudável da pele.

Devemos fazer a suplementação do Colágeno com Ácido Hialurônico?

Assim como o colágeno, o ácido hialurônico também é produzido pelo nosso organismo até os 25 anos de idade, depois desse período sua produção diminui consideravelmente.

É neste momento que entra a suplementação, na intenção de repor essa perda e manter a firmeza da pele, mantendo uma textura mais lisa e uniforme, o ácido hialurônico também deve ser suplementado junto com os tratamentos que já realizamos.

Mas como consumir o colágeno?

A melhor forma de consumir o colágeno é incluir normalmente em seu dia a dia, da forma mais natural e agradável em sua rotina. O colágeno hidrolisado é dissolvido facilmente em bebidas quentes ou frias, desde sucos e shakes, até um bom café. 

Quanto tempo leva o colágeno para começar a fazer efeito?

Os resultados podem ser percebidos a partir de 12 semanas de consumo regular de 10g diárias de colágeno. Porém os resultados podem variar de acordo com cada organismo.

Qual o melhor horário para tomar o colágeno?

Agora podemos dizer que existe uma grande flexibilidade de horários, ele pode ser consumido a qualquer hora do dia, ficando fácil de integrar o consumo a sua rotina diária.

Pensando em saúde das articulações ou na prevenção do envelhecimento da pele, o ideal é que seja consumido diariamente, existem muitos produtos que podem ser consumidos já no café da manhã, iniciando seu dia com os cuidados essenciais.

Gostou das informações? Quer começar já a repor o seu colágeno?

Veja estas dicas de como fazer a SUPLEMENTAÇÃO de COLÁGENO.

Suplementação para cuidados com a pele, unhas e cabelo

Colágeno Tipo 1 – Collagen Renew  (Colágeno Hidrolisado + Colágeno Verisol)

O colágeno Renew é indicado para nutrição da pele, cabelos e unhas. Ele contém peptídeos bioativos de colágeno Verisol, que ajudam a recuperar a firmeza dos tecidos, melhorando sua aparência.

Pode ser consumido com água, sucos, vitaminas ou frutas picadas, em qualquer momento do dia, porém sua maior absorção acontece quando ingerido longe de refeições com grandes quantidades de proteínas. Para melhor absorção dos nutrientes é indicado tomar em seu shot matinal, enquanto está em jejum, ou antes de dormir.

Seus principais benefícios são: Firmeza e sustentação da pele, redução das rugas e linhas de expressão, unhas mais bonitas, controle da celulite e os cabelos ganham mais vida, pois o uso do Verisol ajuda a reter água dos folículos capilares, reduzindo o seu ressecamento.

Colágeno Tipo 1 – Collagen Protein – Beleza que vem de dentro

O Collagen Protein é uma suplementação de proteína que já trata a deficiência do colágeno do corpo.

É uma ótima alternativa para quem tem dificuldades para digerir e assimilar a proteína do whey, da ervilha, do ovo e de outras fontes.

O COLLAGEN PROTEIN não provoca fermentação ou gases e, por isso, é tradicionalmente usado por culturas ancestrais para reparo do trato digestivo.

Particularmente útil na maturidade, quando nossos mecanismos naturais de assimilação e transporte de proteínas estão menos eficientes, e a saúde é beneficiada por um aporte maior deste importante nutriente.

O Collagen Protein tem o aporte diário de proteínas que você precisa, e ainda a matéria-prima para os músculos, enzimas digestivas, renovação de órgãos, tecidos, articulações, ossos e saúde cerebral, além de componentes fundamentais para o sistema imune.

Colágeno Tipo 1 – Whey Beauty Protein – Colágeno Verisol + Ácido Hialurônico

Proporciona saciedade, ganho de massa muscular e emagrecimento, além de regenerar a pele reduzindo rugas e aumentando a sua elasticidade. Por ter um excelente aporte proteico ele te dá saciedade e vai ser seu aliado na manutenção e perda de peso com sabor de chocolate!

Por conter Ácido Hialurônico promove a síntese de colágeno, que regenera a pele reduzindo rugas, aumentando a sua elasticidade e promovendo hidratação de dentro para fora.

Colágeno Tipo 1 – Celluctive Body Skin – Colágeno + antioxidante para celulite.

Um produto que proporciona nutrição para uma pele sem CELULITE, com antioxidantes e potencializadores de colágeno, que atuam na nutrição da pele de dentro para fora, proporcionando em uma única dose 100% das necessidades diárias de vitaminas.

Um sabor delicioso de frutas roxas composto por uva, hibisco e blueberry.

O produto é em pó e recomendado o consumo de 1 porção diária em 100ml de água.

Colágeno Tipo 1 – Hialuronic Verisol – Nutrição para pele, unhas e cabelo.

Esse produto é em forma de sachê, o que é muito prático, pode levar na bolsa ou deixar no trabalho que sempre terá sua dose diária de colágeno a mão!

No sabor tangerina com abacaxi, ele pode ser consumido com qualquer bebida, como água, leite desnatado, sucos ou iogurte.

Suplementação para o cuidados das articulações 

Em nosso cotidiano diversas situações desgastam o corpo, desde atividades físicas, ações danosas ao organismo ou envelhecimento natural, por isso, em alguns momentos é necessário nutrir, suplementar e oferecer elementos benéficos ao corpo.

Em tecidos como a cartilagem fibrilar não é diferente, em casos crônicos podem aparecer doenças como osteoartrite.

Pensando nisso, a complementação com COLÁGENO TIPO 2 que age de maneira específica na diminuição da dor ou regeneração das articulações, além disso, esse produto ainda gera uma melhora nas funções.

Colágeno Tipo 2 – Collagen II Nutrify

É um produto indicado para reduzir dores articulares,  pois contribui para regeneração das articulações, ameniza sintomas da artrite e artrose e favorece a absorção de colágeno, através das vitaminas e antioxidantes presentes em sua formulação. Indicado tomar 1 comprimido por dia, distante das refeições proteicas.

Colágeno Tipo 2 – Collagen Flex + Beauty – Ácido Hialurônico + Coenzima Q10 + MSM

É um produto completo, indicado para tratamento das dores articulares ao mesmo tempo que trata e nutri sua pele, unhas e cabelos.

Além do colágeno tipo 2 a adição do ácido hialurônico mais a coenzima Q10, torna o produto o mais eficiente hidratante de tecidos que você pode suplementar.

Sua recomendação é uma cápsula diária, em poucas semanas de uso já sentirá melhoras significativas em dores articulares.

Aproveite estas dicas e comece já os cuidados com o seu corpo!

É sempre importante enxergar a saúde e a longevidade como um projeto de longo prazo.

Até mais!

Conte-nos o que achou desta matéria.